Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62288 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A Rodrigo Contrera -- 05/11/2001 - 02:51 (Fernando Tanajura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caro Contrera,

Com referência a sua carta Minha tentativa de entender os "exibidos" do Usina -- 04/11/2001 - 23:45 (Rodrigo Contrera) enquanto me solidarizo com a sua indignação, ao mesmo tempo, faço-me diversas perguntas: não seria esse um comportamento natural dentro de um espaço democrático? estão todos que por aqui postam seus escritos prontos para isso? não seria um processo de aprendizagem de/para todos? não seria esse comportamento exibicionista uma fonte de pesquisa para os que se interessam por esse campo? quem escreve bem, com temas maduros e encadeados, não estaria dividindo, ensinando, dando bons exemplos para os menos maduros ou imaturos e no decorrer do tempo esses últimos estariam aprendendo alguma coisa? os mais experientes e consagrados desenvolvem um processo de aproximar os "exibidos" para o mainstream orientando-os com boas leituras, fazendo críticas positivas e sinceras, escrevendo-lhes dando dicas de como melhorar suas grafia e/ou gramática, apontando-lhes direta ou subliminarmente tópicos interessantes para se discutir, abordar ou escrever? Certamente que vou refletir mais a sua carta nos próximos dias.

Os que não têm nada a dizer ou contestar não tiveram e não têm meios para polir sua comunicação escrita ou verbal, ou por falta de leitura ou por falta de educação formal ou simplesmente por falta de interesse, conseqüentemente zoam aqui ou em qualquer ambiente social. Cabe aos mais esclarecidos e abastados culturamente motivá-los para uma boa leitura e uma boa escrita. É necessário dar uma força e uma luz a esse filão meio perdido para tornarmos melhor este sítio e, como conseqüência, a sociedade como um todo. É um processo longo e penoso de ajustamento social, porém viável.

Gostei da sua colocação e espero que outros que por aqui transitam espalhem também boas sementes em vez de ficarem se degladiando com palavras, palavrinhas e palavrões, ou simplesmente preocupados em aparecer , ou na luta da vaidade de ser um dos mais lidos.

Espero que tenha contribuído um pouquinho para o seu entendimento dessa fatia de usineiros .

Abraços sinceros
Fernando Tanajura
http://tanajura.cjb.net
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui