Usina de Letras
Usina de Letras
53 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA ILUSTRE FAMÍLIA DE ARRAIAS. -- 20/03/2003 - 10:43 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Mário Ribeiro Martins é membro da Academia Goiana e da Academia Tocantinense de Letras, Procurador de Justiça e Escritor.mariormartins@hotmail.com



(REPRODUÇÃO PERMITIDA, DESDE QUE CITADOS ESTE AUTOR E O TÍTULO).





Com 99 anos de idade, meu tio BENÍCIO, residente no antigo FUNDÃO DE BROTAS, hoje IPUPIARA, Bahia, me contou a seguinte história, para justificar ter conhecido o cidadão ZACARIAS ROSA DE MOURA, posteriormente morador de ARRAIAS, no hoje Estado do Tocantins.



Conforme ele, Zacarias Rosa de Moura teria nascido em Brotas de Macaúbas, antiga Vila de Xique-Xique, Bahia, por volta de 1872. Com 21 anos de idade, em 1893, teria sido convocado para a “A GUERRA DE CANUDOS”, de Antonio Conselheiro, no interior baiano, onde permaneceu até o fim do “MOVIMENTO”, em 05 de outubro de 1897.



Retornando a Brotas de Macaúbas, em 1897, onde havia se casado, em 1891, com Virgilina Moreira Moura, também reencontrou o seu filho mais velho, José Rosa de Moura, que havia nascido, em 14 de fevereiro de 1892. Outros filhos do casal foram: Flávio Rosa de Moura, Floripes Rosa de Moura e Anísia Rosa de Moura, dos quais se tem pouca notícia, exceto que viveram em CHAPÉU, hoje Monte Alegre de Goiás.



De acordo com o meu tio Benício, o filho mais velho de Zacarias, o JOSÉ ROSA DE MOURA, teria nascido em Brotas de Macaúbas, por volta de 1892, tendo convivido com ele, por serem da mesma idade, até os 17 anos ou seja, até mais ou menos, 1909.



Ficou sabendo, no decorrer do tempo, que ZACARIAS ROSA DE MOURA mudou-se com a família, ainda em 1909, para a Vila de Arraias, no interior de Goiás, hoje TOCANTINS, quando sua esposa Virgilina, faleceu na estrada, em virtude da longa viagem e da maleita.



Já em Goiás, exercendo a profissão de OURIVES, o velho Zacarias casou-se novamente, com a italiana Domingas Wanne, com quem teve o filho Ângelo Rosa de Moura, posteriormente Prefeito de Porangatu.



Quanto ao filho mais velho, José Rosa de Moura, nascido em Brotas de Macaúbas, em 14 de fevereiro de 1892, alí permaneceu até 1909, quando se mudou, juntamente com os pais, para Arraias, com a finalidade de explorar os diversos garimpos de ouro ali existentes.



JOSÉ ROSA DE MOURA casou-se, primeiro, com Mariana de Abreu Moura(Dona Pequerrucha), com quem teve os filhos Maria Altair, Dalcy, Virgilina, Ricardina, Eliacena, Iracilda e Zacarias(este nascido em Monte Alegre de Goiás e falecido com 11 anos).



Do segundo casamento, com Maria Emília, após a morte da primeira esposa, teve, entre outros, JOSÉ DE MOURA FILHO, nascido em Pedro Afonso, para onde seu pai fora transferido, após ter sido INTENDENTE de Arraias, em 1922, como TESOUREIRO DA INSPETORIA DA FAZENDA, na sede regional de PEDRO AFONSO, GOIÁS, hoje Tocantins.



Atualmente, esse filho de Pedro Afonso, Desembargador JOSÉ DE MOURA FILHO, é o PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO TOCANTINS.(No momento(2003), a Presidência do Tribunal de Justiça está sendo exercida pelo Desembargador Marco Villas Boas, depois de ter sido exercida pelo Desembargador Luiz Aparecido Gadotti.



Remanescentes dessa família “ROSA DE MOURA”, conforme se encontra no CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE BROTAS DE MACAÚBAS, na Bahia, ora apenas como “ROSA”, “MOURA” ou misturados com os “ROSA OLIVEIRA”, “MOURA OLIVEIRA” ou “MOREIRA MOURA” e “MOREIRA ROSA”, etc, permaneceram no sertão baiano.



Espalhados pelos diferentes municipios da Chapada Diamantina, na Bahia, alguns deles se tornaram famosos como proprietários rurais, Prefeitos Municipais, Vereadores, Educadores, Promotores e Juizes.



Especificamente, em Goiás e no hoje Tocantins, continuaram dando excepecional contribuição para todas as áreas do saber humano, encontrando-se, entre eles, MÉDICOS( Walter Tavares de Moura e Aparício Tavares de Moura), PROCURADORES DE JUSTIÇA(Pedro Tavares Filho), ADVOGADOS(Vera Hilda Moura Oliveira), SOCIÓLOGOS( Léa Mariana), ENGENHEIROS(José Carlos Abreu), PEDAGOGOS(Vera Lúcia Moura Oliveira), PUBLICITÁRIOS(José Carlos Moura Leitão), etc.



No entanto, dentre os filhos do antigo INTENDENTE DE ARRAIAS, José Rosa de Moura, é de se destacar a sua 5ª(quinta) filha, Eliacena Moura Leitão, EDUCADORA DE PRIMEIRA GRANDEZA, mãe de Neto Moura Leitão, Prefeito de Novo Acordo, mas também irmã do DESEMBARGADOR José de Moura Filho, Ex-PRESIDENTE do Tribunal de Justiça do Tocantins, em cujo auditório Eliacena recebeu merecida homenagem, pelos seus mais de 30(trinta) anos dedicados à Educação Nacional.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui