Usina de Letras
Usina de Letras
121 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A CARTA AOS GÁLATAS -- 21/09/2004 - 15:35 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A propósito dessas discussões referentes ao espiritismo convém recordar o apostolo Paulo e para tanto transcreveremos a introdução, e parte da Carta aos Gálatas - Da escravidão para a liberdade, contida em O Novo Testamento, da Bíblia Sagrada edição pastoral.
"A Galácia não era uma cidade, mas uma região da Ásia menor. Na segunda viagem missionária, Paulo atravessou a Frígia e a região da Galácia (at 16, 6) e aí fundou comunidades, depois visitadas (at 18, 23) durante a terceira viagem (53-57 d.C.). O livro dos Atos mostra que Paulo permaneceu longo tempo em Éfeso (At 19, 1-21,1). Foi ai, provavelmente, que o apóstolo teve notícias de um ataque contra ele e sua doutrina em meio às comunidades da Galácia. Alguns Judeus cristãos, ligados a certos círculos de Jerusalém, queriam impor aos pagãos convertidos a circuncisão e a observância da Lei mosaica. Além disso, ridicularizavam Paulo, negando sua autoridade de apóstolo porque ele não pertencia ao grupo dos Doze. Diziam também que a doutrina sobre a caducidade da Lei era invenção de Paulo, e não correspondia ao pensamento da Igreja de Jerusalém.
A carta aos Gálatas foi escrita no fim da estada de Paulo em Éfeso, provavelmente no inverno de 56-57. É a única carta de Paulo que não começa com ação de graças e não termina com bênçãos, fato que testemunha sua indignação. De fato, em tom agressivo, ele defende o seu apostolado e doutrina reafirmando que o Evangelho nada tem a ver com a Lei mosaica nem com qualquer outro tipo de espiritualidade legalista.
A carta aos Gálatas foi definida como manifesto da liberdade cristã e universalidade da Igreja. Daí a sua importância. Contudo libertação de quê e para quê? Libertação de uma vida programada externamente por um minucioso código de regras e leis, que conservam o homem numa atitude infantil diante da vida. Libertação para uma vida adulta e consciente, graças ao uso responsável da liberdade. A vida do homem não deve ser determinada por um código de leis, mas por um compromisso pessoal e íntimo com Cristo, que está presente no profundo do ser humano (2,20). A liberdade é conduzida pelo amor a si mesmo e aos outros, amor que é compromisso ativo com o crescimento do outro (5,6. 13-14).
Ao ler a carta aos Gálatas, nós, cristãos de hoje, somos convidados a uma séria revisão: onde está a motivação fundamental que dirige a nossa vida cristã: numa série de observâncias mecânicas de leis e ritos? Ou no compromisso com Jesus Cristo que se realiza através de amor responsável e criativo?
A Igreja também é convidada a essa revisão de vida; ela realmente educa os filhos de Deus para a liberdade e a fé? ou estabelece leis que escravizam e esterilizam a vida cristã? As instituições eclesiais visam a colocar fronteiras de salvação? ou procuram formar comunidades comprometidas com Jesus Cristo e abertas para servir a todos?"

CARTA AOS GÁLATAS

1 Endereço e saudação - Paulo, apóstolo não da parte dos homens, nem por meio de um homem, mas da parte de Jesus Cristo e de Deus Pai, que o ressussitou dos mortos. Eu e todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia. Que a graça e a paz de Deus nosso pai e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Cristo entregou-se pelos nossos pecados para nos arrancar deste mundo mau, segundo a vontade de nosso Deus e Pai. A Deus seja dada a glória para sempre. Amém.

"NÃO EXISTE OUTRO EVANGELHO
Estou admirado de vocês estarem abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo, para aceitarem outro evangelho. Na realidade, porém não existe outro evangelho. Há somente pessoas que estão semeando confusão entre vocês, e querem deturpar o Evangelho de Cristo. Maldito aquele que anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que anunciamos, ainda que sejamos nós mesmos ou algum anjo do céu. Já dissemos antes e agora repetimos: Maldito seja quem anunciar um evangelho diferente daquele que vocês receberam.
Por acaso é aprovação dos homens que estou procurando, ou é a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se estivesse procurando agradar aos homens, eu já não seria servo de Cristo..."
Para finalizar, prezados irmãos, convém reafirmar que a Igreja Católica Apostólica Romana foi fundada por Deus Pai, na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Jesus incumbiu Pedro de prosseguir na missão de divulgar sua obra de apostolado.
Portanto todas as outras demais codificações, especialmente O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO do Sr. Allan Kardec estão sujeitas às falhas inerentes aos humanos.
Em 1931 o médico psiquiatra doutor Xavier de Oliveira publicou o livro ESPIRITISMO E LOUCURA, edição de A. Coelho Branco Filho (rua do Lavradio, 60 - 1o. andar. Rio de Janeiro), onde testemunhava ser o espiritismo o causador da maioria dos distúrbios mentais que acometeram os pacientes do hospital psiquiátrico onde trabalhou por mais de quinze anos
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui