Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50631)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Incentivando garota de programa a ler -- 03/09/2004 - 20:18 (Manfredo Niterói) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Apresentação: Esta é uma carta feita para uma de minhas amigas que é garota de programa em Niterói, em 23 de novembro de 2003, para que ela lesse na data, após conversa que tivemos sobre a importância da leitura na vida das pessoas. Queria incentivá-la a ler mais, criando assim hábito em relação a leitura.


DEPOIS DO JOGO E DO SHOW

1
Quando a encontrei estava linda, como de costume. É bem verdade que de uns tempos para cá, acho que duas semanas, tenha achado que está cada vez mais linda.
Vestida com uma blusa preta e uma calça justa veio em minha direção enquanto saltava do carro. Parei para falar com ela e abraçou-me delicadamente dizendo:
- Manfredo, me salva...
Pensei a primeira vista que fosse algo grave mas, ao vê-la sorrir notei que não era nada grave. Pediu-me para darmos uma volta e foi o que fiz, não sem antes falar com a dona do trailer onde me dirigia.
Já passavam das três da manhã e resolvera sair naquele momento pois a cidade estava impraticável. Era aniversário da cidade de Niterói, com show na praia que fica na rua de trás. Zélia Duncan, parece. Para piorar a situação houve jogo do Botafogo e vários torcedores bêbados gritaram a noite inteira. Comemoravam a volta do time para a primeira divisão.
Resolvemos ir para minha casa. Naquele horário chegávamos de onde estávamos em uns 4 minutos.
Ela disse-me que estava indo para casa, porque onde estava chato demais. Falava isso de uma maneira que gostava. Ao mesmo tempo em que por vezes era extremamente agitada, em determinadas situações ficava meiga e simpática. Esse era um daqueles momentos.
Resolvi estacionar o carro na própria rua imaginando que talvez tivéssemos fome ou algo do gênero depois. Não sabia se ela queria que a levasse em casa.

2

Após algum tempo conversando pela casa, ela disse-me que queria ajuda para voltar a ler. Disse-lhe então que a primeira coisa que deveria fazer era achar algo que gostasse de ler, pois a leitura é um hábito.
- Isso foi o que me disseram – falou-me assim que terminei a frase.
- Então Bruna, você já sabe o mais importante!

3

- Onde que eles estão agora? Ela já entrou no carro? – perguntava sobre o texto que lia que havia escrito há um bom tempo atrás sobre um programa que uma amiga tinha feito e que era uma estória quase que bizarra.
- Já entrou e estão indo para a casa dele!! – respondeu-me.
Estava achando legal que ela se interessasse em voltar a estudar e essas coisas. Se voltasse a ler com regularidade já seria uma ótima coisa. Estávamos de comum acordo com a máxima que diz que “quem lê sabe mais”.
Para incentivá-la a ler mais alguma coisa escrevi essa estória do que está acontecendo agora para ela. Gosto dela e normalmente é uma boa companhia.
É ou não é Bruninha?
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui