Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->SE EU ACREDITASSE EM UM DEUS -- 20/03/2004 - 12:29 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Se eu acreditasse em um deus, como aquele em que crêem os cristãos, eu gostaria de morrer hoje mesmo. Mas não iria poder fazê-lo, a menos que minha fé fosse o islamismo.

Como racionalistas, sabemos que nosso futuro não é um final feliz. Podemos ser bem-sucedidos e queridos por poucas décadas. Depois, nossa aparência torna-se gradativamente menos agradável, e vamos sendo esquecidos, perdendo as energias e os desejos, até um dia tudo parar para nós.

E é exatamente essa dura realidade que leva algumas pessoas a dizer que, sem crer em deus, a vida perde o sentido. Pois os cristãos acreditam que, após a morte, irão ser ressuscitados por Jesus e viver em um paraíso, onde não haverá morte nem sofrimento.

Se eu tivesse encontrado algum indício que me convencesse da existência dessa vida após a morte e do esperado paraíso dos cristãos, eu gostaria de morrer o quanto antes. Quem gostaria de ser um eterno velhinho ou uma perpétua velhinha no meio de imutáveis jovens e perenes crianças? Felizes seriam pessoas como Marilin Monroe, que morreu jovem, repentinamente, e estaria eternamente bela no paraíso, assim como os jovens do grupo Mamonas Assassinas, que foram destroçados num acidente em plena juventude.

Parece até bem simples e confortável crer assim. Entretanto, se eu professasse o Cristianismo, bater-me-ia num grave obstáculo: o suicídio seria um pecado, que, ao invés de para o paraíso, poderia levar-me para o inferno, ou lago de fogo, onde iria me queimar para todo o sempre. Assim, eu teria que me sujeitar ao envelhecimento se não tivesse a sorte de sofrer um acidente grave.
MAS,
Se minha fé fosse o islamismo, isso já não seria problema. O terrorismo suicida poderia evitar o envelhecimento e garantir um lugar no paraíso. Não será por isso que o islamismo tem crescido tanto?

ÍNDICE



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui