Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62280 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50667)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6207)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cordel-->Agradicendo ao Dotô, qui vai dexá eu vortá -- 01/05/2002 - 09:37 (Zé Limeira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Derne antonte qui as coisa piorô.
O Dotô véi foi fazê umas operação, i quando vortô, num ligô o computadô. Dixe inté qui ia quebrá o bicho mode se livrá dieu.
Ieu ficô assim muito agitado, i o dotô mi dixe qui num ligava mais modi di increvê nada.
Ele dixe qui só inscrivia si ieu dêxasse ele traduzí no purtuguês bem dirêitim. Eu dixe quinum quiria, pruquê ieu nunca falô assim.
O Dotô tava cum a murrinha mode o qui inscreveu o Geraldim, crassificando gente di “misquinha” i “gentalha” cuma si ele fôsse arguma merda maió, modi di tê argum estudo.
Quando ele morrê vai apudrecê quiném quarqué ôtro, i quando peida , fede do mêrmo jeito. Qué dizê; é a merma merda qui a “gentalha” é.

Arrisorví tamém qui num quiria mais cuxixá nada nas urêia dele, i fui mimbora.
Mi danei a pensá no Anecirldo, quieu tinha promitido di dá uns arrespostamento pra iele, i num ia pudê cumprí si o Dotô num ligasse a peste da máquina.
Di repente mi ví num lugá qui num cunhicia. Ieu oiava pruma rua qui subia di ladêra arriba, chêinha di casa bunita.
Quando oiêi prá ditráiz deu, vi um bosque muito bunito.
Era tudo gramado pru baxo, i ia até uns môrro, i assim Era pra tôda banda. O céu deve di sê assim.
Meu corazão mi dizêu modi ieu mi achegá da casa do canto da rua, i mi acheguêi. Sinti qui ali tinha dois Anecirdo, mais tinha mêrmo era dois cachorro qui cumeçõ a chorá baixim quando pressintiu ieu. (os cachorro sempre faiz isso) arresoevi num pertubá. Vortei, atravesseia rua i entrei no bosqui, qui chêro bom tinha ali.
Sai andando purali sem vexame i pra minha aligria, dei di cara cum uma famía di capivara qui vagava purali, a mãe i dois fíim.
Dispoia via mais umas grandi. Num si qui lugá era aquele, mais si Anecirdo mora ali, ele mora é no céu.
Já mi acustumei nesses quarenta i quatro anos di vagança. Preu i num lugá abasta pensá.
Intonci mi alembrei do Geraldim. Eu tamén num cunhece ele, nem sei adonde morava. Mais di repente mi vi descendo uma ruazinha adonde meu lado isquêrdo da rua era mais alto qui o dirêito. Eu sabia qui tinha de drobá a esquerda quando chegasse a rua adonde essa ia chegá. Num sabê lê é uma merda, nunca posso sabê adonde tô.
Qunado cheguei na rua, vinha vindo trêiz muié, qui eu vi pelo jeito quiéra trêiz muié-dama qui vinha da batáia. Elas tamém viro ieu, o qui é um bom siná, ieu pruguntei: qui rua é essa, minhas fías? Uma delas arrespostô: André rebôça, preto véi. Vendo minha vióla pruguntô, o sinhô é cantadô? Iue arrespundi: inhõra sim! I pruguntei: qui bairro é esse?
I pôis num é ruzarim! Só farta agora pruguntá qui cidade é essa.
-Pois era isso mêrmo qui ieu ia pruguntá, eu dixe. Qui cidade é essa?
-I é ela dixe ; apôis num é ricife? Cuma é qui tu pode num sabê nem adonde tá nu mundo?
I as trêiz déro uma gargaiada inorme. Di rpente eu num tava mais lá, e pelejei modi vortá, mais num sêi cuma. Mais vô pelejá inté consiguí.

Vortei então ao Dotô. Ele nunca mais tinha ligado o trambêi do computadô. Nóis fêiz um acôrdo. Ele vái increvê, porém adonde fô pussive ele acorrege os plurá, i só vai ponhá siná adondi fô obrigado modi manter meu jeitão di falá. Ele diz qui fazê isso purêu é tamém uma forma di caridade.
Purisso ele inscrevêu isso praieu.

Deus abençôi o dotô i vósmicê tudo.

Limêrinha do Tauá, cabra quitem o fôigo de sete gato. Vorto logo qui pudé cum as resposta pru Anecirdo.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui