Usina de Letras
Usina de Letras
88 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Ambientalista, profeta da atualidade -- 14/04/2004 - 13:34 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ambientalista, Profeta da atualidade.


Você sabe para onde vai o seu lixo quando é lançado fora do local destinado?
Ele pode chegar as margens e nascentes dos rios , mares, lagoas ... Polui os mananciais de água , gera o desequilíbrio ao meio ambiente poluição e o caos num futuro próximo.
Preste bem atenção a essa explicação abaixo :
_ Sabe-se que 97% da terra é constituída por água de mares, oceanos, geleiras e rios, mas apenas 0,3% dessas águas são aproveitadas para sobrevivência dos seres humanos e dos animais.
E sabe porque as outras águas não são aproveitáveis? _ Se fosse possível recorrer a dessalinização das águas salgadas dos oceanos e mares, gastaríamos uma quantidade incalculável de recursos financeiros, que certamente , não viabilizaria tal procedimento.
Pensando nessa problemática que tal levar o lixo doméstico mais a sério? Ele é o maior problema dessa e das próximas gerações . Entretanto a solução dependerá de uma profunda mudança de consciência hoje. Educar também é fazer com que o educando exerça a sua cidadania ,seja um ser pensante e que reflita a respeito das problemáticas do mundo em que vive.
Que tal começar pensando nos rios que ainda restam apesar da imensa poluição, nos mares , nos manguezais, nas florestas , no ar ...
O lixo que é jogado a céu aberto é considerado um dos maiores problemas a ser vencido pelo homem. Parece uma tarefa fácil, mas não é tanto assim... O lixo coletado pelas empresas cerca de 35% poderiam ser reciclados ou até mesmo reutilizados. Até mesmo a água que utilizamos para lavar pratos, calçadas, descargas de vasos sanitários, poderiam ser reaproveitados.
Você já ouviu falar de água de reuso? É assim que é chamada todas as águas que podem ser reaproveitadas para algum tipo de uso. Em alguns países já está acontecendo e precisamos também pensar nesse processo . Estudos começam a ser debatidos a respeito dessa conscientização. Por enquanto , isso acontece em algumas empresas mas ainda incipiente. A CST a empresa de siderurgia de Tubarão no Espírito Santo,ela reutiliza a água em algumas áreas da indústria. Entretanto vários grupos de pesquisadores estão trabalhando nessa pesquisa para viabilizar essa nova maneira de utilizar a água ,em maior escala. Como estamos falando de lixo, é bom lembrar que saber lidar com resíduos domésticos já faz parte do cotidiano de muitas cidades, o que denominamos coletas seletivas. Assim o lixo podem ser transformados em adubos , material reciclados como é o caso de latas, papelão, vidro, garrafas de plásticos e outros depósitos.
O meio ambiente agradeceria...
Ao jogar o lixo em espaço aberto formam-se um odor desagradável atraindo animais como ratos, baratas ,urubus e outros...
Você sabia que um urubu sobrevoando numa área próxima a um aeroporto pode derrubar um avião? Acredite, um abutre entrando numa turbina de um avião equivale a uma pedra de mais de 80 quilos chocando no ar com esse transporte.Veja que perigo voando no ar, um simples animalzinho planando próximo aos aeroportos das grandes cidades! . Parece inofensivo, não é? Mas pode ser responsável por um desastre aéreo. Tem se noticiados que aviões voltaram ao aeroporto , depois de uma decolagem, por causa de alguns incidentes com pássaros . Enquanto que outros ,sofrem um problema maior , chegando a por fim uma viagem... Quem responderá por essa tragédia?
Em muitos centros urbanos e na periferias das grandes cidades a produção de lixo supera a quantidade de aterros sanitários . E muitos deles estão instalados em locais impróprios ou em terrenos que além de trazer os desconfortos e acúmulo de animais que vivem na terra e no ar, colaboram na contaminação do solo e do lençol freático , que são as ( águas que se acham armazenadas no subsolo).
Quantas coisas precisam ser repensadas por todos nós!
O desperdício de alimentos, embalagens plásticas em excessos na hora das compras em supermercados. A falta de planejamento dos aterros sanitários. Os resíduos sólidos que são jogados de forma irracional em todo os espaços têm feito um mal a Terra.

Agora veja quanto você e sua família podem ajudar polui ou a despoluir o ambiente: Em média uma pessoa produz 500g a 1kg de lixo por dia. Imagine isso dentro de uma família, de um bairro, de uma cidade ou de um País!
Acredita-se que os brasileiros produzem em média 100 mil toneladas de lixo diariamente. São os domésticos, os dos hospitais, das ruas, dos terrenos baldios, dos parques e dos jardins, das industriais.
E sabe quem sofre muito com tudo isso? É a natureza que anda brigando com o tempo. .
Veja como anda o nosso clima, o nosso ar, as nossas florestas, os nossos rios, as chuvas e as secas.Sem falar das queimadas que estão ocorrendo em regiões do Canadá dos Estados Unidos e as altas temperaturas do verão europeu !
Dê uma olhada abaixo e veja como os produtos abandonados no solo demoram a se decompor:
Papel e papelão em média de 3 a 6 meses.
Plástico em geral leva 100 a 500 anos e alguns não se decompõe.
Vidro de 4.000 a 1 milhão de anos.
Fraldas descartáveis - 600 anos
Filtro de cigarro – 1 a 2 anos
Metal aproximadamente 4 anos.
Tecido de algodão e fibras naturais de 6 meses a 1 ano
Madeira pintada aproximadamente 13 anos
Borracha –(pneus) o tempo indeterminado.
Até o” inocente chiclete” que aborrece quando se cola na sola do sapato, leva 5 anos para se decompor. Isso dá para pensar...
Mas existem os profetas desse tempo, e você sabe quem são eles ?
_ Os ambientalistas ! Assim advertem esses estudiosos da natureza; _que é preciso cuidar do lixo, levando mais a sério o meio ambiente. Quantos hábitos devemos mudar para adquirir uma nova conscientização de que a natureza pode ter um fim....
Você pode fazer uma mudança em seu hábito, comece já em casa fanado com os seus irmãos, seus amiguinhos e até com o seu pai se ele ainda não comentou isso com você. Afinal , estamos na Terra aprendendo a viver .
_Quando você for a um supermercado evite produtos com excesso de embalagens plásticas . Dê preferência aos produtos que venha em embalagem de papel. Use o mínimo de sacola plástica para embalar suas compras. Que tal levar algumas sacolas de casa? Pergunte ao seu Pai ou ao seu avô, se eles já ouviram falar da “sabida”. Era uma bolsa grande feita de lona utilizada no passado , antes da chegada era dos supermercados, que serviam para colocar as compras . Naquela época muitas embalagens eram fabricadas de papéis resistentes .
Sabe qual é a nova ordem mundial?
_Reciclar, reaproveitar e não deixar que o lixo vire entulho nas ruas e depósitos a céu aberto. Nem permita que seja lançado nas margens e . nas cabeceiras dos rios . Leve os seus móveis velhos , as latas vazias num lugar apropriado indicado pelo órgão de sua cidade, que nesse caso pode ser a prefeitura onde você deve buscar informação.
Lagoas e canais . encostas de morros , manguezais, tudo em fim,
dependem de uma boa conservação isso que é ter uma consciência ecológica.
WWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW
Luciah Rodriguez Barros
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui