Usina de Letras
Usina de Letras
290 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62175 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->ZÉ CASSIMIRO -- 12/05/2008 - 02:45 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





O Pai de Zé Cassimiro tinha o apelido de Sivuca e apesar de tocar sanfona, como o artista paraibano, não era da Paraíba, nem albino como seu xará. Cassimiro, o Civuca, era um baino preto retinto e tão bondoso quanto o pai Tomás da cabana. Criou uma numerosa família, entre eles, Zé Cassimiro.





Um fato curiosa acontecia nos tempos em que o cloro não era adicionado à água usada no consumo humano: a proporção era apenas uma pessoa careca para cada três mil habitantes. Sivuca era meio careca, uma alma boa, a ponto de fazer-se surdo quando os meninos diziam: “Cassimiro Coco, seu cabelo é ruim, mas é pouco”





Seu Cassimiro, não teve nenhum conflito com proprietários de terras. Viveu numa época em que existiam muitas áreas devolutas no Brasil e podiam ser demarcadas, tanto quanto as posses permitissem cercar e cultivá-las. Assim, mesmo sendo um homem pobre, deixou uma garra de terra para os herdeiros, de sorte que, em pequena escala Zé Cassimiro foi pioneiro no cultivo e comercialização do caju in natura – um filão que tem favorecido o Piauí e o colocado entre os maiores produtores de castanha do país, nos últimos tempos.





Porque não explorar o potencial de terras arenosas, propícias à cajucultura? Quanto recurso público tem sido derramado em reflorestamentos de eucalipto! Há indícios de que o eucalipto empobrece o solo e seca nascentes, e, além disso, não produz polpa comestível como o caju, mas apenas madeira de baixa qualidade, um bom atrativo para cupim.



 


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui