Usina de Letras
Usina de Letras
86 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Brasilíndios -- 15/03/2004 - 17:35 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

“Brasilíndios”
Então, diz Rubens na hora do recreio aos amigos de turma:
_ André, nosso colega Luiz , também joga futebol no Tupi, você sabia? Disse ele que é um time formado pelos garotos que moram perto de sua casa!. Também comentou que lá tem jogadores de diversos estados do Brasil ... São capixabas,cariocas , paulista , tem até do Mato Grosso do Sul. Até cheguei a comentar com ele se o Tupi estava contratando goleiro, por que eu queria jogar no gol..
Logo em seguida alguém pergunta:
_Por quê tantas pessoas de outros Estados no time do Luiz? _ pergunta André
_ São os moradores que vieram residir no bairro onde ele mora . Lá tem moradores de diversas regiões do País, e o líder da comunidade sabendo disso, resolveu criar um time de futebol de adolescentes. Responde o jovem ao amigo.
_ Que boa iniciativa, diz André .
Dona Reny que passava pelo local ouve a conversa e trama uma idéia em silêncio :
_ Quero encontrar um jeito de dar continuidade a esse assunto na sala de aula. Assim, todos saberão que existem movimentos importantes que acontecem em muitos bairros das grandes cidades.. Assim quem sabe , pensa ela , sobre a atitude do líder da comunidade , vai haver uma diminuição da violência e, conseqüentemente mais alunos terão interesse pelo esporte , pela escola, pela família! Todos irão participar da iniciativa do professor de esporte.
O início da aula se passa em clima de alegria.
. Ela faz uma pausa e comenta:
_ Gente, temos bons jogadores aqui...vocês sabiam?
_ Quem? _ Pergunta Edmar com ar de espanto.
_ São os jogadores do Tupi, comenta a professora .
_ Tupi! Exclama a classe.
Rubens se levanta e se apresenta .
_ Sou eu que vou ser o goleiro do Tupi.
A turma fica euforia, a professora pede silêncio e comenta :
_ Vocês nunca ouviram nessa palavra?
_ Já.
_ Então . Por que razão desse espanto? Está aí um bom tema para a nossa aula de hoje. E começa narrando assim a história:
_ O Tupi, era uma língua falada, até o século XIX no litoral do Brasil pelos índios, os primeiros habitantes . Hoje no Amazonas estado da região Norte do Brasil é conhecido sob o nome de nheengatu. O seu dialeto, o guarani, foi falado pelos índios do sul do país. Era uma forma de falar que não possuía um sistema de escrita.
_ Como os índios se comunicavam com os outros homens fora da aldeia? _ pergunta Cláudio.
_ Isso é uma história muito longa e deu muito trabalho para os colonizadores, disse ela ao aluno.Foram os missionários jesuítas, que ouvindo os indígenas falar desenvolveram uma forma de escrita através dos sons que eles emitiam . Esses sons foram associados aos conhecimentos da língua européia e nasceu um novo português no Brasil. Dentre os Jesuítas teve destaque o Padre Jose de Anchieta e Padre Manoel da Nóbrega.
_ Vocês sabiam que foram os jesuítas os primeiros comunicadores do Brasil? Foram eles que sentiram a necessidade de falar e entender os nativos dessa terra. Assim gente surgiu a primeira gramática tupi-guarani , cujo autor foi o Padre José de Anchieta que foi conhecido como o Apóstolo do Brasil. Fundou cidades , vilas e fez o conhecimento do indígena fazer parte da cultura brasileira. Afinal são eles, os indígenas , os primeiros habitantes do Brasil, assim sendo é o genuíno povo brasileiro. Eles que deram origem a nossa formação através da miscigenação com outros povos como, europeus e africanos..
_ Conta mais sobre essa gramática professora?
Ela pede a um aluno que vá a biblioteca e pegar o dicionário . Enquanto isso ela aguarda a turma ficar mais em silêncio e espera a chegada do livro .
_Chegou!!!
_ Pois bem; vamos retornar a história ...
_ A gramática que foi mais utilizada no Brasil, era composta por um grupo de palavras mais usadas pelos índios da região. Era uma espécie de dicionário que os jesuítas utilizavam para entender o que os índios estavam falando. E assim, pôde se comunicar europeus com “brasilíndios”.
_ “Brasilíndios”? _ Sim . Um nome que mescla a Brasil e índio e para fazer vocês entenderem da importância que teve esses indígenas , primeiros brasileiros da Terra de Santa Cruz, como era chamado o Brasil naquela época.
Vocês não irão encontrar essa palavra no dicionário, por que é um – (Neologismo) – palavra de criação recente. Por que vocês sabem que devemos sempre recorrer ao dicionário quando não sabemos o significado ou como escrever uma palavra. E a professora olhando para o livro que descansa sobre à mesa diz em pensamento::
_ Logo você entrará em ação...
E prossegue a história e a turma participando atentamente a cada descoberta.
_ Com a chegada de muitas famílias portuguesas ao Brasil, a partir do século XVIII, o tupi tornou-se um substrato em relação ao português. Mesmo assim, ele continuou a influenciar a nossa língua portuguesa . Foi ele que deu riqueza ao português falado aqui no Brasil. Quantas palavras, nomes de cidades, bairros, nossos costumes, alimentos e outras estão no dicionário, graças a influência da língua indígena brasileira.
Vamos pegar o dicionário e procurar algumas palavras que vieram dessa origem , que também , somou a cultura do brasileiro.
_Temos algum capixaba, carioca na classe?
_ Levanta a mão 12 alunos.
_ Capixoba disse ela : assim que os indígenas chamavam aos moradores de Vitória , que viviam da agricultura de milho; significa (roçado de milho)
_ Carioca – significa ( a casa do branco )
_ Tem alguém do Paraná, como eu?
_ Eu. Levanta a mão Jandira , uma tímida menina.
_ Sabe Jandira, seu nome é de origem indígena., significa ( abelha de mel)
. _ Então ,somos conterrâneas! disse dona Reny. Paraná ; quer dizer (mar veloz)
_ Niterói !? Tem alguém?_ pergunta ela .
_ Seu significado é (água que esconde ), responde Sandra que havia procurado no dicionário de gramática (Tupi-guarani-português), que estava sobre à mesa . Afinal ela também é fluminense, nasceu na região de Niterói!
_Professora Homero que saber o que significa Paraguai?
_ È verdade, Homero nasceu no .Paraguai ! Essa palavra quer dizer – (rio dos papagaios)
Mas temos muitos mais cidades e Estados ... Paraíba quer dizer – (rio que dificulta a navegação devido as suas correntezas)
A professora observa que o assunto e palpitante e convida os alunos dizendo assim:
_Vamos fazer uma pesquisa , procurando as palavras de origem indígenas: Nomes de Estados, cidades, ruas, frutas, até mesmo nome de estabelecimentos comerciais, como lojas, bancos etc.. Levem para casa essa tarefa de continuar a pesquisa. Conversem com os seus pais, procurem livros, jornais tudo que possam dar boas informações.Depois de pronta faremos um mural e poderemos iniciar um novo dicionário da língua Tupi para a pesquisa na escolar. Que acham da idéia?
Alguém pergunta rapidamente:
_ E o tupi como ficou ?
A professora sorri e conclui:
_ Ele nos deu a matéria para a nossa aula. Vocês Sabem qual é o seu significado? - ( o pai Supremo, o primitivo, o progenitor)






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui