Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62161 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10347)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4752)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Lula e o carnavalesco da Vai-Vai -- 11/10/2008 - 21:29 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
LULA E O CARNAVALESCO DA VAI-VAI.

Glacy Cassou Domingues

Grupo Guararapes

Fortaleza, 10/10/2008

A rigor absolutamente nada, liga estas duas personagens ao cotidiano do país. Realmente, as decisões de cada atividade que cada um exerce, são ABSOLUTAMENTE DIFERENTES. Mas, à medida que o carnavalesco ia esclarecendo o repórter que o entrevistava, fui fazendo um paralelo entre as responsabilidades de cada um. Mas, no final da entrevista pensei, que se aquela tarefa fosse entregue a Lula, a Vai-Vai jamais teria saído do barracão. Acredito mesmo, que não chegasse até a porta.

Por exemplo. Cabe ao carnavalesco supervisionar TODOS os setores que tem uma escola de samba. Da Comissão de Frente, à ala que encerra o desfile, SÓ TUDO, cabe a ele a responsabilidade de que NÃO haja UMA falha.

Ao assistir o desfile, não pensamos nos artistas que fizeram as alegorias. Cada alegoria daquelas, precisa de um instrutor para coordenar o trabalho de "n" artistas, para quando passarem na Avenida seja reconhecida como uma águia, um macaco, ou seja, lá qual for o enredo.

O trabalho desse homem começa, no dia anterior ao fim do carnaval. Ele tem 365 dias de TRABALHO estafante e RESPONSÁVEL, para extasiar o público, ou "enterrar sua escola". Aí ESTÁ UMA DIFERENÇA. Cada centavo usado seja doado, subvencionado pelos associados ou torcedores, espera uma BOA resposta de como foi empregado seu "auxílio". OUTRA DIFERENÇA.

Mas, falei também em Lula, não foi? Vamos lá. Será que o presidente teria a capacidade de gerir o dinheiro empregado, supervisionar o trabalho de cada figurinista, carpinteiro, escultor e outros artistas que criam aquele "mundo surreal"?

Teria capacidade de organizar o trabalho dos TRÊS PODERES, com a mesma integridade e vontade de REALMENTE fazer brilhar sua ESCOLA? Se estabelecermos um paralelo de quantas pessoas ABSOLUTAMENTE RESPONSÁVEIS, trabalharam em cada "ala" ou "poder", teríamos o mesmo resultado? Quantas EXCELÊNCIAS estariam dispostas a "doar" alguns $$$, para sua ala evoluir CORRETAMENTE?

Quantos "ASPONES", "Q.I", ou cartões coorporativos seriam necessários que cada PODER "doasse" para que sua ALA evoluísse BEM na Avenida? Haveria gente com disposição, habilidade, espírito comunitário, APENAS SATISFAÇÃO DE SERVIÇO BEM FEITO - já nem falo desfilar - mas, chegar na Avenida com alguma coisa BEM FEITA, para apresentar?

Em ALGUM GABINETE de qualquer PODER, será que existe UM varredor ou funcionário mais classificado que pense com SATISFAÇÃO no que faz? O que temos sabido e ouvido, é que QUALQUER SERVIDOR daquela ESCOLA, não de SAMBA, mas de FREGE, não tem o menor interesse no desempenho de serviço em qualquer PODER. O que se tem notícia é "O QUANTO OU O QUE POSSO APROVEITAR?".

Quando veremos um GESTOR das COISAS PÚBLICAS, com a qualidade e CONSCIÊNCIA daquele carnavalesco, para elegermos para PRESIDENTE DESTA REPÚBLICAS? Será que o carnavalesco da VAI-VAI, não tem uma vaga de ajudante para Lula?


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui