Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50672)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Falsa Democracia -- 21/03/2003 - 10:55 (Silvio Alvarez) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A constituição diz que garante a nossa liberdade de expressão, de ir e vir. Tudo bem, é verdade. Senão não estaria escrevendo o que penso.



Não lembramos do quanto fomos tolhidos pela ditadura, pois nosso tempo é curto e temos mais o que fazer.



Porém, em alguns setores, o espírito de controle ainda continua vivo. É o caso do mercado fonográfico. Vão dizer que é assim em todo o mundo. Mas, será que precisamos ser iguais a todo o mundo?



A música brasileira é igual à de todo o mundo?

Não. É por isso que Cannes, a capital dos festivais e da cultura mundial, dedicou um dia especial à nossa arte.



Músicos brasileiros de todos os gêneros migram para outros países para serem devidamente reconhecidos.



A Veja de 15 de janeiro retratou com muita propriedade o que acontece nos bastidores das gravadoras. Criam-se produções baratas, genéricos de artistas conceituados, para reduzir os custos e ter retorno imediato.

Acabam nivelando por baixo a qualidade musical, a cultura de uma nação.



É inconcebível um país que gerou Tom Jobim, ser representado, em um evento internacional, pelo É o Tcham.



Almodóvar, em Fale com Ela, sua mais recente obra prima, destacou a nossa música como ninguém. Ganhando ou não ganhando o Oscar, o filme está espalhando pelo mundo Elis Regina, Caetano Veloso e por conseqüência toda a cultura verdadeiramente brasileira. Não importa se Caetano está cantando Currucucu Paloma. Escolheram alguém do Brasil.



Quando falo em projeção internacional incluo todos os gêneros musicais. Não só a rotulada MPB. Centenas de artistas e bandas representariam melhor o nosso país do que as Sheilas e Cia. Nada pessoal quanto ao grupo. Cada um grava o que quer e ouve o que quer. Estamos em uma democracia. Ou, pelo menos, dizem.



Nos Estados Unidos, o artista do momento é um cara que adora xingar a própria mãe e tudo que ele não concorda. E vende muito. Até virou filme. A terra de Tio Sam também não é um país sério!



Acredito que se deixassem as rádios de todos os cantos deste continente chamado Brasil selecionarem, com seus ouvintes, o que há de melhor e mais vendável em cada região, tocaria e entraria no mercado o que o povo quer ouvir e não o que uma meia dúzia de três ou quatro decide.



Eu fico ROUGE de raiva com esta situação!







Silvio Alvarez, 36 anos, é assessor de imprensa da banda rock pop YSLAUSS, artista plástico de colagem e colunista.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui