Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Quebra-gato -- 23/08/2008 - 21:40 (AROLDO A MEDEIROS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quebra-gato

Aroldo Arão de Medeiros

Quem está lendo esta crónica deve estar pensando:
- Lá vem mais uma coisa doida, pois todo escritor é um pouco maluco. Se
eles não tivessem um parafuso a mais ou a menos na cabeça não conseguiriam idéias tão mirabolantes para contar as peripécias da vida.
Todavia quem escreve, sabe que para tudo há uma explicação e esse título terá a sua justificativa, e espera-se que seja convincente.
Sobre gatos, diz-se que ele tem sete vidas. Comenta-se também que ele tem um pacto com o diabo, ou sei lá o quê, porque onde existe uma fábula de bruxa sempre aparece como companheiro da velha nariguda.
Aqui no sul do Brasil onde o jogo de dominó é bem difundido diz-se quando a pedra é mal colocada, ou seja, não cabe naquela posição.
Nos carnavais de antigamente os tambores eram feitos com o couro do pobre felino. Quem é supersticioso diz que dá azar cruzar com gato preto.
Há sinónimos que fogem totalmente do que se imagina. O adversário do cachorro, no quesito animal de estimação, pode ser também o desvio de energia elétrica de uma residência para outra que não pagará pelo consumo.
Nos meios futebolísticos chama-se gato o menino que tem sua idade adulterada para menos. Com esse artifício o garoto compete com mais destaque, pois no futebol um ou dois anos ajudam e muito a derrotar o adversário mais jovem.
Ainda nos campos de futebol conhecem-se mais dois tipos de gatos que até são diferentes dos outros futebolistas, um trabalha com as mãos e outro com a boca, o juiz ladrão e o goleiro ágil.
Existem também ditos populares que estão bem longe do fim a que se deseja chegar, como por exemplo:
- "Quem não tem cão, caça com gato" e "Comprou gato por lebre".
Também poderíamos fazer uma crónica com o título "Gatos e sapatos" ou "Cobras e lagartos" que pipocariam mil idéias.
Todavia como insisti em Quebra-gato, lá vai a justificativa. Gato é uma pequena empresa, empreiteira, que presta serviços para órgãos do governo.
Queba-gato é a pessoa responsável por uma obra e que com gastos exagerados leva a empresa à falência ou bem próximo dela.
Eu nessas minhas andanças já encontrei alguns quebra-gatos. O primeiro foi um cara que não media esforços e principalmente grana para agradar os seus patrões, funcionários da organização a qual ele prestava seus serviços. Jantares caríssimos eram pagos a cada quinze dias. Além de levar fiscais e estagiários para esses banquetes ele não esquecia nem do guarda de trànsito que lhe dava apoio nas necessidades do dia a dia de trabalho. No dia de medição dos serviços executados ele sempre presenteava o cara que assinava a tal ordem de pagamento com presentes valiosos.
Outro que despendia muito dinheiro desnecessário era um engenheiro que contribuiu em muito para levar à falência tão promissora empresa. Se necessitava na obra de cinco retroescavadeiras, ele alugava mais cinco para sua garantia. Equipamentos ele sempre dispunha em dobro. Nunca faltava nada em suas obras, porém os gastos eram exorbitantes e quebrariam qualquer empresa.
Por último, para não alongarmos demais tem um cara que vive alugando para a própria empresa que trabalha alguns equipamentos. Aluga trator que fica mais na oficina do que na frente de trabalho. Até carro ele aluga, mas é sempre carro velho que deixa o ocupante na mão e como ele é esperto nunca usa seu próprio carro alugado para não ficar a pé.
Por essas e por outras é que tome cuidado com os quebra-gatos que eles estão em qualquer lugar sempre disposto a lhe derrubar.
No lugar dele, pegue uma gata, comece com um quebra-gelo, leve-a a um motel e quebre todas as barreiras possíveis, mas não entre em falência, principalmente na frente dela.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 16Exibido 316 vezesFale com o autor