Usina de Letras
Usina de Letras
57 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->A cidade -- 11/03/2004 - 17:59 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A cidade...



_ Era uma vez uma cidade que nasceu em algum lugar do mundo... Assim iniciou dona Clara a sua aula . Era uma manhã chuvosa muito boa para contar e ouvir história. No canto da sala, alguém muito interessado sentava para ouvir ...
_ E a cidade é viva ?! Como ela nasce?_ É a pergunta que surgiu na classe de um aluno entusiasmado , com a nova história trazida pela professora.
Toda a atenção volta-se para a professora que também se surpreende pela curiosidade de Serginho um menino bem esperto que chega a ser engraçado.Em seguida a ela abri um livro de capa azul que se encontrava no fundo da sua gaveta, sorri para a turma e diz:
_ Vamos continuar a aula e voltar no tempo. Há muitos anos atrás, pensavam alguns estudiosos que fosse o povo sumério o construtor das primeiras cidades, porque as mais antigas têm aproximadamente 8.000 anos AC. Supõe-se que essa cidade se localizava entre os rios Tigre e Eufrates, a chamada de Babilônia. A área que fica entre os Países do Kweit e Iraque os países do Oriente Médio.
_ A terra do petróleo, onde sempre estão ocorrendo as guerras? Pergunta o menino com muita atenção.
E a professora explica a causa da guerra e os problemas que ela acarreta para a humanidade e para economia do País. Eles conversaram sobre o assunto como adulto; que assistem os noticiários dos jornais , rádio e TV com muita seriedade.



E a aula prossegue ela pede um pouco de silêncio e continua narrando a história..
Sabe-se que as cidades são construídas em áreas onde tem água potável que possam abrigar as vidas vegetal, animal e humana. Entretanto pessoal, existiram cidades que tiveram sua importância graça a existência da água potável. Sempre próxima a um rio, um lago ou até mesmo em região onde tenha mares foram as mais procuradas para iniciar uma civilização. Foi como surgiu a cidade de Jericó. Vocês sabem por que ela tem esse nome?Pergunta a professora e espera uma resposta...
A turma silencia , pois desconhece o assunto e fica aguardando a explicação da professora.
_ A cidade de Jericó fica próxima aos rios que banhavam a antiga Babilônia, e perto desses rios nasceram muitas palmeiras; por isso que Jericó significa "cidade das palmeiras".
Josué interrompe, comenta alguma coisa que havia ouvido lá na sua casa a respeito desta cidade e acrescenta:
_ Ah!... Professora era a cidade que tinha uma grande muralha.Não é mesmo?
_ É isso mesmo, Josué. Gostei muito da sua contribuição. A tal muralha foi a 1ª obra pública da cidade de Jericó; e foi o seu "xará", Josué, que a derrubou para libertar o seu povo. Que bom! Estou percebendo que todos estão interessados no assunto, desta forma vai ser difícil colocar um ponto final nesta história.Mas continuando... Essa cidade tinha as suas casas construídas de duas formas, circular e retangular, eram feitas de tijolos de barro secos ao sol e cobertas por folhas de palmeira, ou pele de animais. Também não tinham portas, e, para proteger os seus moradores, eram ligadas entre si.
No canto da sala um pouco espantada pergunta Melissa, uma garota tímida mas muito curiosa com a novidade para ela; uma casa sem porta.
Como saíam as pessoas da casa ? -pergunta a menina com ar de espanto.
A professora sorri e diz:
_ Saíam pelo telhado, pois eram planos, e, através de uma escada de madeira colocada na abertura desse telhado. Muito engraçado mas era dessa forma. Em alguns filmes antigos que relatam esses tempos trazem essas informações. Conclui a professora.
_ E haviam ruas?! _ pergunta em forma de um coral de vozes a turma muito interessada na história.
_ Não. Era um amontoado de cabanas, como se fossem uma colméia _ respondeu-lhe a professora pedindo silêncio e colocando ordem na sala dizendo: _Fale um de cada vez...
Era tantas curiosidades que as crianças não conseguiam esperar a sua vez para perguntar.
_ Como vivia e se alimentava esse povo?Como se vestia? Era de que origem?
A professora percebeu que os alunos gostam de ouvir histórias . Têm muito interesse quando alguém leva assuntos que mexem com a formação da consciência social e política. E ficou a refletir por alguns instantes...
_ Gente é curioso como esse povo vivia e se alimentava, disse ela. Sabemos que os homens aprenderam a caça há muito tempo, desde que eram nômades, ou seja, quando não tinham moradia fixa. Com reação à alimentação comiam plantas, animais silvestres e muitos chegaram até a morrer. Por que estavam experimentando os alimentos e descobrindo a sua importância em seu organismo. Eles foram os nossos primeiros laboratórios de experiências alimentares. Vocês sabiam disso? Pergunta a professora aos alunos . A turma estava em silêncio...
De repente, Josué se levanta e se dirige à classe
_ Vocês sabem por que eles deixaram de ser nômades?
Percebendo o silêncio dos colegas, ele então responde perguntando:
_ Vocês acham que eles ficaram cansados de andar?
A turma deu uma gargalhada provocando um rumor na sala. A professora procura conter os ânimos e diz:
_ Não foi assim, não é Josué... .Eles começaram a cultivar as plantas silvestres em ambientes domésticos, transformando-as; os animais silvestres também sofreram transformações, deixaram o meio em que viviam e foram adaptados ao ambiente familiar. Eles já começavam a praticar a ecologia disse o menino. Acho que Noé o homem que fez a arca do dilúvio , quando selecionou os casais de animais, quem sabe estava ali fazendo o primeiro banco de dados de DNA; não é? A turma começa a achar engraçado e muito curioso a idéia de Josué.
A professora nada pôde dizer, mas conteve a riso.. e continuou a narrativa Naquela ocasião, descobriram quais as plantas que podiam ser comidas, da mesma forma quais os animais que podiam domesticar, para servir de alimento e ajudar no trabalho.
_ Quais foram os animais que conseguiram domesticar? _ indagou Cecília à professora, enquanto os seus colegas começavam a rir dela.
_ Cecília, eles caçavam muitos animais, mas os primeiros domesticados foram a cabra e a ovelha que lhes ofereciam o leite, a carne e a lã. Agora alguém sabe dizer quais foram os primeiros vegetais que foram transformados?
De novo a turma fica em silêncio, mas alguém do outro lado da sala fala bem alto:
_ O trigo ....
_ Foram o trigo e a cevada realmente.. Quando aprenderam a cozer o alimento em fogo, fizeram o pão.
_ Assim, surgiram as padarias com os seus fornos - disse Antonio, o filho do dono do armazém, aproveitando que a classe estava cada vez mais interessada no assunto..
_ Muito bem, Antonio! Disse a professora. _ Foi assim mesmo que elas surgiram e, até hoje, temos nessa atividade um grande negócio inventado pelo homem; pergunte a seu pai, ele vai confirmar!...
Dona Clara mostra-se alegre e continua relatando a história:
_ Vocês estão percebendo que para nascer uma cidade é necessário muito esforço, pois ela passa por várias transformações. Por exemplo, as primeiras casas foram acrescidas de pedras, calcário, areia e aplicação de a cal sobre as suas paredes.
Como é interessante o nascimento e crescimento de uma cidade! _continua a professora. Existiram muitas cidades que nasceram e morreram; vejam agora as nossas cidades. Pense naquelas primitivas, sem ruas, sem iluminação, sem esgoto, sem calçamento, e observe as de hoje. A evolução continua, e logo teremos cidades tão modernas à altura das necessidades dos homens. Olhem essas fotos que estão sobre as carteiras de vocês . Aí, temos Paris, São Paulo , Nova Iorque , Londres , Tóquio , Brasília e Rio de Janeiro. E vocês tragam fotos de outras cidades, para que possamos montar um painel ,e eleger a mais linda cidade do Brasil.
Vamos definir algumas normas neste concursos disse a professora e continua:
A vencedora terá que apresentar qualidade de vida para seus habitantes.
Que é isso? - perguntam os alunos querendo mais história..


_Isso será um novo assunto . que iremos estudar para aprender a cuidar melhor de uma cidade - conclui a professora
FIM


Vocabulário:
Abrigar – proteger, esconder
Acarreta: causa, ocasiona
Ânimo – coragem, vontade
Cabanas – pequenas casas rústicas (choupanas)
Curiosidade – vontade de conhecer, de ver e de saber.
Engraçado – divertido, que faz rir.
Sumério – povo habitante da Suméria – área entre os rios Tigre e Eufrates, também denominada por Mesopotâmia.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui