Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->PENDURICALHOS E PENDURICALHOS DA FÉ -- 25/01/2008 - 14:17 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Não retire o terço da mão do homem, para colocar em sua mão uma arma.

Aprendi no colo da mãe a rezar o terço, a usar um crucifixo no pescoço, a venerar os santos da Igreja e ter por eles devoção. Aprendi o Credo, o Ato de Contrição, Oração ao Anjo da guarda e muitas orações do cristão, que as repetia desde minha meninice.

Agora me veio às mãos uma matéria intitulada penduricalhos da fé, a qual chama de

" penduricalhos, todos os objetos de devoção e todos os costumes de oração que não levem o fiel ao cerne da Doutrina: rezar o terço por rezar é penduricalho. Repetir a palavra "Jesus" cinquenta vezes, sem uma Catequese sobre o Cristo, é penduricalho. Rezar cinquenta Ave-Marias em tal dia, vai se salvar é penduricalho. Algumas pessoas carregavam frase da Bíblia penduradas no corpo, mas não conseguiam dizer uma palavra amiga aos irmãos. Hoje, muitos carregam o crucifixo no peito, mas não são capazes de ajudar um pobre que lhe pede um sanduíche. De repente, aquele crucifixo vira um penduricalho, e aquele terço, aquela medalha, aquele escapulário, todos eles se transformam em filactérios modernos, penduricalhos da fé, porque não estão acompanhados do comprometimento e do conhecimento da fé".
(Revista Brasil Cristão, Ano 8- Número 94-Maio/2005 . Pág.29).

Minha alma ficou atormentada e dizia para si mesma: "Eu prefiro conviver com uma pessoa que tem frases da Bíblia pendurada no corpo a me encontrar, ainda que rapidamente, com um homem tatuado, de músculos trabalhados em academia, trazendo escrito em sua roupa: "Bad boy".(Rapaz mau).

Prefiro encontrar-me com um homem ou uma mulher, que carrega um crucifixo no pescoço, a deparar-me com outro, com uma arma não mão. Prefiro as pessoas que repetem a palavra " Jesus", cinquenta ou mais vezes por dia, àquelas que praguejam ou invocam o nome de Satanás, mesmo que seja uma vez só.

Rezando cinquenta ave-Maria cheia de graça, digo uma vez por mim mesmo e quarenta o nove por aqueles que não amam a Mulher cheia de graças que esmagará a cabeça de Satanás(Gn 3,15; Luc. 1,26-28)

Nas ave-Marias que rezo,eu saúdo a mãe do Senhor e tento convencer a mim mesmo " De onde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor, (Lc.1,43), senão da graça de Deus.

Além disso, o próprio Jesus nos ensinou a rezar o Pai Nosso, (6,9-13) e como só nos ensinou esta oração,embora o Espírito Santo, constantemente nos ensine a orar. (Rom 8,26). Vimo-nos na condição de repeti-la sempre que nos dirigimos a Deus e nos lembrarmos daquele que nos mandou dizer"Pai nosso, que estás no céu, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino; e seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam, e não deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. (Mt 6,9-13).

Então, minha alma disse ao Senhor: " Mestre, existem muitos dos nossos criticando a repetição de palavras, por causa do que disseste: " Em vossas orações não multipliqueis palavras,como
fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras". ( Mat. 6,7)

Jesus disse a meu coração: Errais não compreendendo essas coisas. Quando eu disse não multipliqueis palavras, eu não estava me referindo à repetição delas, mas para não rebuscar frases bem elaboradas, na intenção de me persuadir pela eloquência de seus discursos. Pois, " vós sois pesados ao Senhor com vossos discursos". (Mal.2,17).

Acaso, não fui eu que determinei a meu servo Joseph Ratzinger o assentamento no novo Catecismo:

" A invocação do santo nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. Muitas vezes repetida por um coração humildemente atento, ela não dispersa numa torrente de palavras". (Mat 6,7; CIC 2668).

" Numerosos cristãos, como Joana d´Arc, morreram tendo nos lábios apenas o nome de "Jesus". ( CIC 435 in fine)

Não é pelo conhecimento da ciência que não compete a todos, nem pelo profundo conhecimento dos mistérios salvíficos da cruz, que nem todos atingem, mas pela misericórdia de Deus e pela fé em seu filho Jesus Cristo, que alcançaremos em Cristo a salvação de nossas almas.

" Quem crer e for batizado será salvo". ( Mac 16,16)


No cerimonial do Batismo o presbítero diz: Eu te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e traça uma cruz no peito e na fronte do batizando, seja ele adulto ou criança, compreenda ou não os mistérios da cruz. É pela fé que seremos salvos.

" Atua fé te salvou".( Mac 10,52)

Ainda no Velho Testamento, se acha escrito pelo dedo de Deus:

" Precavei-vos de tocar em quem estiver assinalado com uma cruz". ( Eze 9,6)

Talvez por causa desta palavra, desde menino, aprendemos que o demónio foge da cruz, e por isso a usamos para afugentar o mal.Não por causa do poder da Cruz, mas por causa do poder dAquele que morreu na cruz para nos salvar, por causa de Jesus.

Minha cruz não é penduricalho, não uso nenhuma bijouteria. A minha cruz é meu sinal de pertença ao Senhor Jesus.

LIMA, Adalberto António de. A Luz do Mundo

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui