Usina de Letras
Usina de Letras
78 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62240 )

Cartas ( 21334)

Contos (13265)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Faça amor, não faça a guerra -- 05/03/2008 - 08:53 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fernando Zocca

A mente psicótica, num surto alucinatório, embebeu um trapo no suco de carne crua, lançando-o depois no quintal da casa vizinha onde o cão o deglutiu.
Não era essa a primeira nem a segunda vez que o adoentado, orientado pelo consenso da quadrilha, cometera aquele desvario.
Esse gesto hostil, maldoso, era fruto das árvores más de um dos bairros periféricos mais tumultuados da cidade.
É sabido que pessoas aos doze anos, ao entrarem na fase sucessória da infància, são acometidas por uma afecção denominada esquizofrenia.
O termo esquizofrenia capitula uma série de sintomas dessa doença, dentre os quais os distúrbios da afetividade.
Dois ou três indivíduos, da mesma família, passando juntos por esse período, surtados, podem até balançar as convicções pacifistas de parentes mais idosos, tal o desarranjo que provocam.
É bem mais fácil a contaminação dos mais velhos quando limitados pelo analfabetismo, supersticiosos e indefesos diante dos terremotos incessantes.
E tudo pode tornar-se mais nebuloso ainda, se os tais antigos, supersticiosos, não portarem a higidez mental ou emocional que lhes mantenham o bom senso, o equilíbrio.
A invasão hormonal dos tecidos do cérebro e demais órgãos dos vários sistemas, provoca tamanho desconforto que induz as condutas beligerantes.
A não propagação das ações destrutivas depende então do juízo dos mais velhos. Houve um tempo em que a frase "faça amor, não faça a guerra" nunca esteve tão correta.
Os adolescentes, por inexperiência, ajuntam vários resultados frustradores que poderão desencadear atitudes agressivas; dentre elas podem estar tanto a prática do louco ataque direto com pedras, como o furtivo que embebe trapos nas secreções de carne lançando-o depois aos animais.
Saindo o adolescente ileso, impune dos crimes que comete, em decorrência das perturbações hormonais, passará por uma fase transitória, que logo o porá diante da demência senil. A loucura dos velhos depravados pode colocá-los em situações das mais ridículas e humilhantes tais como as do bêbado e drogado, que agride parente ou vizinho com tijolos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui