Usina de Letras
Usina de Letras
275 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Derrubaram os postes -- 08/10/2008 - 21:41 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nery

Derrubaram os postes

Lula

Como a corpulenta eleitora do Esmeraldo Tarquínio, Lula e seu PT erraram de Bolsa. Confundiram Bolsa Família com Bolsa de Votos. Até o mais parcial ou comprometido governista percebeu que o Grande Derrotado das eleições de domingo foi Lula e com ele seu PT.

Depois de seis anos de governo, usando e abusando de todas as facilidades e ilegalidades no poder, estavam certíssimos (e Lula e o PT repetiram isso o tempo todo) de que os 75% de prestígio pessoal de Lula, "arranjados" pelos institutos de pesquisas (que, quase todos, erraram quase tudo na eleição), lhe davam o poder de eleger qualquer poste. E o povo derrubou os postes de Lula e do PT.


Perdeu

"O Globo" de ontem, em um quadro isento e jornalisticamente perfeito, na primeira página, contrariando as passionais e às vezes escandalosamente servis opiniões de algumas doces meninas da "Glob1oNews", resumiu magistralmente o resultado do primeiro turno:


QUEM PERDE

1 - Lula - Sua imensa popularidade não se traduziu em votos. Marta Suplicy e Luís Marinho não se beneficiaram dela. Em Natal, Lula fez uma cruzada contra a candidata do PV e ela ganhou no primeiro turno. A baixa capacidade de transferir votos pode prejudicar os planos de Dilma Rousseff para 2010.

2 - César Maia - Derrota histórica: sua candidata Solange Amaral ficou em sexto lugar, com menos de 5% (3,92%) dos votos.

3 - Aécio Neves - Perde duplamente: em Belo Horizonte, com seu candidato Marcio Lacerda indo para um surpreendente segundo turno; e por ter apoiado Alckmin em São Paulo.

4 - Roberto Requião - Vexame. Seu candidato teve menos de 2%.

5 - Ciro Gomes empenhou-se na eleição da ex-mulher, Patrícia Gomes, mas ela não passou do 3º lugar (15,47%) em Fortaleza. Perde também em Belo Horizonte, onde o candidato de Aécio é ligado a ele.

6 - Ibope - Não captou a tendência de alta de Gabeira no Rio, registrada no Datafolha. E errou a boca de urna em São Paulo" (até isso!).


Marta

Na véspera da eleição, escrevi aqui: não confundam Lula chegando, como nas eleições de 2002, 2004 e 2006, com Lula saindo, já começando a sair, como agora em 2008. Lula só vai ganhar onde o PT já ia ganhar.

Em vários lugares, foi mais a força de outros que do PT: João Costa, em Recife, foi o peso do prefeito João Paulo e do governador Eduardo Campos. Luisianne em Fortaleza foi a força dela e do governador Cid Gomes. Em Natal, Lula foi lá e a Fátima Bezerra, que ele apoiou, afundou.

O desastre de Marta Suplicy em São Paulo (principal disputa de Lula), que vai piorar no segundo turno, está apavorando o PT de Santo André, São Bernardo e Guarulhos, onde haverá segundo turno. O mau exemplo de Marta pode arrastar para o abismo outros companheiros do PT.


PT

Outro poste derrubado foi a conversa fiada do PT de que iria passar dos mais de 400 prefeitos que tem hoje para mais de 800, chegando perto de mil. Dos 79 maiores colégios eleitorais (26 capitais e 53 cidades com mais de 200 mil eleitores), 50 já definiram domingo os novos prefeitos. Faltam só 29, onde haverá segundo turno dia 26. O resultado mudará pouco.

O grande vitorioso foi o PMDB: já fez 1.200 prefeitos. O segundo o PSDB, com 784. O terceiro, o PP (de Maluf e Dornelles), com 548. O PT foi só o quarto, com 547. Depois de 6 anos de Lula, com mensalão, dólares na cueca, vampiros, aloprados, o PT não aumentou nem 100 prefeitos.


Cesar Maia

É o Dostoievski do Rio: sai humilhado e ofendido com 3,92% de Solange.


Obs.: O Ibope "não captou" ou "não quis captar" as tendências no Rio e em São Paulo? Que tal uma CPI para apurar as tramóias dos institutos de pesquisas petistas? (F. Maier)


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui