Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bush, o arquétipo de Zeus em AÇÃO... -- 20/03/2003 - 18:57 (Rosane Volpatto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BUSH, O ARQUÉTIPO DE ZEUS EM AÇÃO...



"Esta não será uma campanha de meias medidas. Não aceitaremos nenhum desfecho que não seja a vitória." George Bush

O mundo hoje se pergunta qual o verdadeiro motivo desta guerra contra o Iraque? Seria mesmo a caça e aniquilamento de terroristas? Ou uma vingança pessoal do filho contra o homem que tentou assassinar seu pai? Ou seria para obter o controle dos campos de petróleo do Iraque? Muitas são as perguntas e várias são as suposições, mas ninguém acredita nos argumentos apresentados, pois não há justificativa lógica para esta guerra. Só podemos buscar respostas mais óbvias em um estudo mais profundo, buscando respostas nos arquétipos da mitologia grega...

ZEUS, O PODEROSO



ZEUS, foi o deus supremo do Olimpo que desfechava trovões. Seu nome é derivado de vocábulo indo-europeu conhecido como"dyu", que significa "brilhar" e tinha como principais atributos "luz e poder".

Zeus tinha a ambição, além da capacidade de estabelecer um reino só seu e o anseio premente de presidir tudo e todos a sua volta, este é um poderoso impulso deste arquétipo que leva homens como o presidente Bush a se comportarem como Zeus.

O raio é um dos símbolos do poder punitivo de Zeus e, pode servir de "poder de fogo" ou o "poder bélico", que hoje vemos nas mãos do presidente americano.



Zeus é o arquétipo da ação decisiva, para ele não existem "meias medidas", como afirmou Bush. Ele é vingativo, ciumento e só ele tem a palavra final. Bush, neste momento, é a força que dita a lei e, realmente podemos afirmar que está "acima da lei", com o respaldo da supremacia americana em termos de armamentos, o que torna qualquer guerra contra ele, impossível de ser vencida. Isto é preocupante, pois o perigo começará quando este poder se tornar mais fortalecido, ao vencer a guerra contra o Iraque. Lord Acton escreveu: "O poder tende a corromper e o poder absoluto corrompe absolutamente".

Históricamente, os homens de poder acreditam que governam por poder divino, este fato é confirmado quando Bush alega conversar com Deus, o que não nos traz nenhuma novidade, já que o arquétipo de Zeus é seu dinamismo de Base. Um homem que exerce o poder de forma tão abusiva, nos faz acreditar que pode tornar-se mais terrorista do que os terroristas que combate, pois ele jamais volta-se para dentro de si, conjecturando a respeito dos motivos de suas ações. Sua aspiração sempre é a ascensão ao topo e quando lá se instala, sua falta de consciência de si junto com o poder que dispõe pode transformar-se numa combinação destrutiva.



Na minha opinião, o partriarcado, este sistema que nos serve de leito cultural é responsável por atitudes drásticas iguais as tomadas pelo presidente Bush, pois é ele que endossa determinados valores e outorga poder a alguns favoritos. Os valores patriarcais enfatizam a ânsia pelo poder e pelo pensamento racional. Em virtude disso, os homens aprendem a abafar sua individualidade junto com suas emoções.

Uma xamã americana afirmou recentemente: "Vivemos de forma muito diferente do que seria natural para nossos verdadeiros "eus", e todos sabemos disso". Tal observação ilustra o mundo patriarcal em que hoje vivemos, um mundo onde a matéria é separada da alma, o corpo...da terra e nossas experiências cotidianas são opostas aos nossos verdadeiros "eus". O que nos foi ensinado é que somos seres autônomos, movidos por impulsos de poder, sempre em competição, uns com os outros. Tais conceitos nos torna alienados de outras culturas, raças e nações, nos levando a temê-las como "estranhas" e "inimigas", sempre tão diferentes de nós mesmas. No mundo patriarcado, o mais difícil é lembrarmos que somos seres constituídos de carne, ossos e sentimentos...



O homem contemporâneo precisa buscar sua identidade autêntica, para poder lutar contra este poder destrutivo do mundo patriarcal, ou nossa guerra não terá fim...



ROSANE VOLPATTO

Bibliografia consultada

Os Deuses e o Homem - Jean Shinoda Bolen













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui