Usina de Letras
Usina de Letras
247 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50482)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Bá! Guria trilegal! -- 12/06/2008 - 12:27 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
BÁ! GURIA TRI LEGAL!

Glacy Domingues

Grupo Guararapes - Fortaleza, 11/06/2008

A Governadora Yedda Crusis tem dado um exemplo, que se seguido, daria outra "cara" aos "descarados" governadores estaduais, podendo mesmo, dar uma lição ao desgoverno federal.

Governando um estado ainda com muito ranço petista, sua eleição foi uma surpresa. Mas, o virótico e esticado tempo de influência do PT, até hoje traz problemas à governadora. Estado que hospeda redutos - já muito bem organizados - dos dois mais ativos grupos de invasões de terras, faculdades e prédios públicos, a governadora tem tido oportunidade de mostrar que no SEU estado, esses arruaceiros NÃO têm vez.

Embora por muito tempo o PT tenha reinado absoluto no Rio Grande do Sul, a guapa gauchada tem mostrado que são dignos descendentes dos heróis que ali lutaram e fazem parte da nossa história, desde a monarquia. Tão acentuada sua brasilidade, que os governos petistas não conseguiram abalar a lealdade dos gaúchos àqueles heróis, que garantiram no passado, a posse daquele pedaço de Brasil.

Não se pode negar, que o desenvolvimento daquele pedaço de Brasil é diferente. As diversas etnias que desenvolveram aquela "ponta" de Brasil deixaram marcas, que fazem junto com o clima, pólos de desenvolvimento muito peculiar, costumes e sotaque, quase um país diferente. Mas, não afetou em nada sua brasilidade. O MST e as Vias Campesinas que o digam. Quando preparam suas estripulias, a governadora tem nos netos dos europeus que fizeram o Rio Grande do Sul, um gaúcho tão brasileiro quanto a qualquer neto de um brigadiano.

O gaúcho tem orgulho e respeito pela sua origem, sua cultura, seu sotaque, um estado com grandes vinhedos, o famoso churrasco e o chimarrão. Muita gente não entende a "rodada do chimarrão" Uma cuia com água quente, UMA bomba que passa pela boca de todos... Esse costume chegou ao Paraná, onde a erva-mate - matéria prima - é nativa como a araucária, ou pinheiro para nós paranaenses. Já imaginou coisa mais `´irmanada" que uma rodada de chimarrão?

Até as danças dos Centros de Tradições Gaúchas, são umas misturas de danças dos ancestrais europeus. A dança das fitas, do "pezinho", para crianças futuros dançarinos, vale a pena serem vistos..

Governadora Yedda Crusis, seus gestos enfrentando os arruaceiros do MST e Vias Campesinas, demissão geral do secretariado mostra de que CEPA É FEITA UMA GAÚCHA. Para uma paranaense "vagabunda" - no entender do ministro margarina - com 23 mudanças por esse Brasil, de Belém a São Borja, aprendi que meu PAíS É O BRASIL DE NORTE A SUL.

Governadora Yedda Crusis, que Deus a abençoe, e lhe inspira em cada atitude corajosa a ser tomada.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui