Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140822)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Projeto -- 31/03/2003 - 16:56 (Paulo Eduardo Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dentro do que me recordo, tudo faz parte da vida. Tudo é natural, pois tudo existe. Me desagrada, então, essa tendência em considerar a literatura, sobretudo a poesia, como uma ferramenta de exaltação ao “belo”. Ferramenta? Pode-se considerar que sim. De exaltação? Uma aplicação tão interessante quanto qualquer outra, desde que não se esqueça que existem outras possibilidades de utilização. Meu questionamento reside, na verdade, quanto à definição daquilo que é belo. E no monopólio do “belo” dentro das cabeças dos artistas. Em virtude disto é que me proponho a procurar, no enorme e riquíssimo oceano dos temas excluídos ou pouco abordados, formas unusuais de perceber a realidade cotidiana, seja ela “feia” ou “bela” de acordo com os padrões empregados rotineiramente.

Mais do que escolhida, nossa percepção em relação àquilo que é bonito nos é impingida com base em valores sociais amplos que por vezes extrapolam a barreira do meramente estético. Confrontar esses valores de modo a perceber o que contém de verdadeiro é mais do que um exercício, é uma obrigação do artista. Perceber as qualidades daquilo que é considerado inadequado é essencial, embora possa ser percebido como um incômodo por aqueles que apenas se contentam em adaptar-se ao que lhes é imposto, sem refletir sobre isso. Assim, minha proposta básica é desdizer, deseducar, para que o observador encontre em si mesmo os valores que o agradam, independente de externá-los ou não. Isso poderia gerar a noção, para os que não a tem, de que não são tão incomuns os desejos não expressos nos programas de televisão, de que o bizarro é muito mais bizarro do que o que é mostrado nos sites da internet, e nem por isso deixa de ter o seu valor lírico. O estranhamento, o não reconhecimento de si mesmo no outro é a grande causa dos conflitos da humanidade, sejam eles em pequena ou grande escala. Então é isso. Detesto ver os mesmos poeminhas medíocres sobre o amor rico e gordo e bem nutrido, enquanto uma odisséia ocorre diariamente no beco da esquina entre restos e ratos, enquanto um menino autista descobre o segredo do universo trancado num quarto escuro, enquanto casais se torturam por anos a fio na esperança de encontrar um sentido para o enorme vazio nunca mostrado explicitamente, mas sentido no íntimo por cada ser vivo. E se eu estiver errado? Azar.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui