Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62289 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Das concepções religiosas de alguns usináceos -- 31/03/2003 - 15:15 (Paulo Eduardo Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A interpenetração entre História e teologia é um fator preponderante nas religiões judaico-cristãs. Sua própria visão de um Deus transcendente e atemporal resulta numa concepção linear da história, onde tudo teve início fora do tempo, e acabará, também, fora do tempo. Além disso, as construções teóricas destinadas a estender a religião, conquistando o maior número possível de fiéis, foram concebidas em cima da transição entre o tempo onde os judeus eram o povo escolhido e um novo tempo, onde o pacto se estende a toda a humanidade. Tal construção necessitou de sólidas bases históricas, de marcas temporais facilmente identificáveis, de modo a delimitar claramente as fronteiras entre os dois tempos. A necessidade de integrar os relatos bíblicos e a história romana dá origem à história cristã, a qual foi definitivamente fundamentada e ordenada pelo Bispo de Hipona, Santo Agostinho.

Influenciado pelo monaquismo, neoplatonismo, e maniqueísmo, sua obra é fundamental para a afirmação da Igreja Católica, legitimando várias das idéias citadas anteriormente, e sua vida serve de exemplo de comportamento esperado de um cristão. Considerada como sua maior obra, A Cidade de Deus é um esforço teológico-filosófico de fundamentação da fé cristã, abrangendo a trajetória do homem através das narrativas bíblicas, que desemboca numa visão dualista resultante de suas experiências filosóficas anteriores. Este dualismo impregna a cristandade até os dias de hoje, bem como as demais idéias de Agostinho sobre a humanidade, e suas implicações históricas, desde a queda do homem - início da história – até a redenção – fim da história.



Bibliografia: Um texto que não me lembro o nome ou o autor.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui