Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Neoliberal? O que é isso, companheiro? -- 18/09/2008 - 09:13 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ex-Blog do Cesar Maia

18/09/2008

NEOLIBERAL? O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?!

1. No programa eleitoral de ontem, Gabeira disse que vai gerir a prefeitura como uma empresa privada e que vai tratar o CIDADÃO como as empresas tratam o CLIENTE. O ex-presidente do Bacen de FHC pela segunda vez entrou no programa. Talvez esse texto lido em teleprompter pelo Gabeira tenha sido escrito coerentemente por ele.

2. De uma forma simples para se entender. A empresa estabelece com o cliente/consumidor uma relação onde procura garantir a maior taxa de lucro num quadro de satisfação do cliente com o produto, para que este seja um cliente permanente. O veículo que usa para isso é principalmente a sedução pela publicidade como forma de atração. O cliente/consumidor é um ator individual que busca o máximo de satisfação pessoal -qualidade/preço- a partir da elasticidade-renda para o produto que deseja comprar.

3. O governo estabelece com o cidadão uma relação político-social, onde interage e estabelece restas relações por sistemas internos. A oferta de seus serviços não é determinada individualmente com o cidadão, mas por decisão política muitas vezes estabelecida em lei (oferta de matriculas...). E pelas pressões da sociedade sobre os governos produzindo sinergia e também conflitos. O cidadão -nesse sentido- é um ator social e coletivo, e demanda para além de si mesmo, conscientemente ou não. A "conquista" do cidadão se dá por argumentação e demonstração com resultados e comparações com as alternativas.

4. A relação puramente de mercado entre governo e clientes é o que se chama de política de clientela, onde políticos conquistam o eleitor com favores pessoais. A isso se chama clientelismo.

5. Para sua própria biografia Gabeira deveria corrigir ou explicar o que disse. Nesse momento consegue ocupar o espaço da direita ultra-liberal, para a qual o estado deve ser mínimo e se possível apenas uma instituição operando com lógica empresarial. Lembre-se que no direito privado o individuo ou empresa pode fazer tudo que a lei não proíbe. Mas no direito público os governos só podem fazer aquilo que a lei determina ou agir nas restrições que impõe. Um choque o programa do Gabeira de ontem. Todos que o conheceram ficaram perplexos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui