Usina de Letras
Usina de Letras
284 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->MARIANO DE JOAQUIMZIM -- 18/04/2008 - 01:49 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Era costume dos mais antigos registram os filhos homens apenas com o sobrenome do pai e as filhas mulheres, com o sobrenome da mãe. Mariano era filho de Joaquim Rodrigues da Silva, Joaquimzim ou simplesmente, e por causa dessa tradição foi registrado como Mariano Joaquim da Silva. Do mesmo modo, os filhos de Mariano, arrastaram esse Joaquim, daí a se ter: Manuel Joaquim, Cãndido Joaquim entre outros. Já a esposa de Mariano, se chamava Josefa e por isso, as filhas registradas como: Edwiges Josefa, Luíza Josefa, Rosa Josefa e Antónia Josefa, a caçula da parte das mulheres, porque Pedro Joaquim foi o último filho do primeiro casamento de Mariano.
Mariano era católico e não perdia os festejos de Nossa Senhora da Conceição, no dia oito de dezembro em Bocaina , terra de Josefa, sua primeira esposa. Nascido em 1877, foi um dos fundadores do Povoado Rodeador no município de Picos, Piauí, professor bem conceituado, alfabetizou todos os filhos, alguns genros, sobrinhos e netos. Sua história merece registro, não apenas pelo fato de ter sido uma figura de suma importància na comunidade em que estava inserido, mas também pelo lado curioso de sua história de vida. Ele foi ao mesmo tempo, padrasto e sogro de António Delfina, teve filhos que eram ao mesmo tempo, irmãos e cunhados entre si..
Conhecido por Mariano de Joaquimzim ou Mariano Grande, ele ficara viúvo com doze filhos para criar, entre eles, Antónia de seis anos. A algumas léguas distantes dali, mais precisamente nas Guaribas, município de Picos do Piauí, Delfina ficara também viúva, mas com apenas um filho, António, de doze anos de idade. Os dois viúvos se casaram e Delfina veio morar no Rodeador, trazendo António, seu único filho.
Depois que os dois viúvos se casaram, (Mariano e Delfina) geraram três filhos, Maria Francisca, Maria Floripes e Pascoal Silva. Nada haveria de curioso, se António filho do primeiro casamento de Delfina não tivesse casado com Antónia, filha do primeiro casamento de Mariano. Por conseguinte, António Delfina não tinha parentesco com Antónia filha de Mariano, visto que cada um pertencia a árvores genealógicas diferentes.
E assim, a partir da união de António Delfina com Antónia Josefa, Mariano que já era padrasto, tornou-se também sogro de António Delfina. O mesmo acontecendo com Delfina, que era madrasta de Antónia Josefa e passou a ser também sogra. Mas as coisas não param por aí. Como ficam os três filhos que nasceram do casamento dos dois viúvos?
Não tão simples, pois Maria Francisca, Maria Floripes e Pascoal Silva são irmãos de António Delfina, por parte de mãe e irmãos de Antónia de Mariano, por parte de pai, portanto com o casamento de António Delfina com Antónia Josefa, os três filhos de Mariano e Delfina são irmãos consanguíneos de António por parte de mãe e cunhados porque são irmãos de sua esposa, por parte do pai dela. Com Antónia acontece a mesma coisas, seus três irmãos são também seus cunhados.
Pascoal Silva com 80 anos é o único sobrevivente da primeira geração de Mariano Grande, mas quando alguém o procura para destrinçar parentesco ele responde: " Vá perguntar a Diassis , ele é que sabe mais do que eu."


...
Diassis. Filho de António Delfina e neto de Mariano Grande
...
Adalberto António de Lima






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui