Usina de Letras
Usina de Letras
221 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->UMA HOMILIA NO CÉU -- 24/01/2008 - 16:49 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meu primo Bolívar, era um epicurista também afeito à oratória, já aos 15 anos de idade, arrastava cento de dez quilos de sabedoria em sua massa muscular. No final da segunda metade da década de 60, meu amigo José Omar, correspondia através das páginas de uma revista, com uma alagoana, nascida na capital. Mas Zé Omar tinha pouca leitura e muita dificuldade para escrever.
Naquele tempo, uma revista brasileira, publicou em suas primeiras páginas que a bandeira do Piauí era um couro de bode, ruída de muquiranas e por outros insetos perniciosos, coisas mais ou menos desse tipo, se não foi exatamente assim, perdoe-me o editor, pois não tenho mais o exemplar de sua revista.
A alagoana leu a matéria e resolveu escrever a José Omar, sugerindo que ele saísse do Piauí.Nervoso, chega o correspondente com a carta na mão e diz: "Adalberto, vamos dar uma resposta adequada a essa alagoana? Olha só o que ela diz do Piauí".

A carta descrevia uma região inóspita e por isso, sugeria ao correspondente que se mudasse dali.Estávamos nessa conversa quando chega o primo Bolívar e depois de lhe dar conhecimento do conteúdo da carta, fiz-lhe uma pergunta:"Bolivar,
você topa me ajudar a responder essa carta?". "Vamos responder agora!" - disse ele.

Zé Omar e Bolívar ditavam a carta enquanto eu acionava as teclas da velha máquina Ollivetti.

A carta, finalmente, ficou pronta e incluia alguns pitacos do datilógrafo.

Bolivar então fez subir seus 110 quilos sobre uma frágil escrivaninha do "Armazém Flor de Lis" e leu o sermão epistolar.

... Estamos ao dealbar de um Piauí crescente e desenvolvimentista, não é o Piauí que a revista
"O Cruzeiro" retratou em suas páginas ferinas, de notícias distorcidas [...] Aqui não há insetos perniciosos nem a bandeira do Piauí é um couro de bode. O repórter daquela revista queria arrancar o dinheiro dos cofres públicos, para patrocinar uma matéria mostrando as maravilhas do Piauí, como o Delta do Parnaíba e a fantástica Sete Cidades de Piracuruca. Não conseguindo o dinheiro que pretendia arrancar do Estado, o repórter comeu o couro de bode porque é muito mais miserável do que nós...

Tenho dito.

Bolivar desceu de seu púlpito improvisado e alguns anos depois, ei-lo advogado com formação acadêmica na Faculdade de Olinda, Pernambuco.

Anos mais tarde, eis o Dr. Bolivar Lima Batista, agora no céu, preparando a homilia para São Pedro ler, no aerópago celeste do Papai.Por enquando, Bolinha, não me chames para ajudá-lo a redigir nas alturas... Não tenho pressa de chegar lá agora. Vou devagar, bem devagarinho, na esperança de que meu Senhor, em sua infinita bondade, prolongará minha permanência entre os homens, até que eu aprenda habitar eternamente em Deus.

Adalberto Lima



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui