Usina de Letras
Usina de Letras
9 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Parahyba 1930-= a verdade omitida -- 14/09/2008 - 17:44 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lançamento do Livro : Parahyba 1930 a verdade omitida de Flavio Eduardo Maroja Ribeiro- "Fubá".
Por: m.s. cardoso xavier

Dia 4 de setembro de 2008 no Centro Cultural São Francisco, no interior do monumento histórico-religioso da Igreja de São Francisco, ocorreu às 19.30 horas o lançamento do livro Parahyba 1930- a verdade omitida, com 492 páginas, de autoria de Flavio Eduardo Maroja Ribeiro- "Fubá".
Evento muito significativo no qual Fuba lança este livro trazendo à tona fatos históricos que jaziam esquecidos e ou omitidos. Seu dom de historiador da potência para o ato de reescrever a História da Parahyba, os episódios que perpassam 1930; o faz bem documentado, com muitas fotos de época, depoimentos, farta bibliografia no àmbito da historiografia parahybana.
Procura desmistificar muitos equívocos em torno de 1930 na Parahyba, e a necessidade do parahybano buscar sua identidade, restaurar seus símbolos verdadeiros.
Assim fala Fuba: `uma história de sangue e de luto jamais deverá ser motivo de orgulho"
Este livro suscita também novas reflexões por parte do leitor e da historiografia oficial, fazendo-se ver o outro lado da "pseudo"revolução de 30 na Parahyba.
Nossa bandeira tem as cores do casuísmo, de uma comoção, de luto e tristeza que já perdura exageradamente.
Urge uma revisão histórica. Este livro veio a tempo para informar ao leigo, para esclarecer os que têm dúvida, para retomar a verdadeira história, seus valores geo-políticos e éticos.
O evento fora coroado de sucesso, bem concorrido, presenças marcantes do cenário político e o povo em geral, sedento de obter informações sobre sua história passada;
Números de danças regionais, com ritmos bem nossos, com os valores da terra, dançando xaxado, baião do rei Gonzaga foram apresentados e animaram o lançamento. Uma mesa com inúmeros frutos da terra , castanha de caju, adocicaram e amenizaram os conservantes dos refrigerantes, Wisques e a fritura dos salgadinhos.
Fuba não parou de autografar tão valioso e oportuno livro que contribuirá com o enriquecimento cultural do nosso povo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui