Usina de Letras
Usina de Letras
68 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62236 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140808)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Aprender Aprendendo -- 18/02/2001 - 00:25 (Maria Antonieta Figueiredo Mello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
APRENDER APRENDENDO
Maria Antonieta Figueiredo Mello

Tem coisa que a gente aprende cedo. Se aprende pra sempre.
Que o leite quente queima a língua. Que a tesoura corta o papel e o dedo.
Que injeção dói na bunda como palmada de arte. Que palmada injusta dói na alma.
Que a gente tem alma mas não sabe onde está.
Que a noite é escura e quanto medo ela dá. Que jogar ping-pong é só começar. Andar de bicicleta sem nunca parar. O dente está mole até a gente arrancar. Decorar tabuada com o papai pra tomar. Nos 7x8 você vai empacar.

Tem coisa que se aprende que não serve pra nada. Mas ensinamos pros outros.
Coluna dórica, coluna jónica, coluna coríntia. Não são nenhum time não. São mesmo gregas lá da Grécia Antiga.
E todas as capitais? Tem uma Sofia em Praga? Você decorou e o mundo todo mudou. Puseram Palmas no Tocantins que saiu de Goiás. Até o Rio de Janeiro mudou para Brasília. Tudo para atrapalhar a sua Geografia.

Tem as placas tectónicas. Aquelas que mandam nos terremotos da Terra. Aprendemos que existem vulcões extintos, animais extintos mas que animais agem por instinto. E gente não? É sempre racional? .
Descobriram o DNA, o genoma, pra você ter mais o que estudar.
Os planetas continuam os mesmos. Só que já estamos chegando em Marte. Não nos contentamos só com a Terra. Queremos nos meter em toda parte.
Você aprendeu as guerras púnicas e também as guerras médicas. Mas não se lembra mais, não é mesmo? Quem foi o tal de César que atravessou o Rubicão e falou: "a sorte está lançada"? E o dia do "Fico" o que era mesmo?
Depois veio o dia D e os aliados acabaram com Hitler. Inventaram a Guerra Fria, isolaram Cuba do mundo. Falaram do Mao que não era do bem. Depois derrubaram o Muro de Berlim e todos ficaram amigos de novo.
Não somos mais subdesenvolvidos porque a palavra foi censurada pela ditadura militar. Tem países alinhados. São elegantes?

Não lembro nem dos logarítmos, dos senos, dos cosenos e da tal de hipotenusa e dos catetos do triàngulo. O professor de matemática apavora tanta gente com a trigonometria, mais parece um palavrão. E a tabela periódica de química?
Muita coisa sem explicação. Como se explica "enchente" com ch e "enxurrada" com x se tudo vem da chuva e das cheias com ch? Sempre cai no ditado. Mais exceções do que regras. Lembra da oração coordenada assindética? Não era reza não, era análise. Nada a ver com Freud que todo mundo diz que explica tudo. Tanta teoria que faz cem anos que estudam o coitado e todo mundo continua deitado no divã, inclusive eu.

Também estudamos Filosofia pra entender "quem sou eu, de onde vim, para onde vou". Sócrates falou o "só sei que nada sei". Adorei quando ouvi isso porque vi que não estava sozinha e que um cara tão famoso sentia toda essa ignorància. Maquiavel veio com a história "os fins justificam os meios". Em que contexto? Galileu tentou convencer o mundo que a Terra girava e quase morreu queimado. Não respondia mais nenhuma pergunta e contam que morreu dizendo: "ela move". Dá pra responder tudo?

Mas vá perguntar a seleção de 58 e os jogos que jogou. Tem gente que sabe até se jogou de amarelo ou de azul. Contra a Suécia foi de azul. Quem marcou os gols...
Pergunte as músicas que ganharam o festival da Record em 66. Empataram "Banda" e "Disparada". Torci pelo Chico e aqueles olhos verdes.

Tem coisa que se aprende e continua aprendendo. Não tem idade nem hora. Aprendi com minha filha que os verbos "aprender" e "ensinar" em muitas línguas são um só. Em russo, alemão e outras línguas nórdicas, se ensina aprendendo e se aprende ensinando.

Dar risada sem piada. Um beijo sem ser despedida. Um abraço num filho como quem não quer nada. É preciso motivo pra amar?
Porque só se aprende o que ficou gravado nesse arquivo do coração.
É o que chamam "aprendizagem significativa". Só fica o que tem valor.
O resto a gente "deleta" como arquivo de computador. Vai para a lixeira.
De repente aparece aquela ampulhetinha na tela da nossa memória e o que pensava esquecido, estava apenas descansando. Esperando a hora certa de voltar.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui