Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->REFLEXÕES DE UM CRISTÃO -- 23/03/2004 - 17:54 (THEKLA - THEOLOGICAL KEY BY LOGICAL ANALYSIS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Deus é onipotente, onisciente, perfeito, justo, bom...
OU...
Não estaríamos enganados? Há coisas que parece não confirmarem esses atributos divinos.

PARECE QUE DEUS NÃO É JUSTO - "Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos" (Tiago, 2: 10. isso é justo? O que todos diriam de um juiz que, ao julgar alguém que tivesse furtado, o condenasse cumulativamente nas penas de furto, roubo, homicídio, extorsão, seqüestro e algumas outras mais? No mínimo, iriam chamá-lo de louco . Se for um deus que fizer isso, o ato pode tornar-se justo? Não consigo aceitar isso.

"... eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam" (Deuteronômio, 5: 9). Isso é justo? Nem os nossos constituintes, que não são tão bons, concordam em punir os filhos por causa dos erros dos pais. Não posso concordar que isso seja justo quando feito por um deus.

PARECE QUE DEUS NÃO É BOM - "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus" (Romanos, 13: 1). Então Deus constituiu Hitler! Saddam Hussein, Augusto Pinochet, Mão-Tsé-Tung e uma série de outros malvados foram todos constituídos por ele! Isso é bondade?

E o Bin Laden? Esse não, não é uma autoridade constituída, mas um fora-da-lei. Ah, mas há um porém: “Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu sou o Senhor, que faço todas estas coisas", teria dito ele através de um profeta (Isaías, 45: 7). Assim, tenho que admitir que todo o terror também é vontade de Deus. Mas Deus iria querer o mal? Está escrito: "faço a paz, e crio o mal". Isso é ser bom? Ah, não; Deus me assusta! Diz que ele matou de uma só vez toda a humanidade, com exceção de Noé e a Família, eliminando também crianças inocentes e todas as espécies de animais, que não sabia o que é pecado. Isso é horrível!

PARECE TAMBÉM QUE DEUS NÃO É ONISCIENTE, NEM CRIADOR DE TODAS AS COISA - No relato da criação, afirma-se que no terceiro dia Yavé disse: “Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi. Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares” (Gênesis, 1: 9, 10). E no Êxodo, o próprio Jeová, está escrito que escreveu nas tábuas do testemunho: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra” (Êxodo, 20: 4). E essa visão permaneceu no Cristianismo, tendo Pedro dito sobre “a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste” (II Pedro, 3: 5).

Também está escrito: "Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas” (Gênesis, 1: 15, 16).

Sabemos que a Terra não está em cima de águas; essa era a visão do povo daquele tempo. O Sol e a Lua não são "os dois grandes luminares"; a lua é minúscula em relação a uma estrela, e o Sol é uma estrela das pequenas. Jesus, que dizem ser o filho de Deus, disse que as estrelas iriam cair do céu (Mateus, 24: 29), e João, em sua visão do Apocalipse, as viu cair pela terra "como quando a figueira abalada por vento forte deixa cair seus figos verdes" (Apocalipse, 6: 13). Isso não é idéia de um ser onisciente, mas o que os homens pensavam naqueles tempos. Se as estrelas são milhares e milhões de vezes o tamanho da Terra, não há possibilidade de ocorrer o que Jesus disse. Como podemos assim ainda continuar acreditando que Deus seja onisciente e verdadeiro?

Será que nós cristãos não estamos enganados? Não estarão os ateus com a razão? Ah, não vou ficar pensando nisso não. Posso acabar ficando louco. Dizem que não entendemos as coisas de Deus. Eu devo estar interpretando isso errado.

ÍNDICE





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui