Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62178 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->GONORÂNCIA SOCIAL -- 26/03/2003 - 08:11 (Fernando Luiz Pirino Zanetti) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Desde que me conheço por gente, talvez seja a primeira vez que me proponho a falar de nós mesmos abertamente. Digo isso não por capricho pessoal mas por começar a perceber que de uns tempos para cá, apesar de termos ainda muuuuiiiittttoss hipócritas e aproveitadores de nós mesmos (a sociedade civil), existe um furor dentro desta mesma sociedade em busca de ideais e soluções as vezes simples e eficazes. Tá certo que ainda estamos começando a amadurecer. . . E como conseguimos isso? Na realidade todos nós temos muito mais liberdade, muito mais noção e consciência da nossa própria realidade.; controlamos muito mais nossos próprios atos, apesar de sermos um país com mais de 170 milhões de habitantes, uma distribuição de renda medíocre, que ainda possuí pessoas vendendo voto por um saco de farinha e que ainda conta com populistas e que vêem seu povo como um simples . . . cifrão; para ser político não basta ser prostituta ou ladrão (como dizem), mas sim um simples cidadão.

Mas e como acabar com as filas e filas do serviço público . . .? Sinceramente: “Não faço a mínima ideia!”. Não por achar que não haja solução, mas por ter certeza que ainda não temos consciência plena de tudo que fazemos, de tudo que desejamos; afinal de contas se a tivéssemos meios de comunicação não seria utilizados para fofocas e “instigação”, mas sim para informação; remédios não seriam usados para gerarem renda, mas sim para se curar; as pessoas marcariam consulta e iriam a mesma, não apenas ocupariam lugar de outras que realmente necessitam. E ai vocês me dizem irritados: “MAS É OBRIGAÇÃO DO GOVERNO, NOS DAR SAÚDE E EDUCAÇÃO!”; e então eu lhes diria: “Você já imaginou cuidar de 170 milhões de pessoas todos os dias, 24 horas por dia e ainda assim alguns milhões te roubarem e te enganarem e você sequer poder se defender, pois quem se comunica em nosso país, é aquele que muitas vezes vive do que mais rouba”. Se nosso país desse prioridade a EDUCAÇÃO, talvez pudéssemos sair desta confusão em menos tempo (quem sabe nuns quinhentos anos), pois com educação o cidadão consegue emprego; a pessoa conseguindo emprego consegue educar também seus filhos e se torna consciente de seus deveres, as vezes bobos, mas eficazes: não joga lixo na rua ou córregos (causa das enchentes), não deixa empossar agua em seu quintal (causa da Dengue), usaria camisinha (causa da AIDS), não depredaria bens públicos (orelhões, escolas,etc.), obedeceria as leis básicas de trânsito; ai quem sabe não precisaríamos de tantos presídios (para abrigar nós da sociedade), ficar em filas gigantes em Postos de Saúde e Hospitais, ter leis FEDERAIS que se proíba jogar lixo em locais públicos (somos os únicos no mundo a ter).

É ainda falta muito, mas acho que meus tata....ranetos irão conseguir. Vale lembrar que se tudo fosse fácil DEUS teria criado o mundo em apenas um dia ( afinal poder ele teria para isso ) e se realmente ele fosse brasileiro como muitos dizem, o teria feito em um dia e descansado os outros seis. Pensem somos Milhões. NÍNGUÉM senão nós mesmos podemos nos ajudar, lembrando sempre que: “Aquele que muito fala mal do serviço dos outros com certeza pouco fez e pouco irá fazer se um dia lhe derem oportunidade.”

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui