Usina de Letras
Usina de Letras
165 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50622)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->O Homem e a figueira. -- 25/08/2003 - 15:41 (marco aurelio jacob) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Palavra de vida
Tema: Frutos
Livro: Lucas 13. 06 à 09




“Então Jesus proferiu a seguinte parábola: Certo homem tinha uma figueira plantada em sua vinha e, vindo procurar frutos nela não achou.
Pelo que disse ao avicultor: A três anos venho procurar frutos nesta figueira e não acho; podes corta-la; para que está ela ocupando inutilmente a terra?
Ele, porém, repondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e ponha estrume.
Se vier a dar fruto, bem está; se não mandarei corta-la.”

Antes de passar a palavra que Deus colocou em meu coração, à uma curiosidade sobre a palavra e o significado da figueira para os judeus.
Esta curiosidade aprendi durante um culto pregado pelo Pr. Willy, da igreja Vida Nova.
Pois bem, em Israel e nos seus arredores a palavra figueira além de significar um fruto, quer dizer firme com Deus, isto é, quando se pergunta para um judeu: - Como vai?
Ou: - Como tem passado?
E ele lhe responde: - Bem! Debaixo da figueira! Ele esta dizendo que esta firme com o Senhor.

Neste texto Jesus esta fazendo uma comparação entre esta figueira e um homem, ou melhor, Jesus esta comparando a figueira com muitos que vão a igreja, recebem e palavra de Deus e se convertem pois é neste momento que o Senhor Espírito Santo é convidado a entrar na vida deste novo irmão como diz no texto de Apocalipse 03.20.

Após a conversão o novo irmão começa a sofrer transformações, o Senhor com todo o carinho começa a cuidar de suas feridas, dos seus complexos. Deus age como um pai que ama e que cuida do seu filho ferido. O novo convertido começa despojar de todos os sentimentos malignos que vem crescendo ao longo de sua vida, como uma erva daninha que cresce junto com as flores e precisa ser retirada, para que não comprometa o crescimento normal das flores. A rejeição, a raiva, a crueldade, o ódio, falta de perdão faz um mal que só o Senhor Deus tem o poder de reverter e de curar.
A relatos de muitas pessoas que ficaram doentes por cultivarem estes sentimentos, e após receberem o Senhor em suas vidas foram curadas.

Nós vemos muitos cultos, participamos deles, ouvimos os Pastores pregar sobre o primeiro amor, e insistirem sobre o primeiro amor, mas muitos não entendem o que é este primeiro amor.

Deus te ama e te escolheu antes de você ter escolhido a servi-lo. Deus tem esperado, e tem convencido vidas e mais vidas a virem as igrejas em busca de cura e salvação, muitos, talvez a maioria das pessoas que são congregados nas igrejas e que não são de berço evangélico recusaram o convite de participar de um culto e uma igreja evangélica pelo menos umas cinco vezes, antes de aceitarem este convite.

Quando você aceita o convite e vem a igreja, e se converte ao Senhor Jesus, automaticamente você recebe este primeiro amor, o Espirito Santo De Deus, entra na sua vida trata de sua alma, você chora, ri, sente seu corpo tremer, sua alma ser, restaurada, você pela primeira vez pode sentir verdadeiramente o amor, o verdadeiro amor, sentir e ter certeza que aquilo que esta acontecendo não é uma emoção, é real é amor que Ele tem por você, e você volta cheio deste amor, este é o primeiro amor.

Mas o que muitos de nós esquecemos é que o Senhor Espirito Santo é delicado, sensível e amigo, portanto não muda ninguém a força, por isso tudo que estiver dentro de você que não pertence ao Senhor só será retirado se você quiser que realmente isso aconteça.
Muitos saem da igreja renovados, mas ao chegarem em casa começam a ver o mesmos problemas, e a mesma rotina , começam a esquecer de todas as promessas que o Senhor fez durante o culto, em outras palavras o irmão começa a olhar tudo com os olhos carnais, começa a viver o que estão sentindo e não viver na promessa que o Senhor fez como diz na palavra, ele começa a se tornar estéril, e a semente que foi plantada durante o culto começa a ser abafada e não produz fruto algum.

Jesus ficou no deserto quarenta dias e venceu, Moisés ficou no deserto quarenta anos, venceu. Todos nós passar por um deserto, todos nós temos problemas, temos lutas mas temos que vencer, Jesus ensinou, e traçou este caminho que leva a vitória, cabe a nós determinar o tempo desta vitória, quarenta dias, quarenta anos, quanto tempo?
“... Se alguém quer vir após mim, a sí mesmo
se negue, tome a cruz e
siga-me” Mac. 08;34.
O salmista disse:
“Ainda que eu ande pelo vale
da sombra da morte;
não temerei mal nenhum;
porque tu estas comigo;
o teu bordão e o teu cajado
me consolam. ” Sl. 23; 04.
Ele não disse: - Senhor! Senhor! livra-me do vale da sombra da morte pois tenho medo de vencer.
Muitos tem orado Deus desta forma.
Onde esta o teu fruto irmão? Onde esta a sensibilidade que o Espirito Santo lhe deu?
A figueira ao qual foi falada no começo do texto é comparada a um homem, talvez este homem seja você, ele já fazia três anos que não dava frutos, e você quanto tempo faz?
“.... Podes corta-la; para que está ela ocupando inutilmente a terra?” Versículo 07.
Meu amado depende de nós! Vamos agarrar o versículo 08, o Senhor Jesus está sempre disposto a interceder por nós, sempre disposto a dizer que vai nos tratar por mais um tempo.

Nós temos o Senhor Espirito Santo que está sempre disposto a nos mudar, mas depende de nós. Não basta apenas o Senhor estar disposto a fazer mudanças na sua vida, você precisa querer e deixa-lo fazer as mudanças necessárias na sua vida.

Para enfatizar melhor, eu gostaria de dar um exemplo:
_ você sai de férias, e ao chegar no local em que você resolveu passar este tempo, você verifica que este local, a casa onde você vai se hospedar está um lixo, móveis de cabeça para baixo, chão com uma camada enorme de poeira e etc. Neste caso você tem duas opções: Deixa tudo como esta e se acomoda no meio de toda a sujeirada, ou começa a limpar as coisas.
A segunda opção, e eu imagino que todos a escolham, é dar uma geral na casa. E quando você começar a fazer a limpeza vai arrastar um sofá aqui, uma estante ali, e vai perceber que o chão treme, que as coisas fazem um certo barulho.
O que eu quero te dizer com este exemplo? - Que quando você vai a igreja, e o Espirito Santo de Deus começa a trata-lo ele vai colocar as coisas do seu coração em ordem, isto é, os móveis nos seus devidos lugares, e ele não é relaxado para te deixar do jeito que você esta.
Só que para as coisas ficarem nos seus devidos lugares, algumas tem que ser trocada de lugar, outras tem que ser jogadas fora e etc.
Muitos quando estão neste tempo de mudança interior desistem, pois ficam apavoradas com o “barulho”, resolvem ouvir a voz de Satanás, e começam achar que não à jeito para elas, que ela é deste jeito desde que nasceu, e não é agora que ira mudar.
Pau que nasce torto morre torto?
Sou assim e não mudo?
Não mudei de novo vou mudar agora que estou velho?

Jesus deu a vida por você querido! Isto não te basta?
Ele é Deus e está disposto a te dar mais uma chance, basta você ser sincero e estar disposto a ser tratado, mesmo que o “barulho” seja alto, confie nele.
A parábola da figueira não tem um final especifico, este final cabe a cada um escolher é o livre arbítrio. “Você Decide”

Marco Aurélio Jacob
manchajacob@hotmail
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui