Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A expressão surge com a vida -- 23/03/2003 - 15:02 (Alan Carlos Dias) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos








Os movimentos, as mudanças de fisionomias, o choro, os gritos, são provocados por sensações de fome, de frio ou de dor.

Essas primeiras manifestações do bebê são interpretados pelos pais como sinais de suas necessidades, às quais eles procuram dar uma resposta imediata.

As diferentes formas de expressão da criança , durante seus primeiros meses de vida, constituem uma primeira forma de comunicação com o mundo desconhecido que a rodeia.

Aos poucos , a criança vai relacionando seu choro com a chegada do alimento à boca e, a partir daí, suas expressões não são mais gratuitas, mas voluntárias ( instintivas ).

Pouco a pouco, o saltos, os gritos e as garatujas vão se transformando em mímica, dança , canto, desenho e modelagem. O jogo lúdico ( brinquedos educativos ) muda espontaneamente para o jogo dramático (relativo a drama, comovente , patético ).É importante que essas transformações aconteçam naturalmente, proporcionando à criança o prazer de novas descobertas.

A aprendizagem das atividades de expressão artística fundamentam - se no binômio ( dois termos ) espontaneidade/técnica.





FORMAS DE EXPRESSÃO HUMANA





Desde os tempos mais remotos da humanidade, os homens têm procurado comunicar - se uns com os outros. Do desejo de comunicação nasceram as mais variadas formas de expressão. Temos o hábito de empregar a expressão linguagem verbal para designar o sistema de comunicação que os seres humanos usam com mais freqüência. Em determinadas circunstâncias, porém, os homens utilizam outros sistemas de comunicação: uns sonoros como o apito; outros visuais, como o código de trânsito.

Há vária formas de representar seres, fatos e objetos , e a semiótica ( ciência da linguagem ) as classifica da seguinte maneira:

Índices: mantêm uma relação direta, causal , com o objeto representado: por exemplo, nuvens são índices de chuvas, fumaça é índice de fogo etc. ( um fenômeno é índice de outro )



Sinais: correspondem a uma intenção e resultam de uma convenção entre o emissor e o receptor ( o que fala e o que escuta ). O sinal exprime, em geral, uma informação simples. Assim, sinalizar com uma lanterna ou assobiar podem indicar : "Eu estou aqui!", ou então "Vamos!"



Símbolos: são representações, baseadas em convenções, que podem evocar um objeto, uma situação ou uma instituição. Exemplos: as palavras em geral; condecorações; bandeiras. As artes se utilizam dos mais diversos símbolos.



Ícones: mantêm uma relação de analogia (semelhança ) com o objeto.

Exemplos: imagens religiosas, ídolos, fotografias.



A voz, o gesto, a palavra e a mímica são formas de expressão através das quais se estabelece a comunicação entre os homens.

E de que forma se expressão os homens?



Através de gestos



A elaboração dos gestos nos conduzirá à expressão corporal, à mímica, à dança.



Através do grafismo



A utilização do traço e / ou da cor nos levará à expressão plástica.



Através de sons



Observando os entornos sonoros , a produção de sons com o próprio corpo e utilizando instrumentos, chegaremos à expressão musical.



Através da modelagem



Esculpindo diversos materiais, explorando variadas formas, chegaremos à expressão plástica.

Através da linguagem verbal



O ser humano utiliza a linguagem oral, tendo criado também uma linguagem escrita.

À medida que o progresso avança, apoiado nas descobertas científicas, cada vez mais se aprimoram os meios de comunicação. O telefone, o rádio, o cinema, a televisão e o teatro são meios de comunicação que se sofisticam a cada dia.















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui