Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Rio continua na disputa para sediar Olimpíadas em 2016 -- 06/06/2008 - 11:02 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ex-Blog do Cesar Maia 06/06/2008

ANÁLISE DO RELATÓRIO APRESENTADO AO EXECUTIVE BOARD DO COI!

1. A avaliação é feita dando a nota chamada de MÁXIMA. Depois é inferido se há riscos e então se cria uma faixa, quando entra a nota dita MíNIMA. Quando não há dúvida ou o fator é objetivo -número de quartos hoje, por exemplo- as duas notas são iguais;

2. Os fatores avaliados são subdivididos em itens e estes têm ponderação diferente. Este Ex-Blog destacou os fatores básicos e os itens de maior federação para analisar e usou a nota máxima que é a efetiva, já que as cidades finalistas apenas terão que demonstrá-las eliminando os riscos. Tratamos aqui das cidades finalistas, incluindo Doha, que foi reprovada pela inviabilidade de data e por ser um país de 800 mil habitantes com 50% de mão de obra migrante incluída. A nota 8 é a meta que torna todas as cidades competitivas nos itens.

3. No Suporte Governamental -incluindo Doha- Chicago teve nota 8 e as demais -incluindo o Rio- nota 9. Apoio popular, Madri teve 9, Chicago 7,4, Rio e Doha 7,8 e Tóquio 5,9, alias um problema para eles.

4. Em Infra-estrutura de transportes Tóquio 9,5, Madri 9, Chicago e Doha 8 e Rio 7; Ou seja: Os corredores T5, Barra -Sul e Barra-Oeste terão que sair do papel até março de 2009. Nos equipamentos esportivos Madri 9, Tóquio e Doha 8,5 ; Rio e Chicago 7,5. Os esportes sem tradição no Brasil terão que demonstrar seus equipamentos. O básico nesse item será o uso pleno do espaço do autódromo com a inclusão prevista de novos equipamentos. Imediatamente o autódromo terá que ser transferido ao COB.

5. Na localização da Vila Olímpica o Rio obteve 8 e as demais 9. Não é um problema, pois corresponde à decisão de maior descentralização para 2016 das modalidades esportivas. Um item de grande importància - razão dos Jogos Olímpicos- é o Legado Esportivo. Tóquio e Madri tiveram 9 e Rio, Chicago e Doha, 8. Ou seja com o PAN o Rio alcançou uma nota que o inclui como competidor exatamente igual aos demais.

6. Nas Condições do Meio Ambiente, O Rio obteve 7 e as demais cidades 8,5 com Chicago com 8. O Rio deve imediatamente, apresentar o Relatório do INPE mostrando a defesa dos manguezais, os 18% de Mata Atlàntica preservada com mínimo desmatamento superado pelo reflorestamento, Iniciar até março de 2009 o novo aterro sanitário/tratamento de resíduos e ter o financiamento do JBIC para as lagoas da Barra imediatamente aprovado pelo governo federal.

7. No impacto ambiental, que leva em conta os fatores compensatórios, Madri teve 9 e as demais 8. Alojamento Chicago, Madri e Tóquio com mais de 40 mil quartos, tiveram 10; Rio 6. Doha 3 (proporção de quartos). Rio terá que dar garantias do uso de navios-hotel, exatamente como Barcelona e Atenas fizeram, e flexibilizar as regras de construção de hotéis permitindo o financiamento por quarto na área da Barra.

8. Nas Distàncias para Transportes Rio teve 7, Chicago 7,5, Doha 8,5 e Tóquio/Madri 9. Esse item será superado com os investimentos nos corredores de transportes. Em Gerenciamento do Trànsito, o sucesso do PAN garantiu a nota 8 para o Rio, ao lado das demais, excluindo Madri com 9.

9. Segurança Pública o Rio com 7, mostrou progressos, mas deverá apresentar mais elementos para chegar a 8; Doha obteve 7, Chicago e Madri 8 e Tóquio 9.

10. No Esporte, do ponto de vista quantitativo (eventos sediados) o Rio teve 8,5 só perdendo para Madri com 9. Em qualidade na gestão dos eventos (campeonatos realizados no Rio), Madri, Doha e Rio tiveram 7, Chicago e Tóquio 8. Nos próximos campeonatos mundiais em 2008/9 teremos que ser ainda mais eficientes.

11. Capacidade Financeira Chicago teve 8, as demais 8,5 e o Rio 7,7; Aqui bastarão demonstrações de garantias governamentais para igualarmos as demais.

12. E finalmente o Legado Geral dos JJOO-2016, ponto também importante. Doha teve 7, Rio e Chicago 8 e Madri/Tóquio 9. Aqui se trata basicamente de conceitos, como o famoso vídeo de Londres que foi decisivo.

13. Portanto, o Rio é rigorosamente competitivo, bastando fazer seus deveres de casa, todos eles conhecidos e equacionados. Mas tem que ser acelerado, pois a primeira missão depois da entrega do relatório em fevereiro, virá em abril de 2009.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui