Usina de Letras
Usina de Letras
295 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->A estratégia -- 09/04/2008 - 10:23 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A estratégia
Francisco Edilson Leite Pinto Junior (*)

`O desprezo é a forma mais sutil de vingança` (Baltazar Gracián)

Não, meu caro amigo, pode ficar tranquilo, pois isto nunca irá acontecer: nem voltei e nem pretendo, de jeito nenhum, voltar ao PT. Até porque, mesmo que o PT venha, novamente, defender as bandeiras da ética, da honestidade, da moralidade, das boas causas, isso soaria como Cassandra - aquela mulher que falava a verdade, mas ninguém acreditava.

Se deixei de escrever artigos sobre Lula e o PT (o último artigo que fiz foi em 06/09/2007) é porque, além do tédio que é falar destes dois, percebi que tinha que mudar a estratégia. Afinal, quanto mais são mostrados os desmantelos desse (des)governo Lula, mais ele aumenta a sua popularidade. E por que isso acontece? É fácil de entender: a opinião pública detesta a verdade; não foi à toa que ela crucificou Cristo.

Upton Sinclair teve a lucidez de perceber que `é muito difícil fazer um homem entender algo quando o seu salário depende de ele não entender`. Portanto, bolsa família, bolsa escola, vale gás, vale tapioca, etc, etc... compram, facilmente, a consciência de quem nunca a teve.

Além disso, não devemos nunca nos esquecer do que sabiamente Nietzsche ensinava: `Aquele que vive de combater um inimigo tem interesse em que ele continue vivo`. Quando batemos muito num adversário, podemos cair no erro de transformá-lo em vítima: `Não! Eles não são tão ruins assim...`. A dose excessiva do remédio vira veneno e pode promover efeitos colaterais indesejáveis, aprendi isso no segundo ano de
Medicina, na disciplina de Farmacologia.

Então, o que devemos fazer? Cruzar nossos braços? Assistir aos absurdos, de camarote? Fazer de conta que isso não nos atinge? É claro que não! Mas, devemos saber que a ira, a revolta, o ódio... não vencem a
batalha. É com o riso que se vence, dizia Nietsche.

E seria hilariante se todos os meios de comunicação deste país, a partir de agora, deixassem de veicular as `pérolas` ditas pelo nosso (infelizmente) Presidente e a sua `companheirada`. Já pensaram se naquele papo de botequim de quinta categoria, que Lula disse ter tido com o Presidente norte-americano (`Bush, meu filho, resolva sua crise`), ninguém tivesse feito nenhuma referência - nenhuma nota nem mesmo no rodapé da página de um jornal -, uma pessoa personalista como o Lula teria morrido de raiva. E seu fígado, é claro, pagaria o pato...

Pois ele sabe mais do que ninguém que Nelson Rodrigues tinha razão ao dizer: `Pior do que a morte é o esquecimento`. E um Lula não falado é um Lula morto.

Pois bem, meu caro amigo, esta vai ser a minha estratégia, quer dizer, a estratégia que aprendi com o sábio Sun-Tzu: `O chefe habilidoso conquista as tropas inimigas sem lutar`. Até por que, concordo com o Bispo Fulgêncio (467 d.C), quando disse: `A verdade aparecerá mesmo que a mutilemos`. Lula por si só irá se autodestruir. A podridão exalada do seu governo sufocará qualquer possibilidade de troca de oxigênio. E sem oxigênio, não há vida. E a necrose, causada pela falta de oxigênio do PT comerá todos os seus tecidos. A autofagia será inevitável. E olha que não precisaremos esperar muito tempo não, e nem ir tão longe. O deputado Fernando Mineiro e a sua pré-candidatura a prefeitura de Natal (RN) que o digam...


(*) Francisco Edilson Leite Pinto Junior é professor, médico e escritor (edilsonpinto@uol.com.br)

São Paulo - São Paulo - Brasil




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui