Usina de Letras
Usina de Letras
58 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Uma tristeza e duas poesias -- 01/02/2008 - 16:38 (Jefferson Cassiano) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Leitor, paciente leitor: antes de passar para as notícias de política ou para a programação de cinema, peço que tenha a paciência de ler o texto poético abaixo que recebe o título de marco antónio abandonado. Após esse esforço, prometo explicar a sandice:
............
- morte brutal a de césar - pensou caído nas areias de um deserto aos pés de rufos. imperou sobre cachorros cavalos e lanças espetadas num grito ave. ave: mamífero de quatro patas que relincha late às vezes fala au.au césar.

à cleópatra o que era de césar.
césar: ave de cleópatra
de quatro patas
o pato
de cleópatra

que meu império curve-se perante meu cavalo preto e napoleão lembre-se disso. amei um corpo real. amei olhos rasgados. amei a rainha do nilo. onde fica o nilo? dobrei os joelhos e alma amém. abandonei a batalha todos os dias e à noite me enrolei em papiros e cheirei incensos e tive mais deuses que o número de senadores afeminados vermelhos brancos de roma. querida roma: onde fica o nilo?
só as rainhas escolhem a própria morte. dia horário oficial venenos. só as rainha matam os súditos. só as rainhas têm súditos. súditos são todos os que nunca foram rainhas. súditos reis. súditos faraós. súditos os mundos. fui pró-cónsul pois não havia le-frigidaire (e os vinhos azedavam mesmo). em matéria de vitórias sou neófito. agora otávio varre o saara com minha cabeça capacete de penas.
............
Prometi e cumpro. Tinha planejado escrever um texto-protesto contra a hipocrisia dos vivos. Uma amiga minha se matou na semana que se foi e, além de estar triste, estou incomodado com a postura de uns e outros que se julgam autorizados por Deus a julgar o que ela fez. Percebi que isso seria uma bobagem, perda de tempo, dar comida a bicho ruim. A morte é sempre uma lição para a vida. A morte fala: "Vida, você é frágil e fugaz. Carpe diem. Tempus fugere!". Vivamos nossas vidas e ponto. Suspiro! É. Não apoiarei nunca um amigo na idéia de se suicidar. Quero todos eles vivos. Agora que uma amiga decidiu tirar a própria vida, que deve ser a decisão mais difícil de ser tomada na face da Terra, o que posso fazer é mandar para ela toda a força que eu puder. E decidir algumas coisas na minha vida. Então, resolvi publicar dois poemas num espaço que não está muito acostumado com esse tipo de letra. Se são bons, se são medíocres.. só sei que são antigos e inéditos. O resto... é tempo que passa.
Tina, sentiremos falta da sua alegria e generosidade, mas saiba que, se você decidiu seguir outro caminho, minha humilde poesia está com você. Quanto aos hipócritas...é aquela história: para ser idiota, basta estar vivo. Ou ser poeta. Segue o cilindro nacional:
...........
todo poeta é idiota. não seriam poetas não fossem idiotas. pessoas. drumonds. mários. bandeiras. oswalds. todos idiotas em ações tortas. um mais que o outro. no trono patético da ingênua idiotice. todo poeta é pato. os poetas são patos com laranja mal temperados fora do ponto e deitados de bruços numa maca de raio X com o nariz colado no metal os joelhos dobrados para cima e os braços esticados para trás. pato anacrónico com laranja. não escreva poesias. faça um relatório memorando ata. mas não se amarre em pedras poéticas.
mas eu saro
eu saro
sarro
salsaparrilha
todo poeta é idiota
nem todo idiota é poeta
graças a deus!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui