Usina de Letras
Usina de Letras
257 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62165 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50574)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4754)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O futuro da democracia.. do Usina de Letras -- 20/03/2003 - 20:36 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O futuro da democracia... do Usina de Letras

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



O Usina de Letras foi um site que exercia a democracia em seu estado pleno. Cada participante administrava seu extrato literário, trocava idéias e participava dos fóruns de discussões sem a devida cédula ou passaporte financeiro.

Inclusive, em certos momentos, não soubemos exercer essa democracia com dignidade, caso específico do Quadro de Avisos em seus arroubos políticos. Mas até nesse ponto o Usina era diferente. Havia emoção em cada frase. Em cada verso. Em cada crônica. Em cada acinte ideológico.

Com essa nova orientação que cerceia, segrega e discrimina sinto-me traído. O Quadro está morno. Passou a impressão de que se tem dinheiro está dentro, não tem, está fora. Aí sentimos na pela a força do capital, pequeno, diante de outras exigências financeiras, mas é o capital que detém a inclusão. Então, percebo que não somos diferentes, somos simplesmente iguais e fazemos as mesmas coisas como os outros. E, se der um lucrinho, será bem vindo.

Alguém escreveu a frase “todo mundo vai ao circo menos eu” foi bem colocada no sentido de que os desiguais terão que se contentar em ficar olhando (lendo) o QA sem poder interferi-lo com sua argumentação. Talvez até o chat seja restrito daqui algum tempo. Entretanto, o erro está em “todo mundo”, o correto é: alguns.

Sobre valores cobrados: temos que entender que o dinheiro anda escasso e algumas pessoas fazem um enorme sacrifício em manter um PC ou um acesso a internet. Ao passo que para outras o valor cobrado é irrisório. Algo em torno de R$ 8,00 por mês. Nesse caso há um tratamento igual para os desiguais. Mas eu entendo perfeitamente, não devemos ser tão socialistas assim, até o PT não é mais o mesmo. O que poderíamos esperar...

Tenho a impressão que a imensa maioria permanecerá excluída dos acessos do Usina, serão os participantes não pagantes desse site. Até que uma nova norma dos administradores exclua os achegos gratuitos do Usina e que, às vezes, só incomodam.

Nesse primeiro momento não farei o pagamento como assinante. Sinto-me constrangido em participar desse “clubinho” do Usina. A impressão é essa, de um clubinho, pois os argumentos dessa novidade vieram dos excluídos. Até agora, salvo passou-me a lo largo, não li nenhuma avaliação dos usineiros incluídos.

Acho que os administradores do site devem rever essa nova postura. Nós estamos muito mal-acostumados com a democracia do Usina e não queremos perdê-la. E também não queremos que o Usina nos perca e se encerre num valoroso clube fechado de ínclitos pagantes. O futuro da democracia da Usina está ao nosso alcance, logicamente, com a permissão dos administradores.

Quanto a minha inclusão... por enquanto, ficará em banho-maria.

Desculpem-me se não agradei, mas escrevi com o coração, acreditando estar escrevendo em nome de muitos.

Att

Athos Ronaldo Miralha da Cunha





O futuro da democracia... do Usina de Letras II







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui