Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10355)

Erótico (13567)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O estatuto do jogo -- 14/04/2004 - 13:41 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O estatuto do time

A partida começa e os jogadores suando a camisa para fazer o gol!De repente, uma forte chuva cai, ameaçando a inundar o campo. André apita o final do jogo, dando por encerrada a partida que estava empatada por 1x1.
_ É melhor terminar agora, porque a chuva não está para brincadeira, diz o juiz.
Os meninos saem do campo e se agrupam debaixo de uma velha jaqueira. Alguém observa de longe e se aproxima dos meninos e começa a falar:
_ Saiam desse lugar, porque podem cair jacas na cabeça de vocês! Além do mais esse local favorece a queda de raios. E vocês sabiam que o Brasil por estar numa região tropical tem a maior incidência de queda de raios?

E os pára-raios, para que servem, são enfeites?_Pergunta o menino irritado...
_ Bejamim Franklin, quando o inventou ,meu amigo, não pensou que eles ficariam em cima das torres de igrejas , de prédios e outros locais elevados, sem a devida manutenção. Você sabia disso? _questiona o homem sábio. Muitos deles estão como ornamentos, como você argumentou, desativados por falta de cuidados necessários. Menino eu já trabalhei nessa área, hoje sou um engenheiro elétrico aposentado que nas horas vagas procuro passar meus conhecimentos. Também gosto de assistir um bom futebol ... Você sabia que um raio caindo num campo pode matar um jogador eletrocutado?

_ Eletrocutado! _ Repete alguém do grupo, dando uma risada já
que estava descontente com a paralisação do futebol no campo.
Seu José percebendo a reação do menino aproxima-se dele e o interroga:
_ Como você se chama ? Esse, meio temeroso responde:
_ Márcio Por quê?
_ Tenho um neto com esse nome diz seu José, calmamente
_ Márcio, eu fico muito preocupado quando vejo pessoa debaixo de árvore em dias chuvosos e acompanhados de relâmpagos. Sabe é muito perigoso! Não devemos procurar abrigo nesses locais, nem ficar próximo à água de rio, do mar e nem de baixo de áreas arborizadas. Eles são os mais preferidos pelos raios na hora da sua queda.
_ É... O senhor tem razão!
Distante dali num abrigo improvisado, observa toda a conversa o juiz André, que, sorrateiramente aproxima-se dos amigos
.De repente alguém chuta uma latinha de refrigerante que se encontrava por ali, e ela passa próximo à perna do menino que, irritado diz:
_ Epa, quase que você me acerta, não sou um alvo para pancada!
_ Desculpe-me amigo, não foi esta a minha intenção, afinal somos camaradas, não é?! – conclui Paulo com sorriso nos lábios.
_ Ah, pela sua imprudência colega, está desculpado. Entretanto, sabe que a sua atitude pode prejudicar muitas pessoas?
_ Não... por quê?
_ Ontem você não assistiu os noticiários da TV, não leu jornais? Não ouviu falar sobre a Dengue ? O mosquito transmissor dessa doença gosta de água limpa e parada. Continuando a chover a água acumulada nessa latinha , contribuirá para que a larva depositada pelo mosquito se desenvolva. No verão, a chuva são mais freqüentes , por que vivemos numa uma região tropical . Lata vazia é um depósito certo para a proliferação do Aedes Aegypts, o nome do mosquito que transmite a Dengue. Uma doença que inicia por falta de cuidado doméstico. Ela existe por causa de pessoas como você que não cuida do seu quintal..
_ Explica isso direito disse Márcio, fiquei curioso com o seu saber sobre o assunto.
Sim. Em casa os vasos e os suportes de plantas com água , as caixa de água sem tampa, os canteiros com água e os terraços sem coberturas que abrigam resto da chuva, tudo isso contribuem para proliferação do mosquito o agente causador da Dengue. Mas, não fica nisso, temos que pensar . nos depósitos de ferro velhos , nas borracharias, nas lojinhas de vendas de flores, nos cemitérios e outros...Tudo isso precisa cuidadosamente de um tratamento especial.
O suporte do vaso de planta que acumula a água, deve ser substituído por areia . Os pneus , guardados em locais cobertos, onde não recebam água de chuva.As bromélias e outras que tem uma folha que guardam águas, precisam ser aguada com certa atenção. Garrafas viradas com o gargalo para baixo, latas furadas quando colocadas em lixo e outras coisas mais.
A Vigilância Sanitária , órgão fiscalizador , dá informação sobre tudo isso e, ainda pede a todos que façam a sua parte. Receba bem o agente de saúde quando vier visita à sua casa. Ele é treinado para ajudar e não para denunciar ninguém . Abrir a nossa casa é a nossa ajuda . Isso foi passado pelos meios de comunicação.
_ Mas espere deixe catar a minha latinha. Perto de minha casa tem uma associação que compra essas embalagens . Sabe que você me deu uma idéia!. Vamos organizar uma turma e, lá na escola todas as latinhas vazias de refrigerantes, vamos levar para lá? _ Sugeri Márcio aos colegas. Quem sabe com o dinheiro que a gente arrecadar poderemos comprar nossas camisas e chuteira e formar um time oficial.
E seu José que já fazia parte da conversa adiante:
_ Eu quero ser o técnico, afinal já fui um bom jogador quando tinha meus 25 anos e não faz muito tempo assim ... .
_ Legal! _ Vamos marcar para semana que vem o primeiro treino? Convida Júlio
_ Confirmado, diz o senhor ao líder do grupo.
_ Agora que já sou o técnico desse time, posso dar uma ordem: O temporal já passou voltem para às suas casas e reflitam tudo direitinho. No próximo Sábado estaremos jogando com muita responsabilidade. Não quero ver ninguém matando aula, quem deixar de ir à escola, está fora do jogo.
Esse é o estatuto do nosso time, conclui o novo técnico.
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

VOCABULÁRIO:

Eletrocutados – mortes por uma descarga elétrica.
Estatuto – lei orgânica ou regulamento de um Estado, de uma associação.
Proliferação – multiplicação
Sorrateiramente - disfarçadamente.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui