Usina de Letras
                                                                         
Usina de Letras
166 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59109 )

Cartas ( 21236)

Contos (13108)

Cordel (10292)

Crônicas (22195)

Discursos (3164)

Ensaios - (9435)

Erótico (13481)

Frases (46496)

Humor (19274)

Infantil (4456)

Infanto Juvenil (3718)

Letras de Música (5478)

Peça de Teatro (1337)

Poesias (138219)

Redação (3051)

Roteiro de Filme ou Novela (1060)

Teses / Monologos (2427)

Textos Jurídicos (1945)

Textos Religiosos/Sermões (5519)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Contos-->28.07.2020 - Ética: valores morais e princípios sociais -- 27/07/2020 - 20:07 (TARCISO COELHO) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos
.

https://www.youtube.com/watch?v=c54PpajwAvI&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=HDnAuvAxLa0

Diário da Pandemia                                                                  

Ética: valores morais e princípios sociais

 

 

Ética

Saiba o que é ética, definição, resumo, código de ética, conceito de ética, bibliografia.

PUBLICIDADE

 

Definição (o que é)

 

O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social.

 

A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. 

 

Códigos de ética - resumo

 

Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético. Em outro país, esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Aproveitando o exemplo, a ética na área de pesquisas biológicas é denominada bioética.

 

A ética em ambientes específicos 

 

Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética profissional (trabalho), ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc.

 

Antiética 

 

Uma pessoa que não segue a ética da sociedade a qual pertence é chamado de antiético, assim como o ato praticado.

 

 

Última revisão: 02/10/2019 Por Jefferson Evandro Machado Ramos Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).

 

Veja mais em: https://www.suapesquisa.com/o_que_e/etica_conceito.htm

 

-x-x-

O errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. O certo é certo mesmo que ninguém esteja fazendo.  www.mensagens10.com.br

-x-x-

 

Wanderley (BA) - Segunda cidade

 

 

Originalmente toda a região do Extremo Oeste Baiano, denominada Comarca do Rio de São Francisco, pertencia ao Estado de Pernambuco até o ano de 1824, onde está localizada a cidade de Wanderley, pertenceu ao município de Cotegipe (Campo Largo) até 1890, e em 25 de fevereiro de 1985, foi criado o município de Wanderley. A região oeste Baiano na margem esquerda do rio São Francisco pertenceu ao Pernambuco até meados de 1824. D. Pedro I a desligou do território pernambucano como punição pelo movimento separatista conhecido como Confederação do  Equador.  A então comarca de São Francisco foi o último território desmembrado de Pernambuco, impondo àquele estado uma grande redução da extensão territorial, de 250 mil km² para os 98.311 km² atuais. Após três anos foi cedida para a Província de Minas Gerais e três anos depois a região foi anexada ao Estado da Bahia em 1827.

O nome é uma homenagem póstuma a João Maurício Wanderley, Barão de Cotegipe. O Distrito de Cana Brava, município de Cotegipe conquistou sua emancipação em 25 de fevereiro de 1985 na época, segundo o Sr. Nascimento Marçal de Jesus (Marçal) onde votou pela primeira vez, o plebiscito foi realizado somente no território do distrito.

Fundado por Manuel Teixeira, o município de Wanderley surgiu por volta de 1930. As famílias Teixeira, Sousa, Alves, Brito e Pereira foram as primeiras a habitarem o local.

Wanderley foi distrito da cidade de Cotegipe até conquistar sua emancipação política em 25 de fevereiro de 1985. Com quase 14 mil habitantes, seu primeiro prefeito foi o João de Queirós Rocha.

 

Veja mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wanderley_(Bahia)

 

Últimas Notícias: https://www.uol.com.br/

 

 

Diário da Pandemia

 

 

O Diário da Pandemia

Que inventei de escrever

Jamais teve a intenção

Que não só o meu querer

De o dia a dia registrar

Pra no futuro lembrar

O que estamos a viver

 

 

Mas é preciso dizer

Aqui não vou divulgar

Notícias de tristeza

Já que quero me alegrar

E se esse meu escrever

Nem pouco alegrar você

Mal também não lhe fará.

 

 

Caros Amigos,

 

 

A partir de 22.03.2020, passei a publicar versos meus em outras situações, retornando ao assunto em pauta apenas eventualmente.

 

 

Para lê-los ou relê-los clique: https://bit.ly/tarcisocoelho

 

 

 

Obs.: Fico grato pelas visitas, inclusive a outros trabalhos lá publicados, bem como aos comentários que tiverem a bondade de escrever.

 

 

 

Abraços a todos.

 

 

Tarciso Coelho, Crato (CE), 28.07.2020.

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 6Exibido 117 vezesFale com o autor