Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62225 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50620)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Temas quentes -- 08/04/2003 - 17:20 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Será que falo sobre o incêndio que destruiu a prefeitura de Corumbiara? Falar o quê se ainda estão sendo apuradas as causas do incêndio? A cidade está cheia de informações polêmicas. O prefeito Leidson de Souza está sendo pressionado pelos vereadores, que já enviaram documentos para o Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas e Ministério Público Federal. O fato é que Corumbiara, apesar de ser uma localidade pequena e de difícil acesso, está de novo na mídia.

A primeira vez foi por conta do conflito entre posseiros ligados a movimentos agrários e policiais, o que levou ao mundo a imagem da falta de preparo para resolver este tipo de questão por parte dos governantes brasileiros. Depois de Corumbiara houve o episódio de Eldorado de Carajás, no Pará, onde a palavra justiça também ficou sendo questionada.

Cidades como Corumbiara, Campo Novo e Buritis são focos constantes de problemas envolvendo colonos. E politicamente são difíceis de administrar. Em Campo Novo e Buritis as levas de novos agricultores causam problemas constantemente. Os prefeitos vivem a se queixar. Outra cidade com problemas semelhantes é Machadinho do Oeste, onde o Movimento dos Pequenos Agricultores atuou na última semana.

Fica no ar a pergunta sobre o tipo de planejamento que as autoridades estaduais e federais fazem(se é que fazem alguma coisa) para atender estes bolsões produtivos onde o minifúndio deveria ser regra e por relaxamento ou maracutaias acaba sendo exceção.

Corumbiara teve o prédio da prefeitura reduzido a cinzas. O que vai poder se provar depois disso? A cidade que ainda não absorveu as cinzas dos mortos no conflito agrário agora tem que se contentar com a cinza dos problemas políticos. Tudo por causa do sistema político vigente em muitas das pequenas cidades, onde a lei ainda é um sonho.

Buritis pediu tanto por policiais, e no início do ano os comerciantes denunciaram e os policiais removidos por problemas graves. Nem sei se prenderam todos os enrolados.

Falar destas coisas é desagradável na verdade, mas dá uma idéia do macrocosmo que se torna um Estado e e depois a Nação. Temo que qualquer dia incendeiem o Palácio do Planalto e outros lugares onde se guardam documentos preciosos, para evitar que o Brasil seja descoberto de verdade. Tenha um bom dia.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui