Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->O CRIADOR PROTEGE SUA CRIATURA -- 07/02/2004 - 07:17 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Os homens protegem seus deuses, e pensam que são protegidos por eles.

Os animais selvagem sentem-se ameaçados por um monstruoso animal desconhecido quando vêem alguns fenômenos da natureza.

O homem, por sua vez, tentou tirar proveito disso. Transformou esse animal imaginário em deuses e demônios, e procurou a proteção dos deuses.

Todavia, o que ocorreu foi o contrário. Ao passo que pensam que são ajudados pelas suas divindades, todos os povos lutam, matam, fazem tudo para proteger seus seres imaginários.

Josias matou os sacerdotes que ofereciam sacrifícios aos deuses estranhos, para proteger Yavé. Mas Yavé, por ser imaginário, nada fez pelo seu povo, que foi submetido pelo Egito, depois por Babilônia, Medo Pérsia, Grécia e Roma.

Os cristãos, que conseguiram converter o Império, mataram milhares de pessoas em defesa de seu Jesus. Mas, quando Napoleão subiu ao poder, Nenhum deus, nenhum santo, ninguém livrou o papa.

O salmista dizia:

“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio. Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa. Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel. Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia, nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia. Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido. Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda. Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos...” (Salmo 91)

Mas o Eclesiastes, mais racional, dizia:
Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao mau, ao puro e ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.
Este é o mal que há em tudo quanto se faz debaixo do sol: que a todos sucede o mesmo
. Também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade; há desvarios no seu coração durante a sua vida, e depois se vão aos mortos.

Ora, para aquele que está na companhia dos vivos há esperança; porque melhor é o cão vivo do que o leão morto. Pois os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.

Vai, pois, come com alegria o teu pão .e bebe o teu vinho com coração contente; pois há muito que Deus se agrada das tuas obras. Sejam sempre alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vida vã; porque este é o teu quinhão nesta vida, e do teu trabalho, que tu fazes debaixo do sol. Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes, 9: 2-10).

Se houvesse alguma ajuda divina a quem crê e venera um deus, as igrejas não estariam repletas de miseráveis. São eles que abarrotam os templos e tiram muito do pouco que têm para alimentar os ministros das palavras divinas.

Em geral, as pessoas não percebem que são elas que protegem seus deuses ao invés de ser protegidas por eles. Nunca se provou que um deus protegesse seus adoradores, mas sempre os vimos lutar pelos os deuses. Os hebreus, acreditando no conto que Yavé protegera seus ancestrais, confiaram que ele lhes daria o mundo, e, como vimos acima, continuam esperando o cumprimento da promessa até hoje; e vão esperar muuuuuiiiiito!.

ÍNDICE



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui