Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62230 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50626)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A IMPORTÂNCIA DE CADA UM -- 03/02/2001 - 23:30 (MARCIANO VASQUES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A IMPORTÂNCIA DE CADA UM

Uma mulher simples gostava de contar coisas do seu povo. Uma mulher e seus doces e sua sabedoria.Sobre ela, escreveu Carlos Drummond de Andrade:
-"Cora Coralina é a pessoa mais importante de Goiás. Mais que o governador, as excelências, os homens ricos e influentes do Estado...Cora Coralina, um admirável brasileiro."
Diante dos grandes espíritos da humanidade, como Akhenaton, Buda, Cristo, Santo Agostinho, Erasmo de Roterdam, Voltaire..., se compreende a grandiosidade da alma, e também se navega na perplexidade do tempo perdido com pormenores e conversas improdutivas.
Tentamos nos agarrar ao desperdício do tempo para reencontrarmos a coerência e o destino de participantes das forças do universo.
Grandes espíritos da fraternidade, expansão universal da mente, responsáveis pelos destinos do pensamento e do coração humano, mas nos sentimos sós dentro da vida inautêntica e queremos clamar pela autenticidade, como clamaram Heidegger, Nietszche e Clarice Lispector. Lançarmos ao espaço o grito ferido pelo que nos roubaram, o nosso inestimável tesouro, mas nos sentimos impotentes.
Então chega o momento de se ouvir a música do vento, olhar ao redor, abrir uma outra espécie de livro.
Olhar ao redor e encontrar outros grandes espíritos.Os que não são notados no emaranhado do cotidiano, na insensatez do dia a dia, na surdez e cegueira cotidiana, no aparato burocrático e insensível que nos impede de abraçar as pessoas que embelezam o mundo com os gestos que ninguém vê.
A atendente hospitalar que cuida com zelo, carinho e amor, de cada detalhe do doente, cuidado amoroso que traz a esperança e a lucidez da fé na vida e no ser humano.
O pai amoroso, o amigo sincero, a moça prestativa, o vizinho solidário, a professora atenciosa, o jovem angustiado com os caminhos da humanidade, alguém preocupado com os animais, com os cães abandonados e as atrocidades contra os seres mudos e indefesos.
Reparar na existência dos grandes espíritos do cotidiano que não edificaram nenhum sistema filosófico, nenhuma religião, - mas, que levam, sem alarde, a sua contribuição ao aprimoramento do mundo, com a simplicidade herdada dos mestres da humanidade, a voz pausada, a mão estendida e a ternura sobrevivente no peito- , é o primeiro passo para a compreensão da importància de cada um.
Ao se desvelar a porção Cora Coralina em cada um de nós, ao se retirar o véu que encobre a compreensão, abrimos também os horizontes da mente e nos aproximamos da grandeza espiritual que nos rodeia a cada manhã, a cada entardecer, a cada anoitecer.

MARCIANO VASQUES

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui