Usina de Letras
Usina de Letras
173 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62177 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Você tem manias? -- 28/10/2008 - 20:02 (Beatriz Cruz) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
VOCÊ TEM MANIAS?



Quem não tem as suas? Manias, superstições, imitação de gestos do pai ou da mãe...
Algumas começam lá nos tempos de criança, outras vão aparecendo no decorrer da vida.
Dizem que quanto mais velhos ficamos, mais manias acumulamos. Será verdade?

Confesso que nunca parei para pensar nas minhas. Pela primeira vez vou tentar enumerá-las.É que um amigo escreveu uma crónica sobre "esquisitices" - dos famosos, de modo geral e das dele, em particular, e como lhe mandei um comentário, ele perguntou quais eram as minhas...

Percebo que elas - as manias - não são necessariamente as mesmas durante toda a vida. Mudam, conforme a idade e circunstàncias. Durante algum período temos algumas, que vamos deixando de lado, enquanto outras tomam lugar e se intensificam.

Elas podem começar por uma questão de lógica, na arrumação das coisas, por exemplo. Depois se misturam com superstições, e mesmo que não sejam daquelas generalizadas, tornam-se "nossas" crendices.

Vamos lá:

1)Ao tirar os sapatos, não consigo deixar um pé virado ou separado. Os dois têm que ficar juntinhos, com a sola no chão. Se não for assim, penso que dá azar...

2)Não consigo dormir com alguma porta do guarda-roupa aberta. Já cheguei a me levantar da cama para fechá-la.

3)No guarda-roupa, os ganchos dos cabides têm que ficar voltados para dentro. E com o lado dos botões das roupas virado para a esquerda.


4)Ando sempre com relógio e pulseiras nos braços. Ao chegar em casa, porém, a primeira coisa que faço é tirá-los.

5)Eu fumo, e ao terminar o cigarro, não aperto a bituca no cinzeiro, corto a brasa.

6)Não sei usar cinzeiro que esteja com bitucas.

7)Na passagem do ano, sempre uso uma peça de roupa nova e outra velha.

8)Não tomo leite fervido. Se ao esquentá-lo, ele passar do ponto, jogo fora.

9)Ponho a louça no escorredor em ordem crescente: pires, pratos de sobremesa e depois os maiores.

10)No escorredor de talheres, ficam separados: facas, garfos, colheres e colherinhas.

11)Não gosto de dormir sobre uma fronha que não combine com a roupa da cama. Sei que ao apagar a luz e fechar os olhos não verei nada, enfim...

12)Não consigo dormir com o lençol preso dos lados. Nem solto nos pés.

13)Durmo com dois travesseiros.

14)Faço lista de compras. Ponho no bolso. Lá no supermercado, nem olho para ela.

15)Gosto de café-com-leite, mas sem café - só com nescafé.

16)Sempre gostei de estudar escrevendo. Nos tempos de escola, não sabia fazer como minhas colegas: andar de um lado para outro, lendo em voz alta.

17)Se ouvir falar de algo ruim - que não quero pra mim, nem pra ninguém - bato três vezes na madeira.

18)Nunca deixo sobre a mesa a tampa do pote de margarina, nem a tampinha do vidro de requeijão.

19)Gosto de guardar as coisas sempre nos mesmos lugares. Principalmente minha bolsa e as chaves.

20)Enrolo e guardo fitinhas do embrulho de presentes. Antigamente, eu guardava também o papel, que meses depois ia para o lixo...


Em compensação, não me importo de entrar numa casa por uma porta e sair pela outra. Nunca pus vassouras atrás de portas... Mas já esparramei sal grosso em volta da minha casa.

Não tenho nada contra o número treze. Aliás, ele me dá sorte. Nasci num treze de abril, faz tempo...




Beatriz Cruz

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui