Usina de Letras
Usina de Letras
87 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Henoc -- 16/03/2004 - 11:25 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
HENOC


" ELE ANDOU COM DEUS E NÃO FOI VISTO MAIS, PORQUE O SENHOR O LEVOU"



_SABEM A QUEM ESSA FRASE ESTÁ REFERINDO- SE?
_ Eu sei, disse Elen, a Henoc
_ Como você está sabendo Elen!
_ Ontem eu assisti na TV um pregador falando de Henoc.
_Você sabe falar alguma coisa do que ouviu , Elen?
_Sei. Que ele não morreu, e que foi levado ao céu num carro de fogo, como aconteceu com Elias. Era um escriba e deixou alguns escritos para o seu povo..
_ Muito bem Elen, você adiantou coisas importantes que iremos aprender.


UM NOVO COLEGA NO GRUPO


Enquanto se desenrola a conversa, Ana ,apresenta Augusto, um novo colega ao grupo.
_Seja bem-vindo Augusto disseram todos.

E a história continua.com a turma bastante interessada .
_ Enoc e Elias tinham algo em comum, eram escribas, gostavam de fazer escritas e leituras sagradas. Até falam alguns livros que eles seriam as testemunhas do Apocalipse, acrescentou José.
_ É verdade sim, as histórias narradas são muito antigas remotam de antes de 175 ªC.
_Como chegaram até aqui, perguntou a curiosa Ana.
_ Foi preservada na íntegra somente na língua Etíope. Mas existem fragamentos em grego, latim, aramáico. E recentemente no século passado 1947 foram encontrados na região do Mar Morto.
_ Ah! Foram os manunscritos? Pergunto Joaozinho?
_ Sim. O chamado manuscrito de QUMRAM

Continuando a história ...
_ O nosso patriarca era descendente de Adão, pai de Matusalém e filho de Caim. Só em falar nesses personagens , entramos numa grande história.
_É verdade, Matusalém foi o que teve uma longa vida nos escritos da Bíblia. Adão o primeiro homem, nascido da terra e Caim o primeiro fraticida.
_ Nossa José, você sabe muito, falou André! . Diz que é isso fraticida?
_ Fraticida é o nome que se dá aquele que mata o irmão. Caim foi quem matou Abel!
_ Calma, estamos conhecendo a história de Enoc, disse Elen
_Diz que também a Enoc lhe foi permitido conhecer a futuro da humanidade acrescentou ela.. Até mesmo o final dos tempos.
_ Então ele era astrônomo? Alguém acrescenta ironicamente. As
_ Dele é o livro astronômico, você com certeza não sabia! Nele explica o movimento da terra, dos planetas, as fases da lua, calendário, estações do ano. Pode se dizer que ele utilizava- se desses conhecimentos. Provavelmente seria um astrólogo ou astrônomo.
_Também falou de anjos!
_ De anjos! Exclamou André.
_ Falou sim, existem uma vasta literatura de anjos, criaturas que povoaram o imaginário desse Santo homem, que foram extraído do rolos secretos dessa época...

Um pouco cético levanta e fala André:

_ Será que realmente eles existiram?, Isso me parece coisa de novela!
_André , temos que admirar as suas perguntas. Elas ajudam as nossas investigações. Pessoas descrentes, quando tomam gosto pelo conhecimento da verdade, aumentam muito mais a sua fé.
_É mesmo, lembra José: Basta pensarmos no apóstolo Tomé!

_Vamos contar mais de Enoc e prosseguir a viagem no tempo que está muito bom : reforça Ana.
_Ele também falou do reino de Deus na Terra., e que ele seria estabelecido numa Paz.
_Como isso aconteceria? Perguntou Ana. Está escrito no Livro de Enoc: "Quando os senhores do mundo tiverem perdido seu poder e os pecadores e iníquos forem banidos da terra, a paz então reinará"
_Muito lindo isso; que bom que fosse verdade! Falou novamente André , questionando a frase.
_E só aguardar André. É o que devemos fazer.
Temos ainda algumas outras alegorias desse Enoc: ouça com atenção:
_Diz que Deus fez aliança com Noé, Abraão, Moisés e finalizou com Cristo.
Sabe como Enoc explicou isso?
_Ele explicou que as trevas desaparecerão para sempre, porque existirá somente a Luz. Essa Luz é a Verdade..
_Ah! Jesus se diz como a Luz do mundo. Ele é a última aliança mesmo de Deus com os homens! Fala Joaozinho!

_Enoc escreveu que aflito, Noé o procurou, porque pressentia a destruição da Terra. E diz que Deus falou a Noé sobre a arca, que haveria de construir para salvar a sua descendência.
_Então foi assim que surgiu o dilúvio , não é?
-Sim. Conta a história em gênesis 6.5,22... leia na sua Bíblia.
Nos livros antigos citam quando às águas baixaram da arca saiu um touro branco. Desse touro branco surgiram mais três. Esses três multiplicaram- se e dentre seus descendentes e saiu um touro branco.
_ Que matemática é essa, disse André. Parece até um clonagem de animais . Pelo jeito ele falou do século XX e XXI..
_ Os escribas utilizaram- se de metáforas. Pergunta a sua professora de português , qual o sentido dessa palavra.
_ Nós sabemos! Disseram a turma.
_Queremos saber por que ele usou animais nesta simbologia?
_ Lembram- se que Jesus foi chamado de Cordeiro de Deus, Leão de Judá? Então...
_Assim aconteceu com os patriarcas. Eles foram usados com esses nomes para identificar o seu comportamento.
_Abraão gerou Ismael, o Asno selvagem . Ismael um touro branco Isaac. Isaac , um porco selvagem Esaú.
_ Ah! Por isso que ele era peludo, disse Ana.
_Esaú, gerou um carneiro branco, chamdo Jacó. Jacó por sua vez gerou doze carneirinhos que são as dozes tribos de Israel.
E as ovelhas e os lobos, quem são eles .Perguntou José?
_ As ovelhas chamariam pelo Senhor das ovelhas, O pastor Moisés, com a Tábua das Leis cumpria a Promessa de Deus. . E os lobos os corruptores que estariam para matar as ovelhas seriam exterminadas pelo pastor das Ovelhas..

_Quem são eles? Isso foi metáforas usadas por Enoc em seu livro. Foram os egípcios que queriam devorar o povo judeu, e Moisés conseguiu vencê -los.
_ Então já sei disse José: O faraó o lobo e o Pastor Moisés e as ovelhas o povo que ele libertou.
_ É isso mesmo José, você entendeu a metáfora.!
Dentre as ovelhas a que mais se destacou foi O Cordeiro de Deus, você sabia?
_Ah! Aquele que tira o pecado do mundo! É Jesus cristo, afirmou Lucas ,o menino mais tímido do grupo.
_Parabéns Lucas!
Pelo que vocês estão ouvindo a história de Enoc é muito interessante e tem revelações magníficas.
_Joaozinho que atento a toda a história pergunta:
_Por que Enoc disse ,que somente a sua família seria salva do dilúvio?
_.Toda a sua família estava vivendo um processo de mudança de vida, Joazinho.. É o que todos nós precisamos fazer em algum tempo na nossa existência..
_ Você sabia que chegou esse tempo?! O tempo de mudar de atitudes? É só lembrar da palavra que Jesus disse a Pedro.

_"Tu me amas Pedro"?
_"Apascentas as minhas ovelhas"

_ Assim Ele confiou o seu rebanho a Pedro, .
_ E quem são os Pedro de hoje? Pergunta Joaozinho .
Diz André, agora ,um pouco atento a história.
Somos todos nós, homens, mulheres, crianças de hoje"
E a coordenadora do grupo diz em voz firme:
Hoje, é um presente de Deus, um anjo falou para todos nós
“A Terra precisa de ajuda - paz entre os homens."










Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui