Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O futuro da democracia... do Usina de Letras II -- 21/03/2003 - 20:58 (Athos Ronaldo Miralha da Cunha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O futuro de democracia... do Usina de Letras II

Athos Ronaldo Miralha da Cunha



Gostaria de dizer inicialmente que não pretendia voltar ao tema acerca das assinaturas do Usina, visto que julgava ter encerrado naquela argumentação.

Entretanto, o texto fazia um chamamento aos assinantes que estavam em um silêncio obsequioso no QA. Utilizando mormacentas tardes e mornas noites, folgados em um espaço generoso e virtual.

E uma das intenções do texto era justamente essa, trazer a opinião desses autores, reconhecidos pela capacidade intelectual, literária e inteligência, posto que estavam usando o QA para assuntos outros, relevantes também, mas que não eram os assuntos dominantes dos não assinantes. Aqui fora havia uma gritaria geral. Transparecia pelo QA que a normalidade, digamos assim, democrática estava intocada.

Na primeira inserção sobre o assunto em tela, pretendi discorrer sobre a democracia do Usina. Nada além disso... Pseudofilosofia sobre a democracia interna do site.

Entendo e continuo achando que houve restrições nessa nova postura do Usina. Segregação e exclusão, isso não podemos deixar de reconhecer que há. Um exemplo: Hoje, o QA deu-me essa certeza. O Quadro de Avisos discutiu esse tema, todos os assinantes tiveram a oportunidade de colocar e ler os argumentos. Particularmente, fui citado em um título de uma contra-argumentação. Diga-se, a bem da verdade, legítima, plausível e necessária... Mas não convincente.

Por que segrega exclui e discrimina? Respondo. Eu não tive como colocar meus argumentos mesmo sendo citado. Como chamamos isso? Não podemos negar que existem incluídos e excluídos, em que pese as fortes ponderações sobre os custos do Usina.

Aqui quero fazer um parêntese.

RICARDO OLIVEIRA.

O Ricardo é uma pessoa que eu estimo muito, talvez pela sua extremada educação e sensibilidade com as palavras. Hoje, Ricardo surpreendeu-me extremante em um pequeno gesto. Ele teve a sensatez de colocar o meu texto no QA. E assim outras pessoas puderam ler o contraponto do que estava sendo discutido no QA. Ricardo mostrou que é correto, trabalha com o contraditório e com o exercício dialético. Enfim, um verdadeiro democrata. Fico muito agradecido.

Não pretendi jamais colocar ninguém contra ninguém, apenas detectar o sentimento dominante no Usina. Se é que havia esse sentimento. Pois considero amigos e companheiros todos os que tem acesso ao QA e são assinantes do Usina. Aliás, Waldomiro que seria o maior atingido com os argumentos disse-me que gostou do texto e cumprimentou-me pela clareza das ideais. Waldomiro entendeu que não é nada pessoal como eu também entendo quando colocamos em pauta os custos do Usina.

Finalmente. Quando Dom Kless pinça apenas uma frase ele descontextualiza toda uma argumentação construída e formada parágrafo a parágrafo. E quando coloca “como se houvesse os COM DINHEIRO e os SEM DINHEIRO”. Amigo kless, há os com dinheiro e os sem dinheiro, até mesmo no Usina de Letras.

Caros amigos! Continuo constrangido em participar desse clubinho... Decepcionante... Esperavam mais desse gaúcho? Não creio estar cometendo uma injustiça e sim uma constatação. Digo-lhes, participarei, mas vou ainda dar um tempo.





O primeiro

O futuro da democracia... do Usina de Letras

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui