Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->Escrever como os massoretas? -- 15/04/2004 - 12:27 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Escrever como os massoretas?
Milena, é a professora mais motivada da escola da pequena cidade onde mora! Todos os dias ela distribui alguns livros que ganhou dos amigos, para os seus alunos e eles liberam à sua imaginação.
_Hoje disse ela: _ vamos conhecer mais um pouco sobre a arte de escrever . Começaremos entendendo o processo da escrita através de vários tipos de leitura.
A professora coloca os livros, jornais, revistas sobre as carteiras de seus alunos e começa a narrar:
_ A arte de escrever é uma atividade desgastante e requer paciência e dedicação. Escrever não é só lazer quanto parece.
Vejam, quantas pessoas que tem informações das notícias do mundo através dos jornais, revistas , e quantos conhecimentos adquirimos pelos esforços de quem lidam com a comunicação! . Você já parou para pensar nisso?
_ Preste atenção , ouça o que está relatado num manuscrito, datado do século XII : Em voz firme ela começa a ler.
“ Se você não sabe o que é escrever, pode pensar que seja especialmente difícil... Deixe-me lhe dizer que é uma tarefa árdua, dobra a sua espinha ,amassa o seu estômago e os seus lados, tormenta as costas e faz doer todo o seu corpo. Como um marinheiro ao chegar ao seu porto também o escriba se alegra ao chegar à última linha”
_ Nossa! _ exclama perplexo o líder da turma.
E continua a professora a narrar e estimular os seus alunos ao hábito de ler e de escrever os seus sentimentos ...
. No passado essa arte era difundida por escribas, - (homens de classes altas , considerados autoridades, oficiais que se tornavam escritores com a idade de 30 anos, após terem acumulados conhecimentos).. Escrever era um ato sagrado completa a professora com muito entusiasmo e os alunos atentos e bastante interessados pela aula , quase não se mexem nas suas cadeiras.
_ Assim, o direito de escrever lhes era concedido através da benção da imposição das mãos, seguidos do recebimento de uma lâmina contendo uma inscrição e uma chave, simbolizando abertura do caminho do escriba. Completando o ritual tornavam-se doutores e dessa forma podiam ensinar no Templo.
_ Realmente como eles levavam a sério essa arte! _ Exclama Rogéria a aluna que aprecia muito as aulas de histórias, impressionada com tudo que ouvia. E com isso a aula se tornava proveitosa e estimulante. Todos estavam interessados em saber ainda mais e perguntavam muito sobre o assunto.
_ Fale mais, está tão interessante esse tema, que dá vontade de não parar. Comenta a menina.!
A professora muito feliz com o andamento da aula prossegue narrando a história , dando ênfase a escrita dos povos antigos.
_ Portanto, tudo isso que chegou até nós é graças à escrita. Ela foi usada muito antes de Moisés receber os primeiros textos sagrados. Povos como os sumérios, acadianos, babilônicos, egípcios, cretenses, arameus e fenícios, depois que conheceram a escrita, representaram-na com os seus alfabetos específicos.
_Conta mais sobre as letras, como elas foram representadas! Pergunta Cláudio ,o filho do juiz da cidade, que gosta muito de saber mais sobre as leis e falar de diversos assuntos históricos.
_As letras são caracteres que representam o alfabeto de uma língua. Através delas formamos palavras e frases. As palavras são a seqüências de fonemas contendo significações dentro de uma estrutura de frase. A frase é a unidade gramatical composta de elementos ordenados, capaz de conter o enunciado completo de uma oração. E a oração é a unidade sintática que exprime um pensamento completo constituída de sujeito e predicado (ou somente de predicado). Veja quantas coisas aprendemos numa sala de leitura... diz a professora sorrindo ...
Alguém levanta a mão e pergunta:
_ Como eram essas letras e quem utilizou primeiro esses alfabetos?
_Que pergunta inteligente! _ Exclama a professora.. Vou responder com muito prazer a sua indagação.
Conta-se que por volta de 732 a 724 AC quando ocorreu a primeira deportação forçada do povo hebreu para o Egito,naquela época eles já tinham conhecimento de um alfabeto bem primitivo e muito semelhante ao usado pelos povos da Fenícia.Essas letras eram simbolizadas em pedras cujo formato correspondia a animais, utensílios e outros objetos Esse alfabeto era representado por 22 letras consoantes e não eram precedidas de vogal.
_ Como então surgiram as vogais?
_ Essa é uma história interessante...
Foram os “massoretas”- nome dado aos homens letrados de origem hebraica que no período entre 500 a 900 DC estabeleceram a vocalização na sua grafia. Usaram os pontos e os traços sob as consoantes desse modo facilitou o entendimento e a comunicação dos povos através da escrita.
A turma começa a rir e alguém comenta caçoando:
_ Pedro é massoreta! _ Que foi que você disse, pergunta a professora ao menino. E a turma ri novamente em alta voz.
Pedro se levanta e comenta:
_ Eles estão me chamando de “massoreta”, por que eu escrevo grifando.
-Ah! Eu já havia notado isso, Pedro. Mas não é que você esteja fazendo o que fizeram os massoretas. Explique agora por que você usa essa forma de escrever.
_ Sabe, eu aprendo melhor quando grifo o que estou lendo.
É verdade, cada um tem o seu estilo de aprender, desde que ele não interfira na gramática,conclui a professora. E mostra num cartão as letras hebraicas e sua correspondência com as letras latinas as utilizadas em todos os alfabetos no ocidente.


_
Letras desenho Equivalência pronúncia
Aleph boi - alefe
Beth casa B bete
Guimel camelo G guimel
Daleth porta D dalete
Hei Furo - janela H rei
Waw prego W vau
Zain arma Z zain
Heth barreira H rete
Teth serpente T tete
Iod mão Y iode
Kaph palma K cafe
Lamed latego L lamede
Mem água M mem
Nun peixe N nun
Samech - S sameque
Ain olho - ain
Pe boca - pé






VOCABULÁRIO:

Árdua- difícil, penoso
Acadianos – relativo ou pertencente à Acádia, antiga cidade da Mesopotâmia.
Arameus - povo que viveu em Arã cidade da Mesopotâmia, corresponde uma parte da Síria.
Babilônicos – relativo ou pertencente à Babilônia, antiga cidade da Mesopotâmia.
Cretenses – relativo à ilha de Creta
Difundida – divulgada, espalhada.
Dispersa – espalha, derrama.
Ênfase – realce, destaque.
Imaginação – capacidade de elaborar ou evocar no presente imagens mentais. Capacidade de inventar . criar,conceber.
Látego - chicote de corda, correia, açoite
Manuscrito – escrito à mão
Perplexa – que hesita numa situação, confusa, indeciso, espantado
Tormenta – Agitação, grande perturbação , desordem..

FIM


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui