Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Bagualzada macanuda -- 08/04/2003 - 17:21 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Recebo aqui um recado da companheira jornalista Nara Vargas. O CTG Ronda Crioula vai realizar uma programação especial no dia 13 de abril. Para ajudar a angariar recursos para os cerca de sessenta jovens que compõe a invernada artística da agremiação galponeira.

O CTG Ronda Crioula está no seu terceiro ano de atividades, e já conseguiu uma sede, que está sendo construída com o carinho dos que gostam das tradições campeiras, ditas gauchescas, mistura de cultura de índios, espanhóis, portugueses e africanos.

Quem pesquisa as raízes do movimento tradicionalista fica surpreso com a quantidade de elementos que fazem parte da cultura gauchesca, principalmente do linguajar. São considerados gaúchos ou gauchos os habitantes de boa parte do Mercosul, desde o Chile.

A cultura é uma simbiose de costumes que foram incorporados e assimilados ao longo do tempo, sempre mantendo uma estrutura de organização familiar, agregando valores principalmente dos que viveram ao longo dos tempos nos pampas, cuidando de gado, tirando dali seu sustento e suas vestimentas.

Depois somaram a música, a vontade de honrar os mortos nas campanhas guerreiras que estabeleceram as fronteiras da Argentina, Uruguai, Rio Grande do Sul, Paraguai, Santa Catarina e Paraná. Esta vontade de amar e respeitar a terra mãe diferencia os divulgadores da cultura gauchesca, que hoje estão espalhados por todo o território brasileiro e acreditam no nacionalismo, num Brasil forte e integrado.

As invernadas artísticas fazem parte dos CTG´s, ensinando danças típicas e servindo para sedimentar a cultura. Nos CTG´s há sempre roda de chimarrão, bocha, ocasionalmente corridas de cavalo(cancha reta), bailes, enfim, programações familiares que repetem momentos em que a história das fronteiras estiveram na mão de peões e estancieiros com disposição de defender seus territórios contra a cobiça internacional.

Para quem gosta, vale a pena. A sede do CTG fica ali na estrada da Penal, em Porto Velho. O CTG de Ariquemes costuma participar dos eventos promovidos pelo CTG Ronda Crioula, abrilhantando as festas com sua invernada artística. Está garantido um domingo com muita festa e tradição, ao som de tertúlias, vaneiras, xotes e tudo o que mais se pode esperar de uma gauchada bagual e macanuda no más.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui