Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Chuva, pipoca e histórias -- 11/03/2004 - 18:05 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Chuva, pipoca histórias...

_Como chove e troveja bastante! Isso me faz pensar no profeta Elias quando fez chover e depois parar a chuva. Ah! Se eu pudesse parar essa chuva...

Flavinha, ouvindo atentamente o desabafo da mãe e disse: _Mamãe, preciso ir à escola. Perto do colégio está tudo alagado.A professora falou um dia para nós, em época de tempestade é melhor ficar em casa e deixar o temporal passar.
_Fique calma, minha filha! Isto é um fenômeno da natureza muito comum nessa época do ano e no verão , chove muito em áreas tropicais. Realmente os raios nessas regiões causam muito perigo! Espere passar a tormenta disse a senhora à filha.
_ É verdade, mãe! É Deus que fala aos homens através da chuva, dos raios e dos ventos?
_ Na antiguidade os homens acreditam assim... conclui a mãe.
_Vejo que você está entendendo as coisas das ciências dos homens, e não se esquecendo das ciências de Deus! Pegue aquele livro azul que está na estante.
_Qual ? pergunta a menina: Aquele que fala do profeta que subiu num carro de fogo?interroga atentamente
_ Como você sabe? Leu meu pensamento! É a respeito de Elias que quero fala ,disse a mãe.
_Mas, Elias, o meu vovô?
_Não. Sente aqui, que vou dar início a história.
_Mãe, antes deixa eu ir buscar a pipoca e o meu travesseiro. É bom ouvir história bem confortável!

Ela saiu, foi até o quarto e voltou bem depressa. E disse:

_Agora mãe, fala sobre esse tal Elias!
Ela começou primeiro narrando os fatos importantes que marcaram a vida do profeta.
_Elias era um homem extraordinário, minha filha.
_Por quê? Fazia muitos milagres? _ Perguntou Flavinha.
_Também por isso, mas a sua fé na Palavra de Deus chegou até fazer prodígios. Ressuscitou mortos!
_ O que é ressuscitar , mamãe?
_ É dar uma vida nova e fazer a pessoa viver de novo.
_ Nossa, mãe! Esse profeta era grande, mesmo! Conta como ele era!
_Era completamente descuidado com as coisas do corpo _ frisou a mãe. Não tinha ambição material...
_ Como assim? _ indagou a menina com grande curiosidade.
_Ele usava uma túnica velha, um cinto de couro, cabelos longos e crespos; nem se preocupava com a sua alimentação. Ele acreditava que Deus estava sempre o alimentando, tamanha era a sua certeza no Pai do céu..
_ Por que isso, mamãe?


A mãe percebendo a curiosidade da filha aprofundava- se cada vez mais na vida do profeta.
_ Onde ele passava pedia um pouco de comida e falava de Deus; era um andarilho. Viveu uma vida errante, pregando a Palavra e fazendo milagres.
_Mãe, fala dos milagres de Elias.
_Está bem! Dizem que ele foi alimentado por um grande pássaro e todos os dias esse animal trazia- lhe uma caça que servia de alimento.
_Então ele só assava a carne?
_Sim, o pássaro caçava enquanto Elias trabalhava com os ensinamentos de Deus ._Ah! Igual àquela passagem de Mateus: " Não preocupeis com o dia de amanhã. Porque o amanhã, a si mesmo trará o seu cuidado".conclui a mãe .

E os milagres de Elias?_ pergunta curiosa para saber!
_Ah! Dizem que Elias movia as forças da natureza com a força da Palavra.
_Então ele era mágico! _deduziu a menina.
_Não. Era um profeta e agia através da Palavra de Deus, não usava truques ou superstições; usava oração, assim que conta a história sagrada.
A história da viúva que apanhava lenha você encontra na Bíblia. Pegue a sua e abra em 3 Reis 8-15.
_ É mesmo, mãe! O lugar estava passando por uma grande crise, tudo estava seco e Elias fez chover, ele orou e choveu, depois orou e parou de chover.
Igual a hoje, não pude ir à escola mas estou aprendendo as coisas de Deus lendo o livro mais lido no mundo, disse o meu avô
_ É verdade, a Bíblia está em todos os lugares e traduzidas em diversas línguas..
Vamos continuar a historinha de Elias disse ela à filha:
_ Ele era muito engraçado e isso li nas lendas que o seu vovô me contou quando eu era ainda criança como você..
_Ah, o vovô Elias? _ insistiu Flavinha.
_ Sim, ele também ouviu do avô dele que era um judeu muito religioso e temente a Deus.
Diz a lenda que Elias em todo lugar em que chegava falava de Deus, quando via alguém muito pobre, ali deixava sua caixinha, uma espécie de baú.
_Ah, a caixinha mágica! _ falou um pouco alto a menina.
_ Deixe- me continuar a história, Flavinha. Certa vez ele chegou a uma casa em que havia muita pobreza, pois faltava tudo.
_Até o que comer, mamãe?
_Sim, mas Elias providenciou o alimento, depois deixou a caixinha, dizendo::
_"Vocês poderão pedir tudo o que quiserem pois esta caixinha vai encher- se mas, não se esqueçam de fundar Sinagoga, de ler a Torá e de alimentar os pobres".
_ Mãe, o que é Sinagoga e Torá?
_Sinagoga é a casa de Oração dos judeus e Elias era judeu; Torá é o livro sagrado desse povo.
_E a família da história como ficou? _ perguntou
_Sete anos depois Elias voltou para visitá- la.
_Esperou sete anos para voltar? _ Flavinha surpreendeu- se.
_É minha filha. O sete é o número da perfeição, diziam os antigos que um homem justo, era representado pelo número sete.
_ E a família, como estava,mamãe?
_Ah! Elias foi lá, bateu na porta e veio atender uma senhora usando belas jóias e aproximando- se dele disse:
_ "Não tenho tempo, não está vendo que estou sem minhas criadas! Por isso é que estou aqui na porta para atender mendigo. Vá embora!"

Saiu Elias e foi ao encontro do marido da mulher má e disse a ele:

_ Quero falar com você.
_Quem é você? _ perguntou o homem, irritado...
_Sou o dono dessa caixinha que está em cima da sua mesa. Vim buscá- la.

E o homem assustado com a presença repentina daquele homem humilde dirigiu -lhe a palavra de forma áspera
_Por quê?
_ Você não precisa dela e não fez o que eu disse. Elias então, pegou a caixa e levou- a consigo.
No caminho, encontrou outro pobre a caixinha. Inesperadamente deu- lhe Flavinha interrompeu a sua mãe e completou:
_Fundar Sinagogas, ler a Torá e ajudar os pobres!
_Vejo que você está entendendo a história, então vamos continuar.

Passados sete anos, voltou Elias e bateu na porta atende uma mulher bem arrumada mas
cheia de simplicidade . Ele lhe pediu comida pois estava com muita fome e assim falou: _"Estou faminto e venho de longe".

A mulher imediatamente procurou servir Elias oferecendo- lhe o necessário: Banho, roupas e alimento.
Elias se comoveu e disse a senhora:
_Chame o seu marido!

Nesse instante o marido da dona da casa chegou e cumprimentou Elias:
_Olá, senhor! Como vai?

Elias respondeu- lhe:
_ Vejo que vocês fazem tudo direito, alimentam os pobres e oram.
E o marido interrompendo Elias completou:
_Também fundei algumas escolas de leitura da Palavra.
Elias agradeceu- lhe dizendo_ Por isso o Céu está aberto para você. "Quem é fiel no pouco , é fiel no muito" Onde está aquela caixa que deixei aqui?
_Está lá no quarto, afirmou o homem.
Elias continuou:
_ A caixa ficará com vocês até o fim de suas vidas. Este é o pagamento que Deus está retribuindo a sua família - A PROSPERIDADE.
O homem perguntou:
_Quem é você, senhor?
_Sou Elias.
_ Ah! Aquele que fez chover?! _ concluiu o homem, espantado.
_ E parar de chover não é mamãe? Falou a menina , comovida.
_Sim. Agora vamos abrir a janela porque já faz sol.
_ Eu vou brincar com meus amiguinhos e contar essa história de Elias. Até logo , mamãe.

E mãe olhando de para a filha pensou: _ Fizemos uma linda oração!


VOCABULÁRIO:
Andarilho – aquele que anda muito.
Errante – que vagueia de maneira incerta. Sem destino, sem domicílio.
Extraordinário – aquele que vai além do costume, do normal, excepcional. Notável.
Milagres – Fenômenos interpretados pela intervenção de Deus, que não se explica pela lei humana.
Ressuscitar – trazer um ser morto à vida.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui