Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140796)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O que é justo na Guerra? -- 26/03/2003 - 21:11 (Gilvan de Pádua Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O mundo fica espantado com tanta falta de humanidade perante essa guerra, a mesma foi denominada Liberdade no Deserto. Liberdade de quem? Dos Iraquianos? Do cabresto ocidental perante a superioridade petrolífera? Ou liberdade de consciência?

Bem, não me parece que os Iraquianos queiram ser libertados, pelo contrário, as tropas aliadas estão recebendo resistência que não esperavam. Mas porque a guerra? Muitas especulações são ditas mas pouco se sabe da verdade.

O que ninguém pode negar é que o ditador dos EUA conseguiu apoio de poucos países para atacar um pais que estava sem oferecer perigo a mais de dez anos, pois se recuperava de outras guerras, guerras estas apoiadas pelos próprios EUA como a do Irã que durou 7 anos e tinha uma aliança EUA/IRAQUE.

O que mais me deixa enojado deste ataque que é uma invasão a um pais soberano, são as formas de defesa que os EUA usam para se promoverem perante a opinião pública.

Os EUA reclamam que os Iraquianos estão humilhando seus soldados, mas quem estavam sentados no chão sem poder se mexer eram os soldados iraquianos (Quem está sendo humilhado?)

Os EUA dizem que vão levar o líder iraquiano ao tribunal por crimes de guerra, mas quem desobedece a ONU não sofre nada?

Os EUA desobedecerão a ONU deixando a entidade sem moral perante o mundo e estão querendo posar de bom samaritano.

Os EUA dizem que é contra as Leis da guerra atacar com armas químicas e biológicas, mas eles atacam com armas bélicas. Opa! Arma é arma em qualquer situação e quem disse que a guerra que já é uma hipocrisia tenha alguma Lei justa?

É muito cômodo para os EUA atacarem um pais já esmigalhado com um poder bélico invejável para aqueles que acham uma força militar importante, e se acharem no direito de pensar que estão sendo os salvadores da pátria. Libertar um povo que não quer ser libertado e ao mesmo tempo os matando não parece uma forma humanitária de se fazer justiça.

Devemos lembrar que o ditador iraquiano tem seus defeitos e quando invadiu o Kuwait foi atacado pelos EUA que só conseguiram libertar o pais mas não capturaram o ditador Saddam Hussein e nem chegar perto dele como também de Osama Bim Ladem anos depois, mas voltando ao assunto, quem vai libertar o Iraque agora, se os EUA conseguirem tomar o pais? Isso se conseguirem pois acho que será outra missão militar fracassada pelos EUA e condenada pela opinião mundial, sem falar na humilhação que vai sofrer os EUA se não conseguirem seus objetivos. Espero que esta guerra de egos acabe logo para o bem dos civis que não tem nada com a rixa entre Saddam Hussein e George W. Bush.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui