Usina de Letras
Usina de Letras
116 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A CAMISOLA DE NEVE. -- 02/05/2008 - 09:53 (MARIA HILDA DE J. ALÃO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A CAMISOLA DE NEVE


Maria Hilda de J. Alão.



Minha mãe andava de leve, ao despertar pela manhã, vestindo a camisola de neve, e nos pés trazia meias de lã. Usava um suave perfume que recendia a floridos jardins quando passava pelos corredores da casa.

Com sua mão de veludo acariciava a minha amada avó que, aos noventa e nove, brincava de roda e contava histórias.

Aproximava-se da janela de frente para rua, olhava para céu onde o sol despontava para esconder as estrelas e a lua, e agradecia a Deus com uma prece a felicidade que tinha. Depois, com sua voz macia, acordava seu grande amor para que ele fosse enfrentar mais um dia de labor.
Começava a azáfama na casa. Filhos, escola, almoço: leva, busca e faz.

O sorriso era constante. Sua marca registrada. O conselho era o chicote com que acertava os filhos quando estes a desobedeciam.

Eu, do alto dos meus dez anos, a observava. Queria ser como ela. Elegante, calma, uma imagem etérea. Nunca vi aquela bela dama dizer imprecações ou esmorecer diante dos desenganos. Sacudia os cabelos, fazia o sinal da cruz, para espantar o sofrer, e cercava de desvelos todos os filhos a crescer.

Assim, eu e meus irmãos, passamos da infància à adolescência, e depois à idade adulta, aprendendo com ela que a vida é uma escada que se começa a subir quando se nasce e que precisamos nos agarrar ao corrimão para não tropeçar e cair.

Se um dia viéssemos a cair, deveríamos nos levantar e empreender novamente a jornada, desta vez um pouco mais sábios, agarrando-nos com força ao que aprendemos e pisando firme no meio do degrau para evitar um novo tombo. Assim fez de nós homens e mulheres conscientes e cientes dos nossos deveres.

Um dia, todos nós, vestidos com negras roupas, que pareciam mais negras à luz do sol, acompanhamos meu pai a sua última morada. O pranto inundava o rosto de minha mãe. As lágrimas caiam em suas mãos espalmadas como gotas de chuva na terra seca. Mas a força dessa mulher se revelou mais uma vez. Foi como se um anjo lhe dissesse que depois da vida existe a vida e depois do amor um imenso amor.

Compreendeu e aceitou porque filhos e netos são uma "célula do homem amado", disse. Nunca mais chorou de tristeza porque ao beijar seus filhos beijava o marido ausente.

Assim viveu minha mãe, iluminado ser, os anos que lhe restavam, aparando os golpes do relho da vida, mostrando o poder que sua alma tinha de tornar a família unida.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 24Exibido 804 vezesFale com o autor