Usina de Letras
Usina de Letras
63 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O sonho de dona Lucy -- 15/03/2004 - 10:53 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O sonho de dona Lucy

Thock... thock... thock... Era assim o ruído que saía do solo daquele estranho lugarejo.
_ O que é isso, minha gente? _ pergunta seu Chico, assustado com os constante barulho que surgia de todos os cantos dali.
_ Corre, gente! _ diz seu Barcelos apressadamente dirigindo-se à sua casa. _ Acho que estão costurando a nossa cidade! Corre, corre gente, avise ao seu Neneu! O barulho está aumentando e muito cuidado com a área em que fica o chafariz, dona Vitória!
_ Agora, o som está na porta da minha cozinha, parece que o mundo veio abaixo! _ Exclama a vovó Pepa, assustada com tudo o que assistia.
Enquanto isso, a notícia se espalha pelo arrarial como água que desce pelo morro.Homens, mulheres e crianças disputam o mesmo caminho, correndo para se abrigar do perigo na escola. O seu Waldemar, desorientado, erra a porta de sua casa e entra, em cheio, na casa de dona Helena que, naquele instante, preparava o seu café matinal.
A escola desceu morro abaixo com o tremor da terra, dona Helena, a senhora precisa mudar daqui urgentemente!
Dona Lilica, a costureira da região, logo que ouve a notícia, preocupada abre a janela e pergunta à sua vizinha:
_Está chegando uma nova costureira nesta cidade?! Não pode ser ... Já tenho tão poucos clientes... Como vou fazer?!
Enquanto isso, o seu Firmino o dono do mercadinho se espanta e comenta apavorado com os acontecimentos à sua volta.
_ Não encontro mais as mercadorias que havia colocado nas prateleiras . Cruz credo! O meu armário ficava à direita, como é que apareceu à esquerda ?
Do outro lado da estrada, dona Alzira assustada com a onda de poeira que se levanta afirma:
_ O meu pé de coqueiro saiu do meu quintal, foi parar na porta da sala da dona Zina! Não sei mais o que pensar... Até a cerca da dona Ladu, que já foi a nossa divisa, agora está dentro do meu quintal, vou precisar chamar o topógrafo para fazer a medida dos nossos terrenos.
E continua desabafando: _ Parece que a nossa cidade virou pelo avesso, nem sei mais a quem recorrer! Isso precisa ser melhor esclarecido... Vou rápido chamar a defesa civil!
Seu José, interagiu na conversa e disse: _ Já foi pedido o auxílio ... È melhor chamar um geólogo para desvendar esse mistério.
_ Outro dia veio um desses estudiosos do solo falou que poderia ser problemas ligados às camadas da terra _ disse dona Rosinha, que morava mais acima e, devido aos constantes abalos, estava dividindo também o quintal com a dona Didi. _ E a coisa já está pra lá de engraçada: o guaiamu que vive em área de maguezais, cada vez sobe morro acima, até embaixo de camas ele já foi avistado.
_ Isso é absurdo! _ exclama o seu Galdino que ouve atentamente a conversa dos moradores de sua rua e, em seguida, afirma:
_ Desse jeito é melhor chamar o reverendo, se ele também não sair correndo rua afora. Mas, querendo ou não, o povo vai ter que orar, pois somos mil habitantes e daqui a algumas horas, estaremos vivendo no mesmo quintal, já que a cidade se estreita a cada instante e as casas estão muito próximas, uma das outras, que até forma uma só avenida.
Desesperado, com tudo o que vinha ocorrendo naquele vilarejo , fala em tom bastante alto o seu Orlando:
_ A estrada diminuiu e só se passa a pé ou a cavalo!
_ E a linha de trem? _ pergunta a vovó Jurema apavorada.
_ Foi soterrada, nem trilho se vê! _ conclui o seu Orlando.
_ E quando chega o trem , mãe? _ indaga o filho de dona Jurema, coçando a cabeça preocupado.
De repente, alguém ouve um novo som: Trim..., trim..., trim..., É o relógio que desperta doma Lucy de seu sonho fantástico, devido ter comido no jantar uma consistente feijoada.

Vocabulário:
Arraial: pequena povoação, lugarejo
Chafariz: Construção de alvenaria provida de uma ou mais bicas ,por onde corre água potável


Consistente – sólido, espesso,

Geólogo – o especialista em Geologia,aquele que estuda a natureza da terra e a característica do subsolo.
Guaiamu ou Guaiamum – espécie de caranguejo de carapaça azul, provido de uma pinça pequena e outra grande, vive em tocas escavadas nas praias.

Matinal relativo a matutino - manhã
Topógrafo Técnico que procede às operações de levantamento topográfico de um terreno, localização através de medidas uma área.

Terremoto Abalo ou tremor na superfície terrestre, originário de um foco subterrâneo.

Soterrada : coberto de terra, aterrado , metido por baixo da terra.
Vilarejo – pequena povoação
FIM
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui