Usina de Letras
Usina de Letras
90 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6198)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Respeito é bom e todos gostam -- 18/10/2008 - 13:39 (Fernando Antônio Barbosa Zocca) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Respeito é bom e todos gostam

Fernando Zocca

Carece de mais cuidado a educação no Brasil. Quando vemos pela mídia a exacerbação da violência, podemos concluir que há também naquele comportamento criminoso, uma falha acentuada na educação.
A ausência de respeito à dignidade humana, leva a esse tipo de atitude agressiva, que não se consegue conter. Na verdade a contenção deve ser própria. As pessoas deveriam saber, pela educação, que não podem desrespeitar ninguém.
Quando éramos crianças sabíamos que não devíamos maltratar as pessoas mais velhas, que não podíamos xingar os outros e que "pegar no pé" de alguém não era legal. Hoje tudo mudou. Os adolescentes mais incontidos, chegam a agredir os professores e maltratar os mais velhos.
Então quando surge outro semelhante a eles, também agressivo, há esse tipo de crime que vimos agora mesmo pela televisão.
Isso tudo também é fruto da religiosidade digamos equivocada, falta de consideração, de respeito, e de capacidade de louvar e bendizer a vida, a criação, e considerar que tudo tem uma origem divina.
O pensamento negligente tipo "Ah, isso não dá em nada", esse chamado Assédio Moral, a "pressão política", são manifestações da agressividade que podem redundar nesse tipo de violência maior.
E tudo isso acontece por falta de esclarecimento, de boa educação, do adestramento que se deve ter para viver na comunidade. Mas precisamos considerar também que é bastante interessante, para alguns grupos políticos, a completa falta de polidez, cortesia e bons modos das pessoas.
Não poderíamos esperar atitudes polidas de adolescentes que não têm pais amáveis. Talvez a grosseria instituída, que se observa, seja o inverso da cortesia, por ser esta fruto de quem viveria na corte e isso, aqui no Brasil, não é muito bem visto.
A carência de urbanidade é tão significativa e arraigada que as lesões morais, que se cometem não são consideradas maldades, e a aparente passividade das vítimas, é tida mais como deficiência de autodefesa.
A grosseria vigente é consequência do machismo composto pelo conceito de que a experiência seria resultado das impressões e sensações subjetivas, negando assim o valor da ciência.
Machismo ou empiriocriticismo, para quem não sabe, é a designação da doutrina do filósofo alemão Richard Avenarius (1843-1896) e do físico e filósofo austríaco Ernst Mach (1838-1916).
A agressão verbal difere da agressão física em alguns aspectos: na violência verbal não há contato material e pode ser feita a distància maior, enquanto que na agressão física há proximidade, contundência e lesões. A agressão verbal é semelhante ao càncer que fustiga o hospedeiro. Mas tanto aquele que agride verbalmente, como aquele que ofende fisicamente, ambos tem os potenciais que se conduzidos para as artes plásticas, por exemplo, obteriam também a catarse dos seus males.
Afabilidade, cortesia, bons modos, e benevolência são valores a serem cultivados nas escolas. Viveremos melhor e em paz, quando notarmos que regras de etiqueta, não são aquelas normas que se usavam somente na corte.
Benignidade e respeito são bons e todos gostam.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui