Usina de Letras
Usina de Letras
123 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O açucar -- 24/05/2001 - 15:40 (IVANILDO PORFÍRIO DA CRUZ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O AÇÚCAR



Ivanildo Cruz



A manchete do jornal anuncia: “Pais consome 375 toneladas/ano de balas e confeitos produzidos por empresas de vários portes.” (Diário de Pernambuco, de 15/05/00). A produção nacional foi além do consumo, atingindo 438 toneladas em 99. Essa quantidade coloca o País em segundo lugar na produção mundial de açucarados. “Açúcar – sacarose refinada, produzida pelo múltiplo processamento químico do caldo de cana-de-açúcar ou de beterraba e pela remoção de toda a fibra e proteina, que representa 90% da planta.”

( William Dufty, em “Sugar Blues”).

“Mesmo o açúcar natural, era completamente desconhecido nos tempos de Buda, Lao Tsé e Jesus Cristo, pois não é mencionado nos anais da época – lembrava o prof. George Ohsawa em “Introdução à Macrobiótica”. George Ohsawa chamava a atenção para o fato da criança americana consumir atualmente o açúcar numa proporção desmedida comparada com as crianças de cinqüenta anos atrás. Não é de admirar o fato da leucemia e outros cânceres roubem a vida de mais crianças, mesmo pequenas, pelas bebidas adocicadas, balas, sorvetes e doces. Ohsawa comenta ainda que esses alimentos artificiais dentro do corpo humano, vão lentamente destruindo a resistência sangüínea, muscular e óssea. Os ossos se tornam finos e quebradiços. Assim como o açúcar derramado nas nossas cozinhas atrai formigas e insetos, também atrai micróbios e os parasitas para os nossos corpos – lembrava o escritor.. Uma criança criada dentro do critério da educação vitalícia cuspirá automaticamente o açúcar que lhe for dado, pois este lhe queimará a boca.

Ohsawa concluia de modo contundente: “Aquelas pessoas tolas, que dão ou vendem balas às crianças, terão um dia que passar pelo horror de descobrir que são as responsáveis por conseqüências imprevisíveis.”

Já a escritora Sônia Hirsch em “Sem Açúcar com Afeto”, afirma que no Brasil existiam oficialmente l0 milhões de diabéticos, em 1996. “A diabete é a terceira doença que mais mata, depois do câncer e das doenças cardíacas. Das crianças que nascem agora, uma em cada cinco vai ser diabética – esclarece. Informa também que são adicionados 25% de açúcar nos refrigerantes e cervejas. Cigarro, chocolate e dononinho igualmente levam açúcar. Por incrível que pareça, até a pasta de dente e drágeas de vitaminas recebem sua porção de açúcar.

Ela acrescenta a lista dos efeitos perniciosos do açúcar, que vai da enxaqueca até a depressão. “Fora as infelicidades não diagnosticadas”. Pode-se viver sem a sacarose 99% pura – esclarece Sônia e acrescenta: “Não se pode viver é sem glicose, um tipo de açúcar produzido pelo organismo a partir de quase tudo que a gente come – cereais, legumes, verduras. Esse é o que dá energia. É todinho preparado pelo aparelho digestivo para esse fim. Sem ele a gente não anda, não pensa, não funciona. Já com açúcar refinado, que nos rouba minerais e vitaminas, afeta o sistema nervoso e altera todas as funções físicas e mentais, a gente anda, a gente pensa, a gente funciona – mal.” Conclui a escritora no seu jeito peculiar.





20/05/00









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui