Usina de Letras
Usina de Letras
289 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50575)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta para a Rede Globo -- 26/09/2004 - 17:03 (Adalberto Borges Souza Junior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PATROCÍNIO: REJ – O RECORTE DE JORNAL 30 ANOS
PUBLICAÇÕES PARA ADVOGADOS E EMPRESAS

OFERECEMOS 05 OPÇÕES DE ASSINATURAS FONES: (71)241-5015 (71)241-2116 RAMAL 211 FAX 214-0126

SALVADOR, 29 de Maio de 2004

IL.MO SR. PRESIDENTE DA REDE GLOGO










Venho por meio desta, com enorme prazer, parabenizar o trabalho na Rede Globo de Televisão. Vocês tem dado uma grande contribuição para o nosso País com excelente programação , como as telenovelas, jornais informativos e o Globo Esporte.
E no dia 27 de Maio de 2004, no noticiário que começa 7:15 h, no bloco esportivo, o jornalista, cujo nome, salvo engano, era Maurício Torres, que apresenta as notícias esportivas, mencionou de que haveria um julgamento no Tribunal esportivo para analisar se o Esporte Clube Vitória realmente teria o seu “mando” de campo transferido do Estádio “Barradão”, para um Estádio na cidade de Maceió. Até aí, tudo bem.
Porém, o mencionado jornalista disse que o motivo da transferência da partida para outro dia em outro estádio seria a ocorrência de “TUMULTOS” no estádio do Esporte Clube Vitória.
Bem. O jornalismo sério deve se pautar pela VERDADE, e NÃO induzir o telespectador a erro.
Todos nós sabemos que a Rede Globo, por estar no Rio de Janeiro, transmite mais notícias do referido Estado, principalmente no tocante à área esportiva e, especificadamente, com relação aos clubes de futebol e, mais ainda, ao Clube de Regatas do Flamengo.
Qual teria sido a intenção da Rede Globo em deturpar os fatos???? Seria justificar a possível decisão contrária ao clube baiano em benefício do clube carioca????
Por qual motivo a Rede Globo, a nível nacional, não reproduziu o editorial apresentado pelo jornalista Ivan Pedro, na Rede Bahia, apresentado durante a semana, rebelando-se contra a CBF, relativo à atitude ARBITRÁRIA, PRECONCEITUOSA PARA COM UM CLUBE NORDESTINO?????
Todos sabemos que a decisão de retirar o “mando” de campo do clube baiano, foi, no mínimo, INJUSTA, tendo em vista que o juiz de futebol de uma partida, se não estou errado, Vitória e Internacional, no “Barradão”, ter um torcedor jogado no GRAMADO (e não em ninguém em campo) uma garrafa plástica contendo um líqüido não identificável.
Por que o jornalista NÃO MENCIONOU A INJUSTIÇA OCORRIDA???? Qual o interesse da Rede Globo nisso???
Na mesma semana, inúmeros torcedores do Corinthians invadiu o campo de futebol e NADA FOI FEITO PARA RETIRAR O MANDO DE CAMPO DO REFERIDO CLUBE. Qual será a razão disso??? Esse fato foi muito mais grave do que o ocorrido no estádio do vitória. Já vi até casos de se jogar rádios e outros objetos em campo e não ter interditado ou ter tomado outra medida punitiva contra o Clube.
Ao se jogar a garrafa, foi apenas um ato de protesto ou desabafo mas sem intenção de atingir alguém, como ficou atestado pela afiliada da Rede Globo ao exibir as imagens. Ao contrário do caso do Corinthians.
Todos sabemos que existe uma MÁ VONTADE DE TODOS VOCÊS DA REGIÃO SUL-SUDESTE, QUE SE ACHAM SUPERIORES AOS NORDESTINOS, ESPECIALMENTE O BAIANO, com honrosas exceções.
Qualquer infortúnio ou algo que ocorre com alguém, como uma falsidade, desconsideração, etc., falam que é “BAIANADA”.
Tenho orgulho de ser baiano e considero-me uma pessoa inteligente, como muitos que aqui estão.
E o que dizer que acham o baiano “PREGUIÇOSO”??? É outro preconceito.
Quando o Esporte Clube Bahia foi campeão brasileiro, vocês sempre desconsideraram esse Clube, até menosprezando as vitórias. Só deram o merecido valor quando ergueu a “Taça”.
Mas, nas Libertadores, quando o Bahia foi jogar na Venezuela, vocês não transmitiram o jogo. Qual seria o motivo????
Até nos comentários das partidas, quando um time daqui vence, foi porque o time do “Sul” falhou e não houve mérito do ter time nordestino.
E quando os jogadores daqui são vendidos para o exterior, porque vocês não noticiam???
Por exemplo, o Esporte Clube Vitória tem uma excelente divisão de base, bem como a do Bahia. Existem inúmeros ex-jogadores do Vitória brilhando lá fora e que já foram até tetracampeões mundiais.
Pelo menos, agora, com Vampeta e Edílson, vocês tem dado alguma importância para o futebol dessa Região.
Porém, é necessário MAIS, serem IMPARCIAIS na condução da programação.
Soube, através de jornalistas baianos, não sei se é verídico, que um determinado locutor de rádio do Rio de janeiro, na época em que o jogador do Bahia chamado Bobô estava despontando, disse que :”Isso é nome de jogador??? Isso é nome de camelô que vende pente na Central do Brasil!!!(????)”.
Se isto aconteceu, é um verdadeiro absurdo.
Também esse estado de coisas ocorre nas notícias do telejornalismo, que o Nordeste é desprezado quanto ás suas notícias para serem veiculadas para TODOS TEREM CONHECIMENTO A NÍVEL NACIONAL.
É claro que sei que não há possibilidade de se colocar todas as notícias pela grande extensão territorial do Páis. Mas tudo, com boa vontade existe solução.
Uma sugestão seria um bloco com “flashs” rápidos das demais regiões do País com as notícias mais importantes. E não só aquelas que levem críticas, mas , também, as que “elevem” cada Região, inclusive Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Sul.Isto deve se aplicar a toda a programação.
Juridicamente falando, no preâmbulo da Constituição, diz que o Estado Democrático, onde está inserido o Brasil, garante, dentre outros direitos, o BEM-ESTAR, A IGUALDADE E A JUSTIÇA como valores SUPREMOS de uma sociedade FRATERNA (será que o retro-mencionado exibe fraternidade entre nós???), SEM PRECONCEITOS, sob a proteção de DEUS. E, conseqüentemente, TODOS NÓS SOMOS FILHOS DE DEUS E IRMÃOS.
Todos nós somos CIDADÃOS(Art. 1º, II da C.F.), além de termos que ser tratados com DIGNIDADE(Art. 1º, III da C.F.).
São objetivos fundamentais da República, pelo esforço de todos nós, a construção de uma sociedade livre, JUSTA E SOLIDÁRIA(Ar. 3º, II da C.F.).
Ainda, de igual forma, a erradicação da MAGINALIZAÇÃO(à qual o Nordeste sempre sofreu) e reduzir as DESIGUALDADES REGIONAIS.
E como se chegar à essa igualização??? Tratando desigualmente os desiguais, promovendo campanhas e incentivos aos inferiores economicamente. É dessa forma que o País irá se desenvolver e sair dessa inércia econômica, num crescimento harmônico e coletivo.
Há também como alicerce da nossa sociedade, a promoção do bem de todos SEM PRECONCEITOS DE ORÍGEM e quaisquer outras formas de discriminação(Art. 3º, IV).
O Brasil abraça a prevalência dos DIREITOS HUMANOS. E o que diz a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS??
Nos seus “Considerandos”: valoriza o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos IGUAIS e inalienáveis sendo o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo; ressalta que o menosprezo e o desrespeito dos direitos do homem levaram a atos bárbaros que ultrajaram a consciência da humanidade.
E na parte dogmática:
Art. I- “Todos os homens nascem livres e IGUAIS EM DIGNIDADE E DIREITOS. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação aos outros com espírito de FRATERNIDADE”.
Art. II:”Todo homem(...) sem distinção de qualquer espécie, seja(...) outra natureza, origem nacional ou SOCIAL, RIQUEZA, nascimento ou QUALQUER OUTRA CONDIÇÃO.
Art. VI- “Todo homem tem o direito de ser em todos os lugares, reconhecido como pessoa humana, perante a lei.”
Art. VII”Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.”
Art. VIII-“Todo homem tem direito a receber, dos tribunais competentes, remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.”
Art. XXIX-“Todo homem tem deveres para com a comunidade, na qual é possível o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade. No exercício de seus direitos e liberdades, todo homem está sujeito apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos DIREITOS E LIBERDADES DE OUTREM e de satisfazer às justas exigência da moral, da ordem pública e DO BEM-ESTAR DE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos objetivos das Nações Unidas.”.
Outros aspectos normativos a serem considerados é que a TV está enquadrada em um sistema de concessão, permissão e autorização, onde compete à União explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão, os serviços de telecomunicações, nos termos da lei, bem como os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens (Art. 21, XI e XII da Constituição Federal). E que, também, compete ao Poder executivo outorgar e renovar a concessão, permissão e autorização para o serviço de radiodifusão sonora e de sons e imagens (Art. 223, Caput e Parágrafos da Constituição Federal).
Ora, depreende-se que os meios de comunicação, no caso a TV, são serviços públicos e de UTILIDADE PÚBLICA. Tanto é verdade que, em qualquer momento, o Governo pode transmitir em todos os canais de TV, em qualquer momento, pronunciamentos de interesse da coletividade.
O fim precípuo dos meios da comunicação é o BEM COMUM e deve estar em consonância com as leis e principalmente com a Constituição.
.E se todos os objetivos disciplinados acima forem desrespeitados, a conseqüência é de que
a TV tenha a sua concessão/permissão cassados, inclusive judicialmente, bem como cancelados pelo Poder Executivo.
Sugiro que tenha um bloco com times fora do eixo Sul-Sudeste, que conte as novidades dos outros times menos favorecidos pela mídia, pois os espectadores são NACIONAIS e NÃO regionais.
Estou lhe escrevendo ciente de sua compreensão e como você disse e acredito em você que TODOS temos que sempre procurar reparar os nossos erros.
E, para finalizar, no mesmo dia 27, o Jornal Nacional deu a notícia de que o Tribunal da área esportiva julgou a causa a favor do Vitória, silenciando como foi a votação. Posteriormente, no dia 28.05, o jornal da Manhã, com o mesmo jornalista Maurício Torres, NADA falou sobre o julgamento do dia anterior.
Bem, a justiça foi feita, graças a Deus, levando o “sopro” de esperança aos desassistidos e discriminados daqui do Nordeste pela Mídia Nacional.
Gostaria de que V. Sas. lessem este documento ou façam algum comentário, dando o direito de resposta.


Atenciosamente,


Adalberto Borges Souza Júnior
Advogado

endereço Rua Miguel Calmon, 532, Edf. Cidade do Crato, s/602, 6º Andar, Comércio, Salvador-Ba, Te. (71) 9133-1329
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui